1ª Leitura (Mal 3,1-4.23-24): Assim fala o Senhor
Deus: «Vou enviar o meu mensageiro, para preparar o caminho diante de Mim.
Imediatamente entrará no seu templo o Senhor a quem buscais, o Anjo da Aliança
por quem suspirais. Ele aí vem – diz o Senhor do Universo –. Mas quem poderá
suportar o dia da sua vinda, quem resistirá quando Ele aparecer? Ele é como o
fogo do fundidor e como a lixívia dos lavandeiros. Sentar-Se-á para fundir e
purificar: purificará os filhos de Levi, como se purifica o ouro e a prata, e
eles serão para o Senhor os que apresentam a oblação segundo a justiça. Então a
oblação de Judá e de Jerusalém será agradável ao Senhor, como nos dias antigos,
como nos anos de outrora. Eu vos enviarei o profeta Elias, antes de chegar o
dia grande e terrível do Senhor. Ele reconduzirá o coração dos pais a seus
filhos e o coração dos filhos a seus pais, para que Eu não venha ferir de
maldição a terra».
Salmo Responsorial: 24
R. Erguei-vos e
levantai a cabeça: está perto a vossa redenção.
Mostrai-me, Senhor, os vossos caminhos, ensinai-me as vossas
veredas. Guiai-me na vossa verdade e ensinai-me, porque Vós sois Deus, meu
Salvador.
O Senhor é bom e reto, ensina o caminho aos pecadores.
Orienta os humildes na justiça e dá-lhes a conhecer os seus caminhos.
Os caminhos do Senhor são misericórdia e fidelidade para os
que guardam a sua aliança e os seus preceitos. O Senhor trata com familiaridade
os que O temem e dá-lhes a conhecer a sua aliança.
Aleluia. Ó Rei das nações e Pedra angular da Igreja, vinde salvar o
homem que formastes do pó da terra. Aleluia.
Evangelho (Lc 1,57-66): Quando se completou o
tempo da gravidez, Isabel deu à luz um filho. Os vizinhos e os parentes ouviram
quanta misericórdia o Senhor lhe tinha demonstrado, e alegravam-se com ela. No
oitavo dia, foram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome de seu pai,
Zacarias. A mãe, porém, disse: «Não. Ele vai se chamar João». Disseram-lhe:
«Ninguém entre os teus parentes é chamado com este nome!» Por meio de sinais,
então, perguntaram ao pai como ele queria que o menino se chamasse. Zacarias
pediu uma tabuinha e escreveu: «João é o seu nome!» E todos ficaram admirados.
No mesmo instante, sua boca se abriu, a língua se soltou, e ele começou a louvar
a Deus. Todos os vizinhos se encheram de temor, e a notícia se espalhou por
toda a região montanhosa da Judéia. Todos os que ouviram a notícia ficavam
pensando: «Que vai ser este menino?» De fato, a mão do Senhor estava com ele.
«Que vai ser este menino? De fato, a mão do Senhor estava com ele»
Rev. D. Miquel MASATS i
Roca (Girona, Espanha)
Hoje, na primeira leitura lemos: «Isto diz o Senhor: ‘Eis
que estou enviando o meu mensageiro para preparar o caminho à minha frente’»
(Mal 3,1). A profecia de Malaquias cumpre-se em João Batista. É um dos
principais personagens da liturgia do Advento, que nos convida a prepararmo-nos
com oração e penitência para a vinda do Senhor. Tal como reza a oração da
coleta da missa de hoje: «Concede aos teus servos, que reconhecemos a
proximidade do Nascimento de teu Filho, experimentar a misericórdia do Verbo
que se dignou encarnar da Virgem Maria e habitar entre nós».
O nascimento de Precursor fala-nos da proximidade do Natal.
O Senhor está próximo! preparemo-nos! Questionado pelos sacerdotes vindos de
Jerusalém sobre quem era, ele respondeu: « “Eu sou a voz de quem grita no
deserto: ‘Endireitai o caminho para o Senhor! ’”» (Jo 1,23).
«Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir minha voz e
abrir a porta, eu entrarei na sua casa e tomaremos a refeição, eu com ele e ele
comigo» (Ap 3,20), lê-se na antífona da comunhão. Devemos fazer exame e
analisar como nos estamos preparando para receber a Jesus no dia de Natal: Deus
quer nascer principalmente nos nossos corações.
