Salmo Responsorial: 71
R. Nos dias do Senhor nascerá a
justiça e a paz para sempre.
Deus,
concedei ao rei o poder de julgar e a vossa justiça ao filho do rei. Ele
governará o vosso povo com justiça e os vossos pobres com equidade.
Os montes
trarão a paz ao povo e as colinas a justiça. Ele fará justiça aos humildes e
salvará os indigentes.
Florescerá
a justiça nos seus dias e uma grande paz até ao fim dos tempos. Ele dominará de
um ao outro mar, do grande rio até aos confins da terra.
O seu nome
será eternamente bendito e durará tanto como a luz do sol; nele serão
abençoadas todas as nações, todos os povos o hão de bendizer.
Aleluia. Ó Sabedoria
do Altíssimo, que tudo governais com firmeza e suavidade: vinde ensinar-nos o
caminho da salvação. Aleluia.
Evangelho (Mt 1,1-17):
Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho
de Abraão: Abraão gerou Isaac, Isaac gerou Jacó, Jacó gerou Judá e seus irmãos,
Judá gerou Farés e Zara, de Tamar. Farés gerou Esrom; Esrom gerou Aram; Aram
gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson gerou Salmon; Salmon gerou
Booz, de Raab. Booz gerou Obed, de Rute. Obed gerou Jessé. Jessé gerou o rei
Davi. Davi gerou Salomão, da mulher de Urias. Salomão gerou Roboão; Roboão
gerou Abias; Abias gerou Asa; Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão; Jorão gerou
Ozias; Ozias gerou Jotão; Jotão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; Ezequias gerou
Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias. Josias gerou Jeconias e seus
irmãos, no tempo do exílio na Babilônia. Depois do exílio na Babilônia,
Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; Zorobabel gerou Abiud; Abiud
gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim
gerou Eliud; Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó. Jacó
gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. No
total, pois, as gerações desde Abraão até Davi são quatorze; de Davi até o
exílio na Babilônia, quatorze; e do exílio na Babilônia até o Cristo, quatorze.
«Livro da origem de
Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão»
Rev. D. Vicenç GUINOT i Gómez (Sant Feliu de Llobregat,
Espanha)
São Mateus
nos disse que Jesus é verdadeiro Homem. Dito de outro modo, que Jesus —como
todo o homem e como toda a mulher que chega a este mundo — não parte do zero,
mas traz já atrás de si toda uma história. Isto quer dizer que a Encarnação é a
sério, que quando Deus se faz homem, o faz com todas as consequências. O Filho
de Deus, ao vir a este mundo, assume também um passado familiar.
Rasteando
os personagens da lista, podemos ver que Jesus — pelo que refere a sua
genealogia familiar— não apresenta um “processo imaculado”. Como escreveu o
Cardeal Nguyen van Thuan, «neste mundo, se um povo escrever a sua história
oficial, falará da sua grandeza… É um caso único, admirável e esplêndido
encontrar um povo cuja história oficial não esconde os pecados dos seus
antepassados». Aparecem pecados como o homicídio (Davi), a idolatria (Salomão),
ou a prostituição (Rahab). E junto com isso há também momentos de graça e de
fidelidade a Deus, e sobretudo as figuras de José e Maria, «da qual nasceu
Jesus, chamado Cristo» (Mt 1,16).
Definitivamente,
a genealogia de Jesus nos ajuda a contemplar o mistério que estamos quase a
celebrar: que Deus se fez Homem, verdadeiro Homem, que «habitou entre nós» (Jo
1,14).
Reflexões de Frei
Carlos Mesters, O.Carm
* Na sociedade patriarcal dos
judeus, as genealogias traziam nomes somente de homens. Surpreende o fato de Mateus colocar
cinco mulheres entre os antepassados de Jesus: Tamar, Raab, Rute, a mulher de
Urias e Maria. Por que Mateus escolhe precisamente estas quatro mulheres como
companheiras de Maria? Nenhuma rainha, nenhuma matriarca, nenhuma juíza,
nenhuma das mulheres lutadoras do êxodo: por quê? Esta é a pergunta que o
evangelho de Mateus deixa na nossa cabeça.
* Na vida das quatro mulheres
companheiras de Maria existe algo anormal. As quatro são estrangeiras, conceberam seus filhos
fora dos padrões normais e não satisfaziam às exigências das leis da pureza do
tempo de Jesus. Tamar, uma Cananéia, viúva, se vestiu de prostituta para
obrigar o patriarca Judá a ser fiel à lei e dar-lhe um filho (Gn 38,1-30).
Raab, uma Cananéia de Jericó, era a prostituta que ajudou os israelitas a
entrar na Terra Prometida (Js 2,1-21). Rute, uma Moabita, viúva pobre, optou
para ficar do lado de Noemi e aderiu ao Povo de Deus (Rt 1,16-18). Tomou a
iniciativa de imitar Tamar e de ir passar a noite na eira, junto com Booz,
forçando-o a observar a lei e dar-lhe um filho. Da relação entre os dois nasceu
Obed, o avô do rei Davi (Rt 3,1-15; 4,13-17). Betsabea, uma Hitita, mulher de
Urias, foi seduzida, violentada e engravidada pelo rei Davi, que, além disso,
mandou matar o marido dela (2Sm 11,1-27). O modo de agir destas quatro mulheres
estava em desacordo com as normas tradicionais. No entanto, foram estas
iniciativas pouco convencionais que deram continuidade à linhagem de Jesus e
trouxeram a salvação de Deus para todo o povo. Tudo isto nos faz pensar e nos
questiona quando damos demasiado valor à rigidez das normas.
* O cálculo de 3 x 14 gerações (Mt
1,17) tem um significado simbólico.
Três é o número da divindade. Quatorze é o dobro de sete. Sete é o número da
perfeição. Por meio deste simbolismo Mateus exprime a convicção dos primeiros
cristãos de que Jesus apareceu no tempo estabelecido por Deus. Com a sua
chegada a história alcançou o seu pleno cumprimento.
Para um confronto pessoal
1. Qual a mensagem que você descobre na genealogia de
Jesus? Você encontrou uma resposta para a pergunta que Mateus deixou na nossa
cabeça?
2. As companheiras de Maria, a mãe de Jesus, são bem diferentes do que imaginávamos. Qual a conclusão que você tira disso para a sua devoção a Nossa Senhora?
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