Beata
Joana Scopelli, Virgem de nossa Ordem
S. Paulina do Coração Agonizante de Jesus, virgem
Salmo Responsorial: 36
R. A salvação dos justos vem do Senhor.
Confia no
Senhor e pratica o bem, possuirás a terra e viverás tranquilo. Põe no Senhor as
tuas delícias e Ele satisfará os anseios do teu coração.
O Senhor
conhece os dias dos bons e a herança deles será eterna. Não serão confundidos
no tempo da adversidade e nos dias da fome serão saciados.
Afasta-te
do mal e pratica o bem e permanecerás para sempre; porque o Senhor ama a
justiça e não desampara os que Lhe são fiéis.
A salvação
dos justos vem do Senhor, Ele é o seu refúgio no tempo da tribulação. O Senhor
os ajuda e defende, porque n’Ele procuraram refúgio.
Aleluia. Quando vier o
Espírito da verdade, Ele vos ensinará toda a verdade e vos recordará tudo o que
Eu vos disse. Aleluia.
Evangelho (Mt
10,16-23): Naquele tempo, disse Jesus a seus
discípulos: «Vede, eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos. Sede,
portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. Cuidado com as
pessoas, pois vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas.
Por minha causa, sereis levados diante de governadores e reis, de modo que
dareis testemunho diante deles e diante dos pagãos. Quando vos entregarem, não
vos preocupeis em como ou o que falar. Naquele momento vos será dado o que
falar, pois não sereis vós que falareis, mas o Espírito do vosso Pai falará em
vós. O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os
filhos se levantarão contra seus pais e os matarão. Sereis odiados por todos,
por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. Quando
vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo, não
acabareis de percorrer as cidades de Israel, antes que venha o Filho do Homem».
«Sereis odiados por
todos, por causa do meu nome»
P. Josep LAPLANA OSB Monge de Montserrat (Montserrat,
Barcelona, Espanha)
A Igreja e
o mundo são duas realidades de ”difícil” convivência. O mundo, que a Igreja há
de converter a Jesus Cristo, não é uma realidade neutra, como se fosse uma cera
virgem que só espera o selo que lhe dará forma. Isto só teria sido assim se não
tivesse havido uma história de pecado entre a criação do homem e a sua
redenção. O mundo, como estrutura afastada de Deus, obedece a outro senhor, que
o Evangelho de São João denomina como o senhor deste mundo, o inimigo da alma,
o que fez com que o cristão fizesse um juramento— no dia de seu batismo— de
desobediência, de dizer não ao inimigo, para pertencer somente ao Senhor e à
Mãe Igreja que ela engendrou em Jesus Cristo.
Mas o
batizado continua vivendo neste mundo e não em outro, não renuncia à cidadania
deste mundo nem lhe nega sua honesta contribuição para mantê-lo e melhorá-lo;
os deveres de cidadania cívica são também deveres dos cristãos; pagar os
impostos é um dever de justiça para o cristão. Jesus disse que nós, seus
seguidores, estamos no mundo, mas não somos do mundo (cf. Jo 17,14-15). Não
pertencemos ao mundo incondicionalmente, inteiramente, só pertencemos a Jesus
Cristo e à sua Igreja, verdadeira pátria espiritual, que está aqui na terra e
que transpassa a barreira do espaço e do tempo para desembarcar-nos na pátria
definitiva que é o céu.
Esta dupla
cidadania inevitavelmente se choca com as forças do pecado e do domínio que
move os mecanismos mundanos. Repassando a história da Igreja, Newman dizia que
«a perseguição é a marca da Igreja e talvez a mais duradoura de todas».
Reflexão
• Mateus 10,16-19: o perigo e a
confiança em Deus.
Jesus introduz esta parte do seu discurso com duas metáforas: ovelhas entre
lobos, ser prudentes como as serpentes e simples como as pombas. A primeira
mostra o contexto difícil e perigoso em que os discípulos são enviados. Por um
lado, demonstra a situação de perigo em que se encontram os discípulos enviados
em missão; por outro lado, a expressão "eu vos envio" expressa
proteção. Também na esperteza das serpentes e a simplicidade das pombas parece
que Jesus relaciona dois comportamentos: a confiança em Deus e a reflexão
atenta e prolongada do modo de se relacionar com os outros.
• Mateus 10,20: ajuda divina. Para que tudo isso seja realizado
na missão-testemunho dos discípulos, é essencial a ajuda que vem de Deus. Ou
seja, não devemos confiar nas próprias seguranças ou recursos, mas nas
situações críticas, perigosas e agressivas de sua vida, os discípulos
encontrarão em Deus ajuda e solidariedade. Aos discípulos também se prometeu o
Espírito do Pai (v. 20) para realizar a sua missão. Ele vai trabalhar neles
para realizar sua missão de evangelização e dar testemunho, o Espírito falará
através deles.
• Mateus 10, 21-22: ameaça-consolo. O tema da ameaça retorna de novo
com o termo "entregará": irmão contra irmão, pai contra filho, filho
contra seus pais. Trata-se de uma verdadeira e grande desordem das relações
sociais, o esmagamento da família. As pessoas unidas pelos mais íntimos laços
familiares - como pais, filhos, irmãos e irmãs - caem na desgraça de odiar-se e
de se eliminar um ao outro. Em que sentido essa divisão da família tem algo a
ver com o testemunho em favor de Jesus? Tal ruptura nas relações familiares
poderia encontrar sua causa na diversidade de atitudes adotadas no seio da
família em relação a Jesus. A expressão "sereis odiados", sugere o
tema da acolhida hostil de seus enviados por parte dos contemporâneos. A dureza
das palavras de Jesus são comparáveis a outro texto do NT:
"Bem-aventurados sois se são insultados pelo nome de Cristo, porque o Espírito
de glória, que é o Espírito de Deus repousa sobre vós. Que nenhum de vós padeça
como homicida, ladrão, malfeitor ou delator. Mas, se alguém sofre como cristão,
não se envergonhe, mas sim dê glória a Deus por este nome." Ao anúncio da
ameaça segue a promessa de consolação (v. 23). O maior consolo dos discípulos
será "ser salvos", para viver a esperança do salvador, ou seja,
participar na sua vitória.
Para um confronto pessoal
1. Estas disposições de Jesus nos ensinam hoje como
entender a missão do cristão?
2. Você sabe confiar na ajuda de Deus quando você sofre
conflitos, perseguições.
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