Sta Zita de Lucca, virgem leiga
Salmo
Responsorial: 33
R. O pobre clamou e o Senhor
ouviu a sua voz.
A toda a hora bendirei o Senhor,
o seu louvor estará sempre na minha boca. A minha alma gloria-se no Senhor:
escutem e alegrem-se os humildes.
Enaltecei comigo o Senhor e
exaltemos juntos o seu nome. Procurei o Senhor e Ele atendeu-me, libertou-me de
toda a ansiedade.
Voltai-vos para Ele e ficareis
radiantes, o vosso rosto não se cobrirá de vergonha. Este pobre clamou e o
Senhor o ouviu, salvou-o de todas as angústias.
O Anjo do Senhor protege os que O
temem e defende-os dos perigos. Saboreai e vede como o Senhor é bom: feliz o
homem que n’Ele se refugia.
Aleluia. Deus amou tanto o
mundo que entregou o seu Filho Unigénito; quem acredita n’Ele tem a vida
eterna. Aleluia.
Evangelho
(Jo 3,16-21): Naquele tempo Jesus disse a Nicodemos: De fato, Deus amou
tanto o mundo, que deu o seu Filho único, para que todo o que nele crer não
pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não
para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. Quem crê nele
não será condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no
nome do Filho único de Deus. Ora, o julgamento consiste nisto: a luz veio ao
mundo, mas as pessoas amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras
eram más. Pois todo o que pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz,
para que suas ações não sejam denunciadas. Mas quem pratica a verdade se
aproxima da luz, para que suas ações sejam manifestadas, já que são praticadas
em Deus.
«A luz veio ao mundo»
Fr. Damien LIN Yuanheng (Singapore, Singapura)
A passagem do Evangelho de hoje
identifica a Jesus Cristo como «o caminho, a verdade e a vida» (Jo 14,6). Sem
Jesus só encontramos desolação, falsidade e morte. Só há um caminho, e só um
que leve ao céu, que se chama Jesus Cristo.
Cristo não é uma opinião a mais.
Jesus Cristo é a autêntica Verdade. Negar a verdade é como insistir em fechar
os olhos diante da luz do Sol. Você goste ou não, o Sol sempre estará aí; mas o
infeliz escolheu livremente fechar seus olhos diante do Sol da verdade. De
igual forma, muitos se consomem em suas carreiras com uma tremenda força de
vontade e exigem empregar todo seu potencial, esquecendo que tão somente podem
alcançar a verdade sobre si, caminhando junto a Jesus Cristo.
Por outro lado, segundo Bento
XVI, «cada um encontra seu próprio bem assumindo o projeto que Deus tem sobre
ele, para realizá-lo plenamente: no entanto, encontra em tal projeto sua
verdade e, aceitando esta verdade, se faz livre (cf. Jo 8,32)» (Encíclica
"Caritas in Veritate"). A verdade de cada um é uma chamada a
converter-se no filho ou na filha de Deus na Casa Celestial: «Porque esta é a
vontade de Deus: tua santificação» (1Tes 4,3). Deus quer filhos e filhas
livres, não escravos.
Em realidade, o “eu” perfeito é
um projeto comum entre Deus e eu. Quando buscamos a santidade, começamos a
mostrar a verdade de Deus em nossas vidas. O Papa disse de uma forma muito
bonita: «Cada santo é como um raio de luz que sai da Palavra de Deus»
(Exortação apostólica "Verbum Domini").
«Deus amou tanto o mundo, que
deu o seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a
vida eterna»
Rev. D. Manel VALLS i Serra (Barcelona, Espanha)
Na manhã do dia de Páscoa,
durante a primeira aparição, Tomé não estava. «Depois de oito dias», no entanto
sua rejeição a acreditar, Tomé se une aos outros discípulos. A indicação é
clara: longe da comunidade não se conserva a fé. Longe dos irmãos, a fé não
cresce, não amadurece. Na Eucaristia de cada domingo reconhecemos sua Presença.
Se Tomé mostra a honestidade de sua dúvida é porque o Senhor não lhe concedeu
inicialmente o que sim teve Maria Madalena: não só escutar e ver ao Senhor, mas
sim tocá-lo com suas próprias mãos. Cristo vem ao nosso encontro, sobretudo,
quando nos reencontramos com os irmãos e quando com eles celebramos a
repartição do Pão, ou seja, a Eucaristia. Então nos convida a “tocar o seu
costado”, quer dizer, a penetrar no mistério insondável de sua vida.
O passo da incredulidade à fé tem
suas etapas. Nossa conversão a Jesus Cristo —o passo da escuridão à luz— é um
processo pessoal, mas necessitamos da comunidade. Alguns dias depois da Semana
Santa, todos nós sentimos urgidos a continuar com Jesus em seu caminho à Cruz.
Agora, em pleno tempo pascoal, a Igreja nos convida a entrar com Ele à nova
vida, «Mas quem pratica a verdade se aproxima da luz, para que suas ações sejam
manifestadas, já que são praticadas em Deus» (cf. Jo 3,21).
