1ª Leitura (At
12,24—13,5): Naqueles dias, a palavra de Deus
crescia e multiplicava-se. Depois de Barnabé e Saulo cumprirem a sua missão,
voltaram de Jerusalém, trazendo consigo João, que tinha o sobrenome de Marcos.
Na Igreja de Antioquia havia profetas e doutores: Barnabé, Simeão, chamado o
Negro, Lúcio de Cirene, Manaen, irmão colaço do tetrarca Herodes e Saulo.
Estando eles a celebrar o culto do Senhor e a jejuar, disse-lhes o Espírito
Santo: «Separai Barnabé e Saulo para o trabalho a que os chamei». Então, depois
de terem jejuado e orado, impuseram-lhes as mãos e deixaram- nos partir.
Enviados pelo Espírito Santo, Barnabé e Saulo desceram a Selêucia e de lá
navegaram para Chipre. Tendo chegado a Salamina, começaram a anunciar a palavra
de Deus nas sinagogas dos judeus.
Salmo Responsorial: 66
R. Louvado sejais, Senhor, pelos
povos de toda a terra.
Deus Se
compadeça de nós e nos dê a sua bênção, resplandeça sobre nós a luz do seu
rosto. Na terra se conhecerão os vossos caminhos e entre os povos a vossa
salvação.
Alegrem-se
e exultem as nações, porque julgais os povos com justiça e governais as nações
sobre a terra.
Os povos
Vos louvem, ó Deus, todos os povos Vos louvem. Deus nos dê a sua bênção e
chegue o seu louvor aos confins da terra.
Aleluia. Eu sou a luz
do mundo, diz o Senhor; quem Me segue terá a luz da vida. Aleluia.
Evangelho (Jo
12,44-50): Jesus exclamou: «Quem crê em mim,
não é em mim que crê, mas naquele que me enviou. Quem me vê, vê aquele que me
enviou. Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não
permaneça nas trevas. Se alguém ouve as minhas palavras e não as observa, não
sou eu que o julgo, porque vim não para julgar o mundo, mas para salvá-lo. Quem
me rejeita e não acolhe as minhas palavras já tem quem o julgue: a palavra que
eu falei o julgará no último dia. Porque eu não falei por conta própria, mas o
Pai que me enviou, ele é quem me ordenou o que devo dizer e falar. E eu sei: o
que ele ordena é vida eterna. Portanto, o que eu falo, eu o falo de acordo com
o que o Pai me disse».
«Quem crê em mim, não
é em mim que crê, mas naquele que me enviou»
P. Julio César RAMOS González SDB (Mendoza, Argentina)
Hoje, Jesus
grita; grita como alguém que precisa que suas palavras sejam ouvidas por todos.
Seu grito sintetiza sua missão salvadora, pois tem vindo «não para julgar o
mundo, mas para salvá-lo» (Jo 12,47), não por si mesmo, mas em nome do «Pai que
me enviou, ele é quem me ordenou o que devo dizer e falar» (Jo 12,49).
Ainda não
faz um mês que celebramos o Tríduo Pascal: o Pai estava tão presente na hora
extrema, na hora da Cruz! Como escreveu João Paulo II, «Jesus, aflito pela
previsão da prova que o esperava, ante Deus, o invoca com sua habitual e
carinhosa expressão de confiança: ‘Abba, Pai’». Nas horas seguintes, se faz
evidente o diálogo estreito do Filho com o Pai: «Pai, perdoa-lhes; porque não
sabem o que fazem» (Lc 23,34); «Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito» (Lc
23, 46).
A
importância da obra do Pai, e do seu enviado, merece a resposta de quem o
escuta. Essa resposta é o crer, ou seja, a fé (cf. Jo 12,44); fé que nos dá —
por Jesus mesmo — a luz para não continuar na escuridão. Ao contrário, quem
rejeita esses dons e manifestações e não acolhe essas palavras «já tem quem o
julgue: a Palavra» (Jo 12,48).
Aceitar
Jesus, então, é crer, ver, ouvir ao Pai, significa não estar na escuridão,
obedecer o mandato da vida eterna. Bem vinda seja a repreensão de São João da
Cruz: « [O Pai] tudo nos falou por esta palavra só (...). Por isso, quem quiser
perguntar alguma coisa a Deus ou ter uma visão ou revelação, seria não só uma
necedade, também estaria ofendendo a Deus, já que não estaria colocando seu
olhar em Cristo, evitando querer alguma outra coisa ou novidade».
