Desde o final do Sec. XVI, os carmelitas introduziram na Colônia a devoção dos Passos, em que se representava o drama da Paixão através de 7 Estações. Essa devoção passou a ser representada inicialmente através de uma Procissão que se realizava na SEXTA-FEIRA anterior à Semana Santa, designada também como SEXTA FEIRA do TRIUNFO.
ORAÇÃO INICIAL
Senhor Jesus, queremos nesta via-sacra seguir teus passos no caminho para o Calvário. Ajuda-nos a meditar estes passos com muita fé e devoção. Queremos aprender de ti a fidelidade a Deus, mesmo diante das dificuldades que nos cercam ao longo da vida
Nós te
adoramos Senhor Jesus Cristo e te bendizemos!
Porque pela tua Santa cruz remiste o mundo.
Senhor Jesus, no Horto das Oliveiras, triste até a morte, profundamente angustiado, oprimido da agonia, coberto de suor de sangue. Tem piedade de nós
Do Evangelho se São Marcos- (Mc 14, 32-42): Então foram para um lugar chamado Getsêmani, e Jesus disse aos seus discípulos: "Sentem-se aqui enquanto vou orar". Levou consigo Pedro, Tiago e João, e começou a ficar aflito e angustiado. E lhes disse: "A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem". Indo um pouco mais adiante, prostrou-se e orava para que, se possível, fosse afastada dele aquela hora. E dizia: "Aba, Pai, tudo te é possível. Afasta de mim este cálice; contudo, não seja o que eu quero, mas sim o que tu queres". Então, voltou aos seus discípulos e os encontrou dormindo. "Simão", disse ele a Pedro, "você está dormindo? Não pôde vigiar nem por uma hora? Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca." Mais uma vez ele se afastou e orou, repetindo as mesmas palavras. Quando voltou, de novo os encontrou dormindo, porque seus olhos estavam pesados. Eles não sabiam o que lhe dizer. Voltando pela terceira vez, ele lhes disse: "Vocês ainda dormem e descansam? Basta! Chegou a hora! Eis que o Filho do homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores. Levantem-se e vamos! Aí vem aquele que me trai! "
Oração
Senhor Jesus! Na tua agonia experimentaste o mais intenso sofrimento e, diante da provação acolheste sem reservas a vontade do Pai. Concede a nós teus servos a graça de aceitar tudo, de suportar tudo, de confiar tudo, fazendo de nossa vida um ato contínuo de acolhida da vontade do Pai. Amém!
Nós te adoramos ...
Senhor Jesus, pelo beijo traidor, entregue às mãos dos inimigos, maltratado, atado e preso com cordas abandonado pelos discípulos. Tem piedade de nós
Evangelho de São Marcos – (Mc 14,43–46.53): Enquanto ele ainda falava, apareceu Judas, um dos Doze. Com ele estava uma multidão armada de espadas e varas, enviada pelos chefes dos sacerdotes, mestres da lei e líderes religiosos. O traidor havia combinado um sinal com eles: "Aquele a quem eu saudar com um beijo, é ele: prendam-no e levem-no em segurança". Dirigindo-se imediatamente a Jesus, Judas disse: "Mestre!", e o beijou. Os homens agarraram Jesus e o prenderam. Então, um dos que estavam por perto puxou a espada e feriu o servo do sumo sacerdote, decepando-lhe a orelha. Disse Jesus: "Estou eu chefiando alguma rebelião, para que vocês venham me prender com espadas e varas? Todos os dias eu estive com vocês, ensinando no templo, e vocês não me prenderam. Mas as Escrituras precisam ser cumpridas". Então todos o abandonaram e fugiram.
Oração
Senhor Jesus! Tu viestes não para condenar, mas para salvar, não para aprisionar, mas para libertar. Infunde em nós a tua serenidade, a fim de que possamos enfrentar as grandes lutas de nossa vida, sem ódio e sem violência. Amém!
Nós te adoramos ...
Senhor Jesus, despido, preso a uma coluna e açoitado cruelmente. Tem piedade de nós.
Evangelho de São João – (Jo 18,28 – 19,1): "Da casa de Caifás conduziram Jesus ao pretório. Era de manhã cedo. Mas os judeus não entraram no pretório, para não se contaminarem e poderem comer a Páscoa. Saiu, por isso, Pilatos para ter com eles, e perguntou: “Que acusação trazeis contra este homem?”. Responderam-lhe: “Se este não fosse malfeitor, não o teríamos entregue a ti”. Disse, então, Pilatos: “Tomai-o e julgai-o vós mesmos segundo a vossa Lei”. Responderam-lhe os judeus: “Não nos é permitido matar ninguém”. Assim se cumpria a palavra com a qual Jesus indicou de que gênero de morte havia de morrer (Mt 20,19). Pilatos entrou no pretório, chamou Jesus e perguntou-lhe: “És tu o rei dos judeus?” Jesus respondeu: “Dizes isso por ti mesmo, ou foram outros que to disseram de mim?” Disse Pilatos: “Acaso sou eu judeu? A tua nação e os sumos sacerdotes entregaram-te a mim. Que fizeste?”. Respondeu Jesus: “O meu Reino não é deste mundo. Se o meu Reino fosse deste mundo, os meus súditos certamente teriam pelejado para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu Reino não é deste mundo”. Perguntou-lhe então Pilatos: “És, portanto, rei?” Respondeu Jesus: “Sim, eu sou rei. É para dar testemunho da verdade que nasci e vim ao mundo. Todo o que é da verdade ouve a minha voz”. Disse-lhe Pilatos: “Que é a verdade?...”. Falando isso, saiu de novo, foi ter com os judeus e disse-lhes: “Não acho nele crime algum. Mas é costume entre vós que pela Páscoa vos solte um preso. Quereis, pois, que vos solte o rei dos judeus?”. Então todos gritaram novamente e disseram: “Não! A este não! Mas a Barrabás!”. (Barrabás era um salteador.). Então Pilatos mandou açoitar Jesus.
