S. Gonçalo de Lagos OSA, presbítero
Salmo Responsorial: 129
R. No Senhor está a
misericórdia e abundante redenção.
Do profundo abismo chamo por Vós, Senhor, Senhor, escutai a
minha voz. Estejam os vossos ouvidos atentos à voz da minha súplica.
Se tiverdes em conta as nossas faltas, Senhor, quem poderá
salvar-se? Mas em Vós está o perdão, para Vos servirmos com reverência.
Eu confio no Senhor, a minha alma espera na sua palavra. A
minha alma espera pelo Senhor mais do que as sentinelas pela aurora.
Aleluia. Eu sou o caminho, a verdade e a vida, diz o Senhor: ninguém
vai ao Pai senão por Mim. Aleluia.
Evangelho (Lc
11,47-54): Naquele tempo, o Senhor disse: «Ai de vós, porque construís os
túmulos dos profetas! No entanto, foram vossos pais que os mataram. Com isso,
sois testemunhas e aprovais as ações de vossos pais, pois eles mataram os
profetas e vós construís os túmulos. É por isso que a sabedoria de Deus
afirmou: Eu lhes enviarei profetas e apóstolos, e a alguns, eles matarão ou
perseguirão; por isso se pedirá conta a esta geração do sangue de todos os
profetas derramado desde a criação do mundo, desde o sangue de Abel até o
sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o Santuário. Sim, eu vos
digo: esta geração terá de prestar conta disso. Ai de vós, doutores da Lei,
porque ficastes com a chave da ciência!: vós mesmos não entrastes, e ainda impedistes
os que queriam entrar». Quando Jesus saiu de lá, os escribas e os fariseus
começaram a importuná-lo e a provocá-lo em muitos pontos, armando ciladas para
apanhá-lo em suas próprias palavras.
«Construís os túmulos dos profetas! No entanto, foram vossos pais que
os mataram»
Rev. D. Pedro-José
YNARAJA i Díaz (El Montanyà, Barcelona, Espanha)
São pessoas de diferente condição social ou religiosa, que
tem recebido a mensagem divina e tem se impregnado dela; impulsionadas pelo
Espírito, o expressam com signos ou palavras compreensíveis para seu tempo. É
uma mensagem transmitida através de discursos, nunca lisonjeiros, ou ações,
quase sempre difíceis de aceitar. Uma característica da profecia é sua
incomodidade. O dom resulta incômodo para aquele que o recebe, o esfolia
internamente e, é molesto para seu entorno, que hoje, graças à Internet ou aos
satélites, pode se estender ao mundo todo.
Os contemporâneos do profeta pretendem o condenar ao
silêncio, o caluniam, o desacreditam, assim até que morre. Chega então o
momento de lhe erigir o sepulcro e, de lhe organizar homenagens, quando já não
incomoda. Não faltam atualmente profetas que gozam de fama universal. A Madre
Teresa, João XXIII, Monsenhor Romero... Lembramo-nos daquilo que nos reclamavam
e nos exigiam? Aplicamos o que nos fizeram ver? A nossa geração se lhe pedirá
contas sob a capa de ozônio que destruiu, da desertificação que nossa dilapidação
de água causou, mas também do ostracismo que temos reduzido aos nossos profetas
Ainda há pessoas que se reservam para elas o direito de
saber em exclusiva, que o compartilham “no melhor dos casos” com os seus, com
aqueles que lhe permitem continuar no colo dos seus sucessos e da fama. Pessoas
que fecham o passo aos que tentam entrar nos âmbitos do conhecimento, não seja
que talvez saibam tanto quanto eles e os ultrapassem: «Ai de vós, doutores da
Lei, porque ficastes com a chave da ciência! vós mesmos não entrastes, e ainda
impedistes os que queriam entrar».
Agora, como nos tempos de Jesus, muitos analisam frases e
estudam textos para desacreditar aos que incomodam com suas palavras: É esse
nosso agir? «Não há nada mais perigoso que julgar as coisas de Deus com os
discursos humanos» (São João Crisóstomo).
Reflexões de Frei Carlos Mesters, O.Carm.
* Lucas 11,47-48: Ai de vocês, que constroem
túmulos para os profetas. “Ai de vocês, porque constroem túmulos para os
profetas; no entanto, foram os pais de vocês que os mataram. Com isso, vocês
são testemunhas e aprovam as obras dos pais de vocês, pois eles mataram os
profetas, e vocês constroem os túmulos”. Mateus diz que se trata de escribas e
fariseus (Mt 23,19). O raciocínio de Jesus é claro. Se os pais mataram os
profetas e os filhos construíram os túmulos, é porque os filhos aprovaram o crime dos pais. Além disso, todo
mundo sabe que profeta morto não incomoda. Deste modo os filhos tornam-se
testemunhas e cúmplices no mesmo crime (cf. Mt 23,29-32).
* Lucas 11,49-51: Pedir contas do sangue derramado
desde a criação do mundo. “É por isso que a sabedoria de Deus disse: 'Eu
lhes enviarei profetas e apóstolos. Eles os matarão e perseguirão, a fim de que
se peçam contas a esta geração do sangue de todos os profetas, derramado desde
a criação do mundo, desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias, que foi
morto entre o altar e o santuário'. Sim, eu digo a vocês: pedirão contas disso
a esta geração”. Comparado com o evangelho de Mateus, Lucas costuma oferecer
uma versão abreviada do texto de Mateus. Mas aqui ele acrescentou a observação:
“derramado desde a criação do mundo, desde o sangue de Abel”. Ele fez a mesma
coisa com a genealogia de Jesus. Mateus, que escrevia para os judeus
convertidos, começa em Abraão (Mt 1,1.2.17), enquanto Lucas vai até Adão (Lc
3,38). Lucas universaliza e inclui os pagãos, pois escreve o seu evangelho para
os pagãos convertidos. A informação sobre o assassinato de Zacarias no Templo é
dada pelo livro das Crônicas: “Então o espírito de Deus se apoderou de
Zacarias, filho do sacerdote Joiada. Ele se dirigiu ao povo e disse:
"Assim fala Deus: Por que é que vocês estão desobedecendo aos mandamentos
de Javé? Vocês vão se arruinar. Vocês abandonaram Javé, e ele também os
abandona!" Então eles se reuniram contra o profeta e, por ordem do rei, o
apedrejaram no pátio do Templo de Javé”.
(2Cr 24,20-21). Jesus conhecia a história do seu povo até nas minúcias.
Ele sabe que vai ser o próximo na lista de Abel até Zacarias. Até hoje a lista
continua aberta. Muita gente é morta pela causa da justiça e da verdade.
* Lucas 11,52: Ai de vocês, especialistas em
leis. “Ai de vocês, especialistas em leis, porque vocês se apoderaram da
chave da ciência. Vocês mesmos não entraram, e impediram os que queriam
entrar". Fecham o Reino como? Eles pensam ter o monopólio da ciência a
respeito de Deus e da lei de Deus e impõem o seu modo de ver aos outros, sem
deixar margem para um pensamento diferente. Apresentam Deus apenas como juiz
severo e em nome de Deus impõem leis e normas que não têm nada a ver com os
mandamentos de Deus, falsificam a imagem do Reino e matam nos outros o desejo
de servir a Deus e ao Reino. Uma comunidade que se organiza ao redor deste
falso deus “não entra no Reino”, nem é expressão do Reino, e impede que seus
membros entrem no Reino. É importante notar a diferença entre Mateus e Lucas.
Mateus fala da entrada no Reino do céu e a frase é redigida na forma verbal do
presente: "Ai de vocês, doutores da Lei e fariseus hipócritas! Vocês
fecham o Reino do Céu para os homens. Nem vocês entram, nem deixam entrar
aqueles que desejam” (Mt 23,13). A expressão entrar no Reino do Céu pode
significar entrar no céu depois da morte, mas é mais provável que se trate da
entrada na comunidade ao redor de Jesus e nas comunidades dos primeiros
cristãos. Lucas fala da chave da ciência e a frase é redigida na forma verbal
do passado. Lucas simplesmente consta que a pretensão dos escribas de possuir a
chave da ciência a respeito de Deus e da lei de Deus impediu a eles de
reconhecer Jesus como Messias e impediu que o povo judeu reconhecesse Jesus
como messias: Vocês se apoderaram da chave da ciência. Vocês mesmos não
entraram, e impediram os que queriam entrar.
* Lucas 11,53-54: Reação contra Jesus. A
reação das autoridades religiosas contra Jesus foi imediata. “Quando Jesus saiu
daí, os doutores da Lei e os fariseus começaram a tratá-lo mal, e a provocá-lo
sobre muitos pontos. Armavam ciladas, para pegá-lo de surpresa em qualquer
coisa que saísse de sua boca”. Considerando-se os únicos intérpretes
verdadeiros da lei de Deus, tentam provocar Jesus em torno da interpretação da Bíblia
para poder pegá-lo de surpresa em qualquer coisa que saísse de sua boca. Assim,
continua e cresce a oposição contra Jesus e cresce o desejo de elimina-lo (Lc
6,11; 11,53-54; 19,48; 20,19-20; 22,2).
Para um confronto
pessoal
1) Muitas pessoas
que queriam entrar foram impedidos de entrar ou deixaram de crer por causa de
atitudes anti-evangélicas de sacerdotes. Você tem experiência neste ponto?
2) Os escribas
começaram a criticar Jesus que pensava e agia diferente deles. Não é difícil
encontrar motivos para criticar quem pensa diferente de nós. Você tem
experiência neste ponto?
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