Salmo Responsorial: 71
R. Nos dias do
Senhor nascerá a justiça e a paz para sempre.
Deus, concedei ao rei o poder de julgar e a vossa justiça ao
filho do rei. Ele governará o vosso povo com justiça e os vossos pobres com
equidade.
Os montes trarão a paz ao povo e as colinas a justiça. Ele
fará justiça aos humildes e salvará os indigentes.
Florescerá a justiça nos seus dias e uma grande paz até ao
fim dos tempos. Ele dominará de um ao outro mar, do grande rio até aos confins
da terra.
O seu nome será eternamente bendito e durará tanto como a
luz do sol; nele serão abençoadas todas as nações, todos os povos o hão de
bendizer.
Aleluia. Ó Sabedoria do Altíssimo, que tudo governais com firmeza e
suavidade: vinde ensinar-nos o caminho da salvação. Aleluia.
Evangelho (Mt 1,1-17): Livro da origem de Jesus
Cristo, filho de Davi, filho de Abraão: Abraão gerou Isaac, Isaac gerou Jacó,
Jacó gerou Judá e seus irmãos, Judá gerou Farés e Zara, de Tamar. Farés gerou
Esrom; Esrom gerou Aram; Aram gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson
gerou Salmon; Salmon gerou Booz, de Raab. Booz gerou Obed, de Rute. Obed gerou
Jessé. Jessé gerou o rei Davi. Davi gerou Salomão, da mulher de Urias. Salomão
gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; Asa gerou Josafá; Josafá
gerou Jorão; Jorão gerou Ozias; Ozias gerou Jotão; Jotão gerou Acaz; Acaz gerou
Ezequias; Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias.
Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia. Depois do
exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel;
Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; Azor gerou
Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou
Matã; Matã gerou Jacó. Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu
Jesus, que é chamado o Cristo. No total, pois, as gerações desde Abraão até
Davi são quatorze; de Davi até o exílio na Babilônia, quatorze; e do exílio na
Babilônia até o Cristo, quatorze.
«Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão»
Rev. D. Vicenç GUINOT i
Gómez (Sant Feliu de Llobregat, Espanha)
São Mateus nos disse que Jesus é verdadeiro Homem. Dito de
outro modo, que Jesus — como todo o homem e como toda a mulher que chega a este
mundo — não parte do zero, mas traz já atrás de si toda uma história. Isto quer
dizer que a Encarnação é a sério, que quando Deus se faz homem, o faz com todas
as consequências. O Filho de Deus, ao vir a este mundo, assume também um
passado familiar.
Rasteando os personagens da lista, podemos ver que Jesus
—pelo que refere a sua genealogia familiar—não apresenta um “processo
imaculado”. Como escreveu o Cardeal Nguyen van Thuan, «neste mundo, se um povo
escrever a sua história oficial, falará da sua grandeza… É um caso único,
admirável e esplêndido encontrar um povo cuja história oficial não esconde os
pecados dos seus antepassados». Aparecem pecados como o homicídio (Davi), a
idolatria (Salomão), ou a prostituição (Rahab). E junto com isso há também
momentos de graça e de fidelidade a Deus, e sobretudo as figuras de José e
Maria, «da qual nasceu Jesus, chamado Cristo» (Mt 1,16).
Definitivamente, a genealogia de Jesus nos ajuda a
contemplar o mistério que estamos quase a celebrar: que Deus se fez Homem,
verdadeiro Homem, que «habitou entre nós» (Jo 1,14).
Pensamentos para o
Evangelho de hoje
«De nada serve reconhecer ao nosso Senhor como filho da
bem-aventurada Virgem Maria e como home verdadeiro e perfeito, se não se lhe
acredita daquela estirpe que no Evangelho se lhe atribui» (Santo Leon Magno)
«José é o padre legal de Jesus. Por ele pertence
“legalmente” à estirpe de Davi. Mas, não obstante, vem de outra parte, de “lá
acima”: só Deus é seu “Pai” em sentido próprio» (Bento XVI)
«José foi chamado por Deus “receber Maria, sua esposa”,
grávida “daquele que nela foi gerado pelo Espírito Santo” (Mt 1,20) a fim de
que Jesus “chamado Cristo” (Mt 1,16), nascesse da esposa de José, na
descendência messiânica de Davi.» (Catecismo da Igreja Católica, n°437)
Reflexões de Frei Carlos Mesters, O.Carm
* Na sociedade
patriarcal dos judeus, as genealogias traziam nomes somente de homens.
Surpreende o fato de Mateus colocar cinco mulheres entre os antepassados de
Jesus: Tamar, Raab, Rute, a mulher de Urias e Maria. Por que Mateus escolhe
precisamente estas quatro mulheres como companheiras de Maria? Nenhuma rainha,
nenhuma matriarca, nenhuma juíza, nenhuma das mulheres lutadoras do êxodo: por
quê? Esta é a pergunta que o evangelho de Mateus deixa na nossa cabeça.
* Na vida das quatro
mulheres companheiras de Maria existe algo anormal. As quatro são
estrangeiras, conceberam seus filhos fora dos padrões normais e não satisfaziam
às exigências das leis da pureza do tempo de Jesus. Tamar, uma Cananéia, viúva,
se vestiu de prostituta para obrigar o patriarca Judá a ser fiel à lei e
dar-lhe um filho (Gn 38,1-30). Raab, uma Cananéia de Jericó, era a prostituta
que ajudou os israelitas a entrar na Terra Prometida (Js 2,1-21). Rute, uma
Moabita, viúva pobre, optou para ficar do lado de Noemi e aderiu ao Povo de
Deus (Rt 1,16-18). Tomou a iniciativa de imitar Tamar e de ir passar a noite na
eira, junto com Booz, forçando-o a observar a lei e dar-lhe um filho. Da
relação entre os dois nasceu Obed, o avô do rei Davi (Rt 3,1-15; 4,13-17).
Betsabea, uma Hitita, mulher de Urias, foi seduzida, violentada e engravidada
pelo rei Davi, que, além disso, mandou matar o marido dela (2Sm 11,1-27). O
modo de agir destas quatro mulheres estava em desacordo com as normas
tradicionais. No entanto, foram estas iniciativas pouco convencionais que deram
continuidade à linhagem de Jesus e trouxeram a salvação de Deus para todo o
povo. Tudo isto nos faz pensar e nos questiona quando damos demasiado valor à
rigidez das normas.
* O cálculo de 3 x 14
gerações (Mt 1,17) tem um significado simbólico. Três é o número da
divindade. Quatorze é o dobro de sete. Sete é o número da perfeição. Por meio
deste simbolismo Mateus exprime a convicção dos primeiros cristãos de que Jesus
apareceu no tempo estabelecido por Deus. Com a sua chegada a história alcançou
o seu pleno cumprimento.
Para um confronto
pessoal
1. Qual a mensagem
que você descobre na genealogia de Jesus? Você encontrou uma resposta para a
pergunta que Mateus deixou na nossa cabeça?
2. As companheiras de Maria, a mãe de Jesus, são bem diferentes do que imaginávamos. Qual a conclusão que você tira disso para a sua devoção a Nossa Senhora?
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