Salmo Responsorial 31/32
R. Vós sois para mim
proteção e refúgio, eu canto bem alto a vossa salvação.
Feliz o homem que foi perdoado e cuja falta já foi
encoberta! Feliz o homem a quem o Senhor não olha mais como sendo culpado e em
cuja alma não há falsidade!
Eu confessei, afinal, meu pecado e minha falta vos fiz
conhecer. Disse: “Eu irei confessar meu pecado!” E perdoastes, Senhor, minha
falta.
Regozijai-vos, ó justos, em Deus, e no Senhor exultai de
alegria! Corações retos, cantai jubilosos!
Aleluia. Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em
vós nós esperamos! Aleluia.
Evangelho (Lc 12,1-7): Entretanto, milhares de
pessoas se ajuntaram, a ponto de uns pisarem os outros. Jesus começou a falar,
primeiro a seus discípulos: Cuidado com o fermento dos fariseus, que é a
hipocrisia. Não há nada de oculto que não venha a ser revelado, e não há nada
de escondido que não venha a ser conhecido. Portanto, tudo o que tiverdes dito
na escuridão, será ouvido à luz do dia; e o que tiverdes pronunciado ao pé do
ouvido, nos quartos, será proclamado sobre os telhados. A vós, porém, meus
amigos, eu digo: não tenhais medo dos que matam o corpo e depois não podem
fazer mais nada. Vou mostrar-vos a quem deveis temer: temei Aquele que, depois
de fazer morrer, tem o poder de lançar-vos no inferno. Sim, eu vos digo, a este
deveis temer. Não se vendem cinco pardais por duas moedinhas? No entanto,
nenhum deles é esquecido por Deus. Até mesmo os cabelos de vossa cabeça estão
todos contados. Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais.
«Não temais, pois. Mais valor tendes vós do que numerosos pardais»
Pe. Salomon BADATANA Mccj (Wau, Sudão do Sul)
Mas S. Lucas informa-nos que, antes de mais, Jesus começou a
falar aos seus discípulos dizendo: «Guardai-vos do fermento dos fariseus, que é
a hipocrisia» (Lc 12,1). Nosso Senhor quer levar-nos à prática da sinceridade e
transparência, superando a hipocrisia com que procediam os fariseus e os
escribas, pois mostravam uma atitude externa não conforme com o seu caminho
interior de vida: fingiam ser o que não eram.
É contra isto que Jesus nos quer prevenir no Evangelho de
hoje quando diz: «Nada há escondido que não venha a ser conhecido.» (Lc 12,2).
Sim, tudo virá a ser revelado. Por este motivo devemos lutar para ajustar a
nossa vida de acordo com o que professamos e proclamamos. Obviamente, isto não
é fácil. Mas não devemos temer, pois o nosso Deus está atento. Tal como disse
S. João Paulo II, «o amor de Deus não impõe cargas que não possamos levar (…).
Porque para tudo o que nos peça, Ele nos capacitará com a ajuda necessária».
Nada se passa sem que Ele o saiba. Até os nossos cabelos estão contados! Sim,
nós temos valor perante Deus. Não tenhamos medo, pois o seu amor não tem
limites.
Senhor, concede-nos a sabedoria para conduzirmos a nossa
vida de acordo com as exigências da nossa fé, mesmo no meio das dificuldades
deste mundo. Amém.
«Cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia»
P. Raimondo M. SORGIA
Mannai OP (San Domenico de Fiesole, Florença, Itália)
Por isso, Jesus, adverte ter cuidado com esses usurpadores
que, ao predicar com maus exemplos e com o brilho de palavras mentirosas,
tentam semear ao redor uma infecção. Lembro que um jornalista, brilhante por
seu estilo e professor de filosofia, quis afrontar a posição da Igreja sobre a
questão do matrimônio entre homossexuais. E, com passo alegre e uma grande
quantidade de sofismas enormes como elefantes, tentou contrariar as boas razões
que o Magistério expôs em um documento recente. Vemos aqui um fariseu de nossos
dias, que depois de ter-se declarado batizado e crente, afastou-se do
pensamento da Igreja e do espírito de Cristo, pretendendo passar por mestre,
acompanhante e guia dos fiéis.
Passando a outro assunto, o Mestre aconselha distinguir
entre medo e medo: não tenhais medo dos que matam o corpo e depois não podem
fazer mais nada, (Lc 12,4), seriam os perseguidores da ideia cristã, que matam
a dezenas de fiéis em tempos de caçar homens ou de vez em quando a testemunhas
singulares de Jesus Cristo.
Medo absolutamente diverso e motivado é o poder perder o
corpo e a alma e, isso está nas mãos do Juiz divino; não que morra a alma
(seria uma sorte para o pecador), mas sim que goste de uma amargura que se pode
chamar de mortal no sentido de absoluta e interminável. Se escolheres viver bem
aqui, não serás enviado às penas eternas. Aqui não podes escolher não morrer,
em quanto vives escolhe o não morrer eternamente (Santo Agostinho).
Reflexões de Frei Carlos Mesters, O.Carm.
* Lucas 12,1ª:
Milhares buscam Jesus. “Enquanto isso, milhares de pessoas se reuniram, de
modo que uns pisavam nos outros”. Esta frase deixa transparecer a enorme
popularidade de Jesus e o desejo do povo de encontrar-se com ele (cf. Mc 6,31;
Mt 13,2). Deixa transparecer também o abandono em que se encontrava o povo.
