Salmo Responsorial: 88
R. Senhor, cantarei
eternamente a vossa bondade.
Cantarei eternamente as misericórdias do Senhor e para
sempre proclamarei a sua fidelidade. Vós dissestes: «A bondade está
estabelecida para sempre», no céu permanece firme a vossa fidelidade.
«Concluí uma aliança com o meu eleito, fiz um juramento a
David, meu servo: ‘Conservarei a tua descendência para sempre, estabelecerei o
teu trono por todas as gerações’».
Ele Me invocará: ‘Vós sois meu pai, meu Deus, meu Salvador’.
Assegurar-lhe-ei para sempre o meu favor, a minha aliança com ele será
irrevogável.
Aleluia. Ó Sol nascente, esplendor da luz eterna e sol de justiça:
vinde iluminar os que vivem nas trevas e na sombra da morte. Aleluia.
Evangelho (Lc 1,67-79): Naquele tempo, Zacarias,
seu pai, cheio do Espírito Santo, profetizou dizendo: «Bendito seja o Senhor,
Deus de Israel, porque visitou e libertou o seu povo. Ele fez surgir para nós
um poderoso salvador na casa de Davi, seu servo, assim como tinha prometido
desde os tempos antigos, pela boca dos seus santos profetas: de salvar-nos dos
nossos inimigos e da mão de quantos nos odeiam. Ele foi misericordioso com
nossos pais: recordou-se de sua santa aliança, e do juramento que fez a nosso
pai Abraão, de nos conceder que, sem medo e livres dos inimigos, nós o
sirvamos, com santidade e justiça, em sua presença, todos os dias de nossa
vida. E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque irás à frente do
Senhor, preparando os seus caminhos, dando a conhecer a seu povo a salvação,
com o perdão dos pecados, graças ao coração misericordioso de nosso Deus, que
envia o sol nascente do alto para nos visitar, para iluminar os que estão nas
trevas, na sombra da morte, e dirigir nossos passos no caminho da paz».
«Que envia o sol nascente do alto para nos visitar, para iluminar os
que estão nas trevas»
Rev. D. Ignasi FABREGAT i Torrents (Terrassa, Barcelona, Espanha)
Já sabemos que Zacarias tinha sido castigado por Deus devido
à sua incredulidade. Porém, agora quando a ação divina se manifesta totalmente
na sua própria carne – pois recupera a fala — exclama aquilo que até então não
podia dizer senão com o coração; e certamente que o dizia: «Bendito seja o Senhor,
Deus de Israel … (Lc 1,68). Quantas vezes vemos as coisas de forma obscura,
negativa, pessimista! Se tivéssemos a visão sobrenatural que Zacarias demonstra
no Canto do Benedictus, viveríamos permanentemente com alegria e esperança.
«O Senhor está próximo; o Senhor já está aqui!» O pai do
Percursor está consciente de que a vinda do Messias é, acima de tudo, luz. Uma
luz que ilumina os que vivem na obscuridade, nas sombras da morte, ou seja, nós
próprios! Oxalá nos demos conta, com plena consciência, de que o Menino Jesus
vem iluminar as nossas vidas, vem guiar-nos, assinalar-nos por onde devemos
andar…! Oxalá nos deixemos guiar pelas suas inspirações, por aquela esperança
que nos transmite!
Jesus é o «Senhor» (cf. Lc 1,68.76), mas também é o
«Salvador» (cf. Lc 1,69). Estas duas confissões (atribuições) que Zacarias faz
a Deus, tão próximas da Noite de Natal, sempre me surpreenderam, porque são
exatamente as mesmas que o Anjo do Senhor atribuirá a Jesus no anúncio aos
pastores e que podemos escutar com emoção logo à noite na Missa da Meia Noite.
É que quem nasce é Deus!