A vida do Precursor ensina-nos as virtudes que necessitamos
para receber com proveito a Jesus; fundamentalmente, a humildade de coração.
Ele reconhece-se instrumento de Deus para cumprir a sua vocação, a sua missão.
Como diz Santo Ambrósio: «Não te glories por te chamarem filho de Deus
— reconheçamos a graça sem esquecer a nossa natureza —; não te envaideças se
serviste bem, porque apenas cumpriste aquilo que tinhas a fazer. O sol faz o
seu trabalho a lua obedece; os anjos cumprem a sua missão. O instrumento escolhido
pelo Senhor para os gentios diz: ‘Eu não mereço o nome de apóstolo, pois eu
persegui a Igreja de Deus’ (1Cor 15,9)».
Busquemos tão só a glória de Deus. A virtude da humildade
nos disporá a preparar-nos devidamente para as festas que se aproximam.
Pensamentos para o
Evangelho de hoje
«Isabel sentiu a proximidade de Maria, João a proximidade do
Senhor; a mulher ouviu a saudação da mulher, o filho sentiu a presença do
Filho, elas proclamam a graça, eles logram que suas madres se aproveitem de
este dom» (Santo Ambrósio)
« João anunciará a alguém Maior que ia de vir depois de ele.
Tem sido enviado para preparar o caminho a esse misterioso Outro; toda sua
missão está orientada a Ele: se anunciava algo realmente grande» (Bento XVI)
«João é “mais do que um profeta” (Lc,26). Nele, o Espírito
Santo conclui a tarefa de “falar pelos profetas”. João encerra um ciclo dos
profetas inaugurado por Elias. Anuncia a iminência da consolação de Israel, é a
“voz” do Consolador que vem (Jo 1,23). Como fará o Espírito de verdade, “ele
veio como testemunha, a fim de dar testemunho da luz” (Jo 1,7). Aos olhos de
João Espírito realiza, assim, as “pesquisas dos profetas” e o desejo dos anjos»
(Catecismo da Igreja Católica, n° 719)
Reflexões de Frei Carlos Mesters, O.Carm
* Nos capítulos 1
e 2 do seu evangelho, Lucas descreve o anúncio e o nascimento de dois meninos,
João e Jesus, que vão ocupar um papel importante na realização do projeto de
Deus. O que Deus iniciou no AT começa a ser realizado por meio deles. Por isso,
nestes dois capítulos, Lucas evoca muitos fatos e pessoas do AT e ele chega a
imitar o estilo do AT. É para sugerir que com o nascimento destes dois meninos
a história faz a grande curva e inicia a realização das promessas de Deus por
meio de João e de Jesus e com a colaboração dos pais Isabel e Zacarias e Maria
e José.
* Existe certo
paralelismo entre o anúncio e o nascimento dos dois meninos:
1. O anúncio do nascimento de João (Lc 1,5-25) e de Jesus
(Lc 1,26-38)
2. As duas mães grávidas se encontram e experimentam a
presença de Deus (Lc 1,27-56)
3. O nascimento de João (Lc 1,57-58) e de Jesus (Lc 2,1-20)
4. A circuncisão na comunidade de João (Lc 1,59-66) e de
Jesus (Lc 2,21-28)
5. O canto de Zacarias (Lc 1,67-79) e o canto de Simeão com
a profecia de Ana (Lc 2,29-32)
6. A vida oculta de João (Lc 1,80) e de Jesus (Lc 2,39-52)
* Lucas 1,57-58:
Nascimento de João Batista - “Completou-se para Isabel o tempo do parto e
ela deu à luz um filho. Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor
tinha sido bom para Isabel, e se alegraram com ela”. Como tantas mulheres do
AT, Isabel era estéril: Como Deus teve piedade de Sara (Gn 16,1; 17,17; 18,12),
de Raquel (Gn 29,31) e de Ana (1Sam 1,2.6.11) transformando a esterilidade em
fecundidade, assim Ele teve piedade de Isabel, e ela concebeu um filho.