“São como ovelhas sem pastor”, dizia Jesus em outra ocasião quando via a
multidão aproximar-se dele para ouvir a sua palavra (Mc 6,34).
* Lucas 12,1b:
Cuidado com a hipocrisia. “Jesus começou a falar, primeiro a seus
discípulos: "Tomem cuidado com o fermento dos fariseus, que é a
hipocrisia”. Marcos já falava do
fermento dos fariseus e dos herodianos e sugeria que se tratava da mentalidade
ou da ideologia dominante da época que esperava um messias glorioso e poderoso
(Mc 8,15; 8,31-33). Aqui no nosso texto, Lucas identifica o fermento dos
fariseus com a hipocrisia. Hipocrisia é uma atitude que inverte os valores.
Esconde a verdade. Mostra uma casca bonita que encobre e disfarça a podridão
dentro da casca. No caso, a hipocrisia era a casca aparente da fidelidade
máxima à palavra de Deus que escondia a contradição da vida deles. Jesus quer o
contrário. Quer a coerência que não deixa no escondido.
* Lucas 12,2-3: O
escondido será revelado. “Não há nada de escondido que não venha a ser
revelado, e não há nada de oculto que não venha a ser conhecido. Pelo
contrário, tudo o que vocês tiverem feito na escuridão, será ouvido à luz do
dia; e o que vocês tiverem pronunciado em segredo, nos quartos, será proclamado
sobre os telhados". É a segunda vez
que Lucas fala deste assunto (cf. Lc 8,17). Em vez da hipocrisia dos fariseus
que esconde a verdade, os discípulos devem ter a sinceridade. Não devem ter
medo da verdade. Jesus os convida a partilhar com os outros os ensinamentos que
dele aprenderam. Os discípulos não podem conservá-los só para si, mas devem
divulgá-los. Um dia, as máscaras vão cair e tudo será revelado às claras,
proclamado sobre os telhados (cf. Mt 10,26-27).
* Lucas 12,4-5: Não
ter medo. “Pois bem, eu digo a vocês, meus amigos: não tenham medo daqueles
que matam o corpo, e depois disso nada mais têm a fazer. Vou mostrar a quem
vocês devem temer: tenham medo daquele que, depois de ter matado, tem poder de
jogá-los no inferno. Eu lhes digo: é a este que vocês devem temer”. Aqui Jesus
se dirige aos seus amigos, os discípulos e discípulas. Eles não devem ter medo
daqueles que matam o corpo, que torturam, machucam e fazem sofrer. Os
torturadores podem até matar o corpo, mas não conseguem matar neles a liberdade
e o espírito. Devem ter medo, isto sim, de que o medo do sofrimento os leve a
esconder ou a negar a verdade e, assim, os faça ofender a Deus. Pois quem se
afasta de Deus se perde para sempre.
* Lucas 12,6-7: Vocês
valem mais que muitos pardais. “Não se vendem cinco pardais por alguns
trocados? No entanto, nenhum deles é esquecido por Deus. Até mesmo os cabelos
da cabeça de vocês estão todos contados. Não tenham medo! Vocês valem mais do
que muitos pardais”. Os discípulos não devem ter medo de nada, pois eles estão
na mão de Deus. Jesus manda olhar os passarinhos. Dois pardais se vendem por
poucos centavos e no entanto nenhum pardal cai no chão sem o consentimento do
Pai. Até os cabelos na cabeça estão contados. Lucas diz que nenhum cabelo cai
sem a licença do Pai (Lc 21,18). E caem tantos cabelos! Por isso, “não tenham
medo. Você valem muito mais que muitos pardais”. É a lição que Jesus tirou da
contemplação da natureza. (cf Mt 10,29-31)
* A contemplação da
natureza. No Sermão da Montanha, a mensagem mais importante, Jesus a tirou
da contemplação da natureza. Eles diz: "Vocês ouviram o que foi dito: 'Ame
o seu próximo, e odeie o seu inimigo!' Eu, porém, lhes digo: amem os seus
inimigos, e rezem por aqueles que perseguem vocês! Assim vocês se tornarão
filhos do Pai que está no céu, porque ele faz o sol nascer sobre maus e bons, e
a chuva cair sobre justos e injustos. Portanto, sejam perfeitos como é perfeito
o Pai de vocês que está no céu." (Mt 5,43-45.48). A observação do ritmo do
sol e da chuva levaram Jesus e esta afirmação revolucionária: “Eu lhes digo
amem os seus inimigos!” O mesmo vale para o convite de olhar os lírios do campo
e as aves do céu (Mt 6,25-30). Esta surpreendente atitude contemplativa diante
da natureza levou Jesus a criticar verdades aparentemente eternas. Seis vezes
em seguida ele teve a coragem de corrigir publicamente a Lei de Deus:
“Antigamente foi dito, mas eu digo...”. A descoberta feita na contemplação
renovada da natureza tornou-se para ele uma luz muito importante para reler a
história com outros olhos e descobrir nela luzes que antes não eram percebidas.
Hoje está em andamento uma nova visão do universo. As descobertas da ciência a
respeito da imensidão do macrocosmo e do microcosmo estão sendo fonte de uma
nova contemplação do universo, Já está começando a crítica de muitas verdades
aparentemente eternas.
Para um confronto
pessoal
1) O escondido
será revelado. Tem em mim algo do qual tenho medo de que seja revelado?
2) A contemplação
dos pardais e das coisas da natureza levaram Jesus a atitudes novas e
surpreendentes que revelavam a bondade gratuita de Deus. Tenho costume de
contemplar a natureza?
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