Pensamentos para o
Evangelho de hoje
«Nós somos a tua imagem e Tu és a nossa, graças à união que
realizaste no homem. É através deste imenso amor que suplico humildemente a
Vossa Majestade, com todas as forças da minha alma, que tenhais piedade, com
toda a vossa generosidade, destas vossas miseráveis criaturas» (Santa Catarina
de Sena)
«Misericórdia: é a lei fundamental que habita no coração de
cada pessoa quando observa, com olhos sinceros, o irmão que encontra no caminho
da sua vida. Misericórdia: é a via que une Deus e o homem» (Francisco)
« São João Batista é o precursor imediato do Senhor, enviado
para Lhe preparar o caminho (cf. Mt 3,3); e inaugura o Evangelho» (Catecismo da
Igreja Católica, nº 523)
Reflexões de Frei Carlos Mesters, O.Carm
* Aqui no Cântico
de Zacarias, os membros daquelas primeiras comunidades, quase todos judeus,
cantam a alegria de terem sido visitados pela bondade de Deus que, em Jesus,
veio realizar as promessas. O Cântico tem uma estrutura bonita, bem elaborada.
Parece uma lenta subida que leva os fiéis até o alto da montanha, de onde
observam o caminho percorrido desde Abraão (Lc 1,68-73), experimentam o começo
da realização das promessas (Lc 1,74-75) e de onde olham para frente prevendo o
caminho a ser percorrido pelo menino João até o nascimento de Jesus, o Sol da
justiça, que virá preparar para todos o caminho da Paz (Lc 76-79).
* Zacarias começa
louvando a Deus por Ele ter visitado e redimido o seu povo (Lc 1,68) e ter
realizado uma salvação poderosa na casa de Davi seu servo (Lc 1,69) conforme
havia prometido pelos profetas (Lc 1,70). E ele descreve em que consiste esta
salvação poderosa: na “libertação dos nossos inimigos e de todos que nos têm
ódio” (Lc 1,71). Esta salvação é o resultado, não do esforço nosso, mas sim da
bondade misericordiosa do próprio Deus que se lembrou da sua aliança sagrada e
do juramento que tinha feito a Abraão, nosso pai (Lc 1,72). Deus é fiel. Este é
o fundamento da nossa segurança.
* Em seguida,
Zacarias descreve em que consiste o juramento de Deus a Abraão: é a esperança
de “que, libertos dos inimigos, possamos viver sem medo, em santidade e justiça
na presença de Deus, todos os dias da nossa vida”. Este era o grande desejo do
povo daquele tempo e continua sendo o grande desejo de todos os povos de todos
os tempos: viver em paz, sem medo, servindo a Deus e ao próximo, em santidade e
justiça, todos os dias da nossa vida. Este é o alto da montanha, o ponto de
chegada, que apareceu no horizonte com o nascimento de João (Lc 1,73-75).
* Agora, a
atenção do cântico se dirige para João, o menino que acabou de nascer. Ele será
o profeta do Altíssimo, pois irá à frente do Senhor para preparar-lhe o caminho
e anunciar ao povo o conhecimento da salvação pelo perdão dos pecados (Lc
1,76-77). Aqui temos uma alusão clara à profecia messiânica de Jeremias que
dizia: “Ninguém mais precisará ensinar seu próximo ou seu irmão, dizendo:
"Procure conhecer a Javé". Porque todos, grandes e pequenos, me
conhecerão, oráculo de Javé, pois vou perdoar suas culpas e não me lembrarei
mais de seus pecados” (Jer 31,34). Na Bíblia, “conhecer” é sinônimo de
“experimentar”. É o perdão e a reconciliação que nos fazem experimentar a
presença de Deus.
* Tudo isso será
fruto da ação misericordiosa do coração do nosso Deus e se realizará plenamente
com a vinda de Jesus, o sol que virá do alto para iluminar todos que estão nas
trevas e na sombra da morte e guiar nossos passos no caminho da Paz (Lc
1,78-79).
Para um confronto
pessoal
1. Às vezes é bom
ler o cântico como se fosse pela primeira vez para poder descobrir nele toda a
novidade da Boa Nova de Deus.
2. Você já experimentei alguma vez a bondade de Deus? Você já experimentou alguma vez o perdão de Deus?
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