Grávida, Isabel escondeu-se durante cinco meses. Quando, depois de cinco meses,
o povo pôde verificar no corpo dela como Deus tinha sido bom para Isabel, todos
se alegraram com ela. Este ambiente comunitário em que todos se envolvem com a
vida dos outros, tanto na alegria como na dor, é o ambiente em que João e Jesus
nasceram, cresceram e receberam a sua formação. Um ambiente assim marca a
personalidade das pessoas pelo resto da sua vida. É este ambiente comunitário
que mais nos falta hoje.
* Lucas 1,59: Dar o
nome no oitavo - “No oitavo dia, foram circuncidar o menino, e queriam
dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias”. O envolvimento da comunidade na vida da
família de Zacarias, Isabel e João é tanto que os parentes e vizinhos chegam a
interferir até na escolha do nome do menino. Querem dar ao menino o nome do
pai: Zacarias!” Zacarias quer dizer: Deus se lembrou. Talvez quisessem
expressar a gratidão a Deus por Ele ter se lembrado de Isabel e de Zacarias e
por ter-lhes dado um filho na velhice.
* Lucas 1,60-63: O
nome dele será João! - Mas Isabel intervém e não permite os parentes tomarem
a dianteira na questão do nome. Lembrando o anúncio do nome pelo anjo a
Zacarias (Lc 1,13), ela diz: "Não! Ele vai se chamar João". Num lugar
pequeno como Ain Karem na serra da Judéia, o controle social é muito forte. E
quando uma pessoa sai fora dos costumes normais do lugar, ela é criticada.
Isabel não seguiu os costumes do lugar e escolheu um nome fora dos padrões
normais. Por isso, os parentes e vizinhos reclamam: "Você não tem nenhum
parente com esse nome!" Os parentes não cedem com facilidade e fazem
sinais ao pai para saber dele como quer que o menino seja chamado. Zacarias
pediu uma tabuinha, e escreveu: "O nome dele é João." Todos ficaram
admirados, pois deviam ter percebido algo do mistério que Deus que envolvia o
nascimento do menino. É esta percepção que o povo teve do mistério de Deus
presente nos fatos tão comuns da vida, que Lucas quer comunicar a nós, seus
leitores e leitoras. Na sua maneira de descrever os acontecimentos, Lucas não é
como o fotógrafo que só registra o que os olhos podem ver. Ele é como quem usa
o Raio-X que registra aquilo que os olhos não podem ver. Lucas lê os fatos com
o Raio-X da fé que revela o que o olhar comum não percebe.
* Lucas 1,64-66: A
notícia do menino se espalha - “No mesmo instante, a boca de Zacarias se
abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. Todos os vizinhos
ficaram com medo, e a notícia se espalhou por toda a região montanhosa da
Judéia. E todos os que ouviam a notícia, ficavam pensando: "O que será que
esse menino vai ser?" De fato, a mão do Senhor estava com ele”. A maneira
de Lucas descrever os fatos evoca as circunstâncias do nascimento de pessoas
que no AT tiveram um papel importante na realização do projeto de Deus e cuja
infância já parecia marcada pelo destino privilegiado que iam ter: Moisés (Ex
2,1-10), Sansão (Jz 13,1-4 e 13,24-25), Samuel (1Sam 1,13-28 e 2,11).
* Quanto mais
conhecimento você conseguir acumular do Antigo Testamento, mais evocações vai
descobrir nos escritos de Lucas. Os dois primeiros capítulos do seu Evangelho
não são histórias no sentido em que nós hoje entendemos a história. Funcionam
mais como espelho para ajudar os leitores e leitoras a descobrir que João e
Jesus tinham vindo realizar as profecias do Antigo Testamento. Lucas quer
mostrar como Deus, através dos dois meninos, veio atender às mais profundas
aspirações do coração humano. De um lado, Lucas mostra que o Novo realiza o que
o Antigo prefigurava. De outro lado, ele mostra que o novo ultrapassa o antigo
e não corresponde em tudo ao que o povo do Antigo Testamento imaginava e
esperava. Na atitude de Isabel e Zacarias, de Maria e José, Lucas apresenta um
modelo de como se converter e acreditar no Novo que está chegando.
Para um confronto
pessoal
1. O que mais me
cativou na maneira de Lucas descrever os fatos da vida?
2. Como leio os
fatos da minha vida? Como fotografia ou como raio-X?
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