Páginas

quarta-feira, 4 de novembro de 2020

6 de novembro

 

São Nuno de Santa Maria (Álvares Pereira)

Religioso de nossa Ordem

 Nuno Álvares Pereira, fundador da Casa de Bragança, nasceu em Santarém (Portugal) a 24 de junho de 1360. Como Condestável do reino de Portugal, foi militar invencível; mas, vencendo-se a si mesmo, pediu a admissão, como irmão leigo, na Ordem do Carmelo. Tinha uma admirável piedade e confiança para com a Santíssima Virgem Maria. Sentia grande satisfação em pedir esmolas pelas portas, desempenhar os ofícios mais humildes na casa de Deus, e mostrou sempre grande compaixão e liberalidade para com os pobres. Morreu no domingo da Ressurreição do ano 1431 (1º de abril).

LAUDES

Hino

Jubilosos bendizemos

a bondade do Senhor ,

que aos humildes e pequenos

revela o seu amor.

 

A palavra de Jesus

por Nuno foi entendida:

troca a Espada pela Cruz,

entrega vida por Vida.

 

Seja a fé e a caridade

o nosso escudo e couraça;

firmes na fidelidade,

vivamos segundo a graça.

 

Ó Jesus, nós te pedimos:

"Recorda na tua glória

os que com fé te seguimos.

Concede-nos a vitória!"

Comum dos Santos Homens (Religiosos).

Cântico evangélico

Ant. Cantai hinos de alegria e exultai, porque o Senhor visitou e redimiu o seu povo.

Preces

Glorifiquemos, irmãos, nosso Deus e Senhor, pedindo-lhe que nos ensine a servi-lo em santidade e em justiça diante dele todos os dias da nossa vida; e aclamemos a Cristo, dizendo:

R. Senhor, só vós sois Santo!

Senhor Jesus, que vos fizestes igual a nós em tudo, menos no pecado, revesti-nos com a couraça da justiça, para que vos sirvamos de todo coração. R.

Senhor Jesus, por vosso amor tudo deixamos para vos seguir, fazei que somente de vós esperemos a salvação. R.

Senhor Jesus, que viestes ao mundo para servir e não para ser servido, ensinai-nos a vos servir humildemente nos nossos irmãos. R.

Senhor Jesus, que pela vossa Morte e Ressurreição vencestes a morte, o demônio e o pecado, libertai-nos de tudo aquilo que nos impede de ressuscitarmos convosco cada dia. R.

Senhor Jesus, que tantas vezes à noite, vos retiráveis da multidão, para a sós conversardes com o Pai ensinai-nos a meditar, dia e noite, na Lei do Senhor. R.

Senhor Jesus, esplendor da Glória do Pai fazei os homens e as mulheres experimentar as alegrias dos que em vós confiam. R.

(intenções livres)

Pai Nosso ...

Oração

Senhor nosso Deus, que destes a São Nuno de Santa Maria a graça de combater o bom combate e o tornastes exímio vencedor de si mesmo, concedei aos vossos servos que, dominando como ele as seduções do mundo, com ele vivam para sempre na pátria celeste. Por Nosso Senhor.

VÉSPERAS

Hino

Unidos em oração,

comungamos na alegria

de evocar o nosso irmão,

Nuno de Santa Maria.

 

"Servir a Deus", eis o lema,

que escolheu e praticou:

até à renúncia extrema

de tudo se despojou.

 

Não podia o mundo encher

coração tão dilatado:

carmelita há de morrer,

humilde e apagado.

 

Goza já da liberdade

própria dos filhos da luz:

reveste-o a caridade,

sua glória é a Cruz.

 

A vós, Deus Trino e Uno,

bendizemos e adoramos;

celebrando  hoje São Nuno,

vossa glória proclamamos.

Comum dos Santos Homens (Religiosos).

Cântico evangélico

Ant. Repartiu com largueza pelos pobres e a sua generosidade permanece para sempre. O seu poder será exaltado na glória.

Preces

Peçamos a Deus Pai, fonte de toda a santidade, que, pela intercessão de São Nuno de Santa Maria, nos conduza a uma vida mais perfeita; e digamos:

R. Fazei-nos santos, porque vós sois santo.

Pai Santo, que despertastes em São Nuno um grande amor à perfeição, fazei-nos fiéis seguidores de Jesus Cristo no caminho da santidade. R.

Pai Santo, que em homens ilustres manifestastes a vossa grandeza e zelo pelo vosso povo, infundi em nós a virtude da fortaleza na defesa dos verdadeiros valores e na luta contra o mal. R.

Pai Santo, que nunca abandonais aqueles que a tudo renunciaram pelo Reino, orientai os nossos projetos unicamente para vós e para os irmãos. R.

Pai Santo, que dentre todas as criaturas privilegiastes o homem e a mulher, despertai em nós aquela dedicação que São Nuno tinha para com os mais pobres e infelizes. R.

Pai Santo, que em São Nuno despertastes uma devoção filial à Virgem, Santa Maria, fazei de nós, carmelitas, verdadeiros imitadores da Virgem, Mãe e Formosura do Carmelo. R.

(intenções livres)

Pai Santo, que dais o justo prêmio aos que por vós com- bateram, acolhei na Pátria Celeste os nossos confrades, familiares amigos e benfeitores falecidos. R.

Pai Nosso ...

Oração

Senhor nosso Deus, que destes a São Nuno de Santa Maria a graça de combater o bom combate e o tornastes exímio vencedor de si mesmo, concedei aos vossos servos que, dominando como ele as seduções do mundo, com ele vivam para sempre na pátria celeste. Por Nosso Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO