1ª
Leitura (Mal 3,1-4.23-24): Assim fala o Senhor Deus: «Vou enviar o meu
mensageiro, para preparar o caminho diante de Mim. Imediatamente entrará no seu
templo o Senhor a quem buscais, o Anjo da Aliança por quem suspirais. Ele aí
vem – diz o Senhor do Universo –. Mas quem poderá suportar o dia da sua vinda,
quem resistirá quando Ele aparecer? Ele é como o fogo do fundidor e como a
lixívia dos lavandeiros. Sentar-Se-á para fundir e purificar: purificará os
filhos de Levi, como se purifica o ouro e a prata, e eles serão para o Senhor
os que apresentam a oblação segundo a justiça. Então a oblação de Judá e de
Jerusalém será agradável ao Senhor, como nos dias antigos, como nos anos de
outrora. Eu vos enviarei o profeta Elias, antes de chegar o dia grande e
terrível do Senhor. Ele reconduzirá o coração dos pais a seus filhos e o
coração dos filhos a seus pais, para que Eu não venha ferir de maldição a
terra».
Salmo Responsorial: 24
R. Erguei-vos e levantai a cabeça: está perto a vossa redenção.
Mostrai-me, Senhor, os vossos caminhos, ensinai-me as vossas veredas. Guiai-me na vossa verdade e ensinai-me, porque Vós sois Deus, meu Salvador.
O Senhor é bom e reto, ensina o caminho aos pecadores. Orienta os humildes na justiça e dá-lhes a conhecer os seus caminhos.
Os caminhos do Senhor são misericórdia e fidelidade para os que guardam a sua aliança e os seus preceitos. O Senhor trata com familiaridade os que O temem e dá-lhes a conhecer a sua aliança.
Aleluia. Ó Emanuel: Deus
conosco, nosso Rei Legislador, Esperança das nações e dos povos Salvador; Vinde,
enfim, para salvar-nos, ó Senhor e nosso Deus! Aleluia.
Evangelho (Lc 1,57-66): Quando se completou o tempo da gravidez, Isabel deu à luz um filho. Os vizinhos e os parentes ouviram quanta misericórdia o Senhor lhe tinha demonstrado, e alegravam-se com ela. No oitavo dia, foram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. A mãe, porém, disse: «Não. Ele vai se chamar João». Disseram-lhe: «Ninguém entre os teus parentes é chamado com este nome!» Por meio de sinais, então, perguntaram ao pai como ele queria que o menino se chamasse. Zacarias pediu uma tabuinha e escreveu: «João é o seu nome!» E todos ficaram admirados. No mesmo instante, sua boca se abriu, a língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. Todos os vizinhos se encheram de temor, e a notícia se espalhou por toda a região montanhosa da Judéia. Todos os que ouviram a notícia ficavam pensando: «Que vai ser este menino?» De fato, a mão do Senhor estava com ele.
«Que vai ser este menino? De
fato, a mão do Senhor estava com ele»
Rev. D. Miquel MASATS i Roca (Girona,
Espanha)
Hoje, na primeira leitura lemos:
«Isto diz o Senhor: ‘Eis que estou enviando o meu mensageiro para preparar o
caminho à minha frente’» (Mal 3,1). A profecia de Malaquias cumpre-se em João
Batista. É um dos principais personagens da liturgia do Advento, que nos
convida a prepararmo-nos com oração e penitência para a vinda do Senhor. Tal
como reza a oração da coleta da missa de hoje: «Concede aos teus servos, que
reconhecemos a proximidade do Nascimento de teu Filho, experimentar a
misericórdia do Verbo que se dignou encarnar da Virgem Maria e habitar entre
nós».
O nascimento de Precursor
fala-nos da proximidade do Natal. O Senhor está próximo; preparemo-nos!
Questionado pelos sacerdotes vindos de Jerusalém sobre quem era, ele respondeu:
«“Eu sou a voz de quem grita no deserto: ‘Endireitai o caminho para o Senhor!”» (Jo 1,23).
A vida do Precursor ensina-nos as virtudes que necessitamos para receber com proveito a Jesus; fundamentalmente, a humildade de coração. Ele reconhece-se instrumento de Deus para cumprir a sua vocação, a sua missão. Como diz Santo Ambrósio: «Não te glories por te chamarem filho de Deus —reconheçamos a graça sem esquecer a nossa natureza—; não te envaideças se serviste bem, porque apenas cumpriste aquilo que tinhas a fazer. O sol faz o seu trabalho a lua obedece; os anjos cumprem a sua missão. O instrumento escolhido pelo Senhor para os gentios diz: ‘Eu não mereço o nome de apóstolo, pois eu persegui a Igreja de Deus’ (1Cor 15,9)».
Busquemos tão só a glória de Deus. A virtude da humildade nos disporá a preparar-nos devidamente para as festas que se aproximam.
Pensamentos para o Evangelho de hoje
«Isabel sentiu a proximidade de Maria, João a proximidade do Senhor; a mulher ouviu a saudação da mulher, o filho sentiu a presença do Filho, elas proclamam a graça, eles logram que suas madres se aproveitem de este dom» (Santo Ambrósio)
« João anunciará a alguém Maior que ia de vir depois de ele. Tem sido enviado para preparar o caminho a esse misterioso Outro; toda sua missão está orientada a Ele: se anunciava algo realmente grande» (Bento XVI)
«João é “mais do que um profeta” (Lc,26). Nele, o Espírito Santo conclui a tarefa de “falar pelos profetas”. João encerra um ciclo dos profetas inaugurado por Elias. Anuncia a iminência da consolação de Israel, é a “voz” do Consolador que vem (Jo 1,23). Como fará o Espírito de verdade, “ele veio como testemunha, a fim de dar testemunho da luz” (Jo 1,7). Aos olhos de João Espírito realiza, assim, as “pesquisas dos profetas” e o desejo dos anjos» (Catecismo da Igreja Católica, n° 719)
Reflexões de Frei Carlos
Mesters, O.Carm
* Nos capítulos 1 e 2 do
seu evangelho, Lucas descreve o anúncio e o nascimento de dois meninos, João e
Jesus, que vão ocupar um papel importante na realização do projeto de Deus. O
que Deus iniciou no AT começa a ser realizado por meio deles. Por isso, nestes
dois capítulos, Lucas evoca muitos fatos e pessoas do AT e ele chega a imitar o
estilo do AT. É para sugerir que com o nascimento destes dois meninos a
história faz a grande curva e inicia a realização das promessas de Deus por
meio de João e de Jesus e com a colaboração dos pais Isabel e Zacarias e Maria
e José.
* Existe certo paralelismo
entre o anúncio e o nascimento dos dois meninos:
1. O anúncio do nascimento
de João (Lc 1,5-25) e de Jesus (Lc 1,26-38)
2. As duas mães grávidas
se encontram e experimentam a presença de Deus (Lc 1,27-56)
3. O nascimento de João
(Lc 1,57-58) e de Jesus (Lc 2,1-20)
4. A circuncisão na
comunidade de João (Lc 1,59-66) e de Jesus (Lc 2,21-28)
5. O canto de Zacarias (Lc
1,67-79) e o canto de Simeão com a profecia de Ana (Lc 2,29-32)
6. A vida oculta de João (Lc
1,80) e de Jesus (Lc 2,39-52)
* Lucas 1,57-58: Nascimento de João Batista. “Completou-se para Isabel o tempo do parto e ela deu à luz um filho. Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido bom para Isabel, e se alegraram com ela”. Como tantas mulheres do AT, Isabel era estéril: Como Deus teve piedade de Sara (Gn 16,1; 17,17; 18,12), de Raquel (Gn 29,31) e de Ana (1Sam 1,2.6.11) transformando a esterilidade em fecundidade, assim Ele teve piedade de Isabel, e ela concebeu um filho. Grávida, Isabel escondeu-se durante cinco meses. Quando, depois de cinco meses, o povo pôde verificar no corpo dela como Deus tinha sido bom para Isabel, todos se alegraram com ela. Este ambiente comunitário em que todos se envolvem com a vida dos outros, tanto na alegria como na dor, é o ambiente em que João e Jesus nasceram, cresceram e receberam a sua formação. Um ambiente assim marca a personalidade das pessoas pelo resto da sua vida. É este ambiente comunitário que mais nos falta hoje.