Reflexões de Frei
Carlos Mesters, O.Carm.
S. Domingos Sávio |
* O Evangelho de hoje traz a parte final do Livro do
Sinais (1 a 12), na qual o evangelista faz um balanço. Muitos acreditaram em
Jesus e tinham a coragem de manifestar sua fé publicamente como discípulos e as
discípulas. Outros acreditaram, mas não tiveram a coragem de manifestar
publicamente sua fé. Tinham medo de serem expulsos da sinagoga. E muitos não
acreditaram: “Apesar de Jesus ter realizado na presença deles tantos sinais,
não acreditaram nele. Assim se cumpriu a palavra dita pelo profeta Isaías:
"Senhor, quem acreditou em nossa mensagem? Para quem foi revelada a força
do Senhor?" (Jo 12,37-38). Depois desta constatação geral, João retoma
alguns dos temas centrais do seu evangelho:
* João 12,44-45: Crer em Jesus é
crer naquele que o enviou.
Esta frase
é um resumo do evangelho de João. É o tema que aparece e reaparece de muitas
maneiras. Jesus está tão unido ao Pai, que ele já não fala em nome próprio, mas
sempre em nome do Pai. Quem vê a Jesus vê o Pai. Se quiser conhecer a Deus,
olhe para Jesus. Deus é Jesus!
* João 12,46: Jesus é a luz que veio
ao mundo.
Aqui João
retoma o que já tinha sido dito no prólogo: “O Verbo era a luz verdadeira que
ilumina todo ser humano” (Jo 1,9). “A luz brilha nas trevas, mas as trevas não a
apreenderam” (Jo 1,5). Aqui ele repete: “Eu vim ao mundo como luz, para que
todo aquele que acredita em mim não fique nas trevas”. Jesus é uma resposta viva às grandes
interrogações que movimentam e inspiram a busca do ser humano. Ele é uma luz
que clareia o horizonte. Faz descobrir o lado luminoso da escuridão da fé.
* João 12,47-48: Não vim para julgar
o mundo.
Chegando no
fim de uma etapa, surge a pergunta: “Como vai ser o julgamento? Nestes dois
versículos o evangelista esclarece o tema do julgamento. O julgamento não se
faz na base da ameaça com maldições. Jesus diz: Eu não condeno quem ouve as
minhas palavras e não obedece a elas, porque eu não vim para condenar o mundo,
mas para salvar o mundo. Quem me rejeita e não aceita minhas palavras, já tem o
seu juiz: a palavra que eu falei será o seu juiz no último dia. O julgamento
consiste na maneira como a pessoa se define frente à verdade e frente a sua
própria consciência.
* João 13,49-50: O que digo, eu o
digo conforme o Pai me disse.
As últimas
palavras do Livro dos Sinais são um resumo de tudo que Jesus disse e fez até
agora. Ele reafirma o que afirmava desde o começo: “Não falei por mim mesmo. O
Pai que me enviou, ele é quem me ordenou o que eu devia dizer e falar. E eu sei
que o mandamento dele é a vida eterna. Portanto, o que digo, eu o digo conforme
o Pai me disse”. Jesus é o reflexo fiel do Pai. Por isso mesmo, ele não oferece
prova nem argumento aos que o provocam para que se legitime e apresente suas
credenciais. É o Pai que o legitima através das obras que ele faz. E dizendo
obras, não se refere só aos grandes milagres, mas a tudo que ele disse e fez,
até nas mínimas coisas. Jesus, ele mesmo, é o Sinal do Pai. Ele é o milagre
ambulante, a transparência total. Ele já não se pertence, mas é todo inteiro
propriedade do Pai. As credenciais de um embaixador não vem dele mesmo, mas vem
daquele a quem representa. Vem do Pai.
Para um confronto pessoal
1) João faz um balanço da atividade reveladora de Jesus.
Se eu fizer um balanço da minha vida, o que vai sobrar de positivo em mim?
2) Existe algo em mim que me condena?
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