Nós também devemos sentir hoje
pessoalmente o convite feito por Jesus a Tomé: «Não seja incrédulo, e sim fiel»
(Jo 20,27). porque a vida se vai nisso, já que «Quem crê nele não será
condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no nome do
Filho único de Deus» (Jo 3,18).
Pensamentos para o Evangelho
de hoje
«Ó mensagem plena de felicidade e
beleza! Ele quer fazer de nós seus irmãos, e, ao levar a Sua humanidade ao Pai,
atrai a si todos aqueles que já são da sua raça» (São Gregório de Nissa)
«Se na criação o Pai nos deu a
prova do seu imenso amor dando-nos a vida, na paixão e morte do seu Filho
deu-nos "a prova das provas": veio para sofrer e morrer por nós»
(Francisco)
«O amor de Deus para com Israel é
comparado ao amor dum pai para com o seu filho. Este amor é mais forte que o de
uma mãe para com os seus filhos. Deus ama o seu povo, mais que um esposo a sua
bem-amada (Is 62,4-5); mesmo as piores infidelidades; e chegará ao mais
precioso de todos os dons: «Deus amou de tal maneira o mundo, que lhe entregou o
seu Filho Único” (Jo 3,16)» (Catecismo da Igreja Católica, nº 219)
Reflexões de Frei Carlos Mesters, O.Carm
* João 3,16: Deus amou o
mundo. A palavra mundo é uma das palavras mais frequentes no evangelho de
João: 78 vezes! Ela tem vários significados. Em primeiro lugar mundo pode
significar a terra, o espaço habitado pelos seres humanos (Jo 11,9; 21,25) ou
mesmo o universo criado (Jo 17,5.24). Mundo também pode significar as pessoas
que habitam esta terra, a humanidade toda (Jo 1,9; 3,16; 4,42; 6,14; 8,12).
Pode significar ainda um grande grupo, um grupo numeroso de pessoas, no sentido
quando falamos “todo mundo” (Jo 12,19; 14,27). Aqui no nosso texto a palavra
mundo tem o sentido de humanidade, todo ser humano. Deus ama a humanidade de
tal modo que chegou a entregar seu filho único. Quem aceita que Deus chega até
nós em Jesus, este já passou pela morte e já tem a vida eterna.
* João 3,17-19: O verdadeiro
sentido do julgamento. A imagem de Deus que transparece nestes três
versículos é de um pai cheio de ternura e não de um juiz severo. Deus mandou
seu filho não para julgar e condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo
por ele. Quem crê em Jesus e o aceita como revelação de Deus não é julgado,
pois já é aceito por Deus. E quem não crê em Jesus já está julgado. Ele se
excluiu a si mesmo. E o evangelista repete o que já disse no prólogo: muitas
pessoas não querem aceitar Jesus, porque a sua luz revela a maldade que nelas
existe (cf. Jo 1,5.10-11).
* João 3,20-21: Praticar a
verdade. Existe em todo ser humano uma semente divina, um traço do Criador.
Jesus, como revelação do Pai, é uma resposta a este desejo mais profundo do ser
humano. Quem quer ser fiel ao mais profundo de si mesmo, aceitará Jesus.
Difícil você encontrar uma visão ecumênica mais ampla do que o evangelho de
João expressa nestes versículos.
* Completando o significado da
palavra mundo no Quarto Evangelho. Outras vezes, a palavra mundo significa
aquela parte da humanidade que se opõe a Jesus e à sua mensagem. Aí a palavra
mundo toma o sentido de “adversários” ou “opositores” (Jo 7,4.7; 8,23.26; 9,39;
12,25). Este mundo contrário à prática libertadora de Jesus é chefiado pelo
Adversário ou Satã, também chamado de “príncipe deste mundo” (Jo 14,30; 16,11).
Ele representa o império romano e, ao mesmo tempo, os líderes dos judeus que
estão expulsando os seguidores e as seguidoras de Jesus das sinagogas. Este
mundo persegue e mata as comunidades, trazendo tribulações aos fiéis (Jo
16,33). Jesus as libertará, vencendo o príncipe deste mundo (Jo 12,31). Assim,
mundo significa uma situação de injustiça, de opressão, gerando ódio e
perseguição contra as comunidades do Discípulo Amado. Os perseguidores são
aquelas pessoas que estão no poder, os dirigentes, tanto do império quanto da
sinagoga. Enfim, todos aqueles que praticam a injustiça usando para isto o nome
do próprio Deus (Jo 16,2). A esperança que o evangelho dá para as comunidades
perseguidas é que Jesus é mais forte que o mundo. Por isso ele diz: “No mundo
tereis tribulações. Mas tende coragem: eu venci o mundo!” (Jo 16,33).
Para um confronto pessoal
1) Deus amou o mundo de
tal modo que chegou a entregar seu próprio filho. Será que esta verdade já
chegou a penetrar no mais profundo do meu eu, da minha consciência?
2) A realidade mais ecumênica que existe é a vida que Deus nos deu e pela qual Ele entregou seu próprio filho. Como vivo o ecumenismo no dia a dia da minha vida.
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