* Lucas 1,59: Dar o nome no oitavo. “No oitavo dia, foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias”. O envolvimento da comunidade na vida da família de Zacarias, Isabel e João é tanto que os parentes e vizinhos chegam a interferir até na escolha do nome do menino. Querem dar ao menino o nome do pai: Zacarias!” Zacarias quer dizer: Deus se lembrou. Talvez quisessem expressar a gratidão a Deus por Ele ter se lembrado de Isabel e de Zacarias e por ter-lhes dado um filho na velhice.
* Lucas 1,60-63: O nome dele será João! Mas Isabel intervém e não permite os parentes tomarem a dianteira na questão do nome. Lembrando o anúncio do nome pelo anjo a Zacarias (Lc 1,13), ela diz: "Não! Ele vai se chamar João". Num lugar pequeno como Ain Karem na serra da Judéia, o controle social é muito forte. E quando uma pessoa sai fora dos costumes normais do lugar, ela é criticada. Isabel não seguiu os costumes do lugar e escolheu um nome fora dos padrões normais. Por isso, os parentes e vizinhos reclamam: "Você não tem nenhum parente com esse nome!" Os parentes não cedem com facilidade e fazem sinais ao pai para saber dele como quer que o menino seja chamado. Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: "O nome dele é João." Todos ficaram admirados, pois deviam ter percebido algo do mistério que Deus que envolvia o nascimento do menino.
É esta percepção que o povo teve do mistério de Deus presente nos fatos tão comuns da vida, que Lucas quer comunicar a nós, seus leitores e leitoras. Na sua maneira de descrever os acontecimentos, Lucas não é como o fotógrafo que só registra o que os olhos podem ver. Ele é como quem usa o Raio-X que registra aquilo que os olhos não podem ver. Lucas lê os fatos com o Raio-X da fé que revela o que o olhar comum não percebe.
* Lucas 1,64-66: A notícia do menino se espalha. “No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia se espalhou por toda a região montanhosa da Judéia. E todos os que ouviam a notícia, ficavam pensando: "O que será que esse menino vai ser?" De fato, a mão do Senhor estava com ele”. A maneira de Lucas descrever os fatos evoca as circunstâncias do nascimento de pessoas que no AT tiveram um papel importante na realização do projeto de Deus e cuja infância já parecia marcada pelo destino privilegiado que iam ter: Moisés (Ex 2,1-10), Sansão (Jz 13,1-4 e 13,24-25), Samuel (1Sam 1,13-28 e 2,11).
* Quanto mais conhecimento você conseguir acumular do Antigo Testamento, mais evocações vai descobrir nos escritos de Lucas. Os dois primeiros capítulos do seu Evangelho não são histórias no sentido em que nós hoje entendemos a história. Funcionam mais como espelho para ajudar os leitores e leitoras a descobrir que João e Jesus tinham vindo realizar as profecias do Antigo Testamento. Lucas quer mostrar como Deus, através dos dois meninos, veio atender às mais profundas aspirações do coração humano. De um lado, Lucas mostra que o Novo realiza o que o Antigo prefigurava. De outro lado, ele mostra que o novo ultrapassa o antigo e não corresponde em tudo ao que o povo do Antigo Testamento imaginava e esperava. Na atitude de Isabel e Zacarias, de Maria e José, Lucas apresenta um modelo de como se converter e acreditar no Novo que está chegando.
Para um confronto pessoal
1. O que mais me cativou na maneira de Lucas descrever os fatos da vida?
2. Como leio os fatos da minha vida? Como fotografia ou como raio-X?
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