Oração
Senhor Jesus! Inspira em cada um de nós a consciência de nossa fragilidade. Faz-nos dignos do carinho e da confiança que depositaste em nós quando decidimos trilhar o caminho do Evangelho. Amém!
Nós te adoramos ...
Senhor Jesus, coroado de penetrantes espinhos, ferido na sagrada cabeça com uma cana; vestido por escárnio, de um manto de púrpura, saciado de opróbrios. Tem piedade de nós
Evangelho de São João - (Jo 19, 2–3): Os soldados teceram uma coroa de espinhos e a puseram na cabeça dele. Vestiram-no com uma capa de púrpura, e, chegando-se a ele, diziam: "Salve, rei dos judeus!" E batiam-lhe no rosto.
Oração
Senhor Jesus! Zombado por todos como caricatura de rei; no entanto, quando retoma suas próprias vestes se revela como verdadeiro rei, aquele que entrega sua vida para salvar seu povo. Que Tu sejas para nós: caminho, verdade e vida para nos tornar imensamente felizes. Amém!
Nos te adoramos ...
Senhor Jesus, mais odiado que um ladrão e um assassino, rejeitado pelos judeus e condenado por Pilatos à morte de Cruz. Tem piedade de nós
Evangelho de São João - (Jo 19,4-7): Mais uma vez, Pilatos saiu e disse aos judeus: "Vejam, eu o estou trazendo a vocês, para que saibam que não acho nele motivo algum de acusação". Quando Jesus veio para fora, usando a coroa de espinhos e a capa de púrpura, disse-lhes Pilatos: "Eis o homem!" Ao vê-lo, os chefes dos sacerdotes e os guardas gritaram: "Crucifica-o! Crucifica-o! Mas Pilatos respondeu: "Levem-no vocês e crucifiquem-no. Quanto a mim, não encontro base para acusá-lo". Os judeus insistiram: "Temos uma lei e, de acordo com essa lei, ele deve morrer, porque se declarou Filho de Deus".
Oração
Senhor Jesus! Que Tu sejas para nós a força que nos sustenta na tentação, a mão que nos reergue no momento da queda e o bálsamo que alivia nossas chagas, a fim de que perseveremos até o fim. Amém!
Nós te adoramos ...
Senhor Jesus, carregado com a pesada Cruz, caído por terra, levado ao Calvário, como o cordeiro ao matadouro. Tem piedade de nós
Evangelho de São João - (Jo 19,16–18) Então, Pilatos, entregou Jesus, para que fosse crucificado. E tomaram a Jesus e o levaram. E, levando ele às costas a sua cruz, saiu para o lugar chamado Calvário, que em hebraico se chama Gólgota, onde o crucificaram, e, com ele, outros dois, um de cada lado, e Jesus no meio.
Oração
Senhor Jesus! Nós te contemplamos carregando a cruz e Te reconhecemos como nosso Deus. Aceitando a cruz, Jesus nosso Salvador aponta para a vida nova, para um mundo mais humano e para a libertação dos males que oprimem homens e mulheres. Amém!
Nós te adoramos ...
Senhor Jesus, escarnecido, atormentado e oprimido de dores inefáveis, consumido de sede, e morto na Cruz. Tem piedade de nós
Evangelho de São João - (Jo 19,28–30): Depois, sabendo Jesus que já todas as coisas estavam terminadas, para que a Escritura se cumprisse, disse: Tenho sede. Estava, pois, ali um vaso cheio de vinagre. E encheram de vinagre uma esponja e, pondo-a num hissopo, lha chegaram à boca. E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.
Oração
Senhor Jesus! Tu não Te apegaste a tua condição divina, mas como homem te esvaziaste por inteiro, assumindo a condição de servo, humilhando-te até a morte e morte de cruz. Ensina-nos a dizer diante de cada angustia de nossa vida: “Pai, nas tuas mãos entrego meu espírito”.
CONCLUSÃO
Senhor Jesus, terminamos o percurso da via-sacra, no qual meditamos e rezamos sobre os principais acontecimentos de tua Paixão. Sobre tua cruz resplandece a luz da esperança. Que ela se torne para nós sinal de vitória. Ajuda-nos a abraçá-la com amor para que possamos vislumbrar o brilho da tua ressurreição. Tu que vives e reinas para sempre.
Celebrando
os últimos 7 Passos de Jesus rumo à Ressurreição sentimos quanto e fraco é
ainda nosso amor, apesar de entendermos um pouco melhor o sofrimento dos
outros. Acreditamos que não há morte sem Ressurreição; essa é a razão de nossa
fé!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO