Sta Escolástica, Virgem |
1ª Leitura (1Re
8,1-7.9-13): Naqueles dias, o rei Salomão
convocou à sua presença, em Jerusalém, os anciãos de Israel, os chefes das
tribos e os chefes das famílias de Israel, para levarem da Cidade de David, que
é Sião, a arca da aliança do Senhor. Todos os homens de Israel se reuniram
junto do rei Salomão, no mês de Etanim, que é o sétimo mês, durante a festa dos
Tabernáculos. Quando chegaram todos os anciãos de Israel, os sacerdotes pegaram
na arca do Senhor. Transportaram-na juntamente com a Tenda da Reunião e todas
as alfaias sagradas que nela se encontravam. O rei Salomão e toda a comunidade
de Israel, reunida junto dele, diante da arca, ofereciam em sacrifício tantos
carneiros e bois que não se poderiam contar nem calcular. Os sacerdotes
colocaram a arca da aliança do Senhor no seu lugar, isto é, na parte interior
do templo, chamada Santo dos Santos, sob as asas dos querubins. Os querubins
estendiam as asas por sobre o lugar da arca, cobrindo a arca e os seus varais. Na
arca não havia nada, além das duas tábuas de pedra que Moisés, no monte Hore,
aí tinha colocado: as tábuas da aliança que o Senhor estabeleceu com os filhos
de Israel, quando eles saíram da terra do os sacerdotes não puderam continuar a exercer o seu ministério por causa da nuvem: a glória doEgito. Logo que os sacerdotes saíram
do santuário, uma nuvem encheu o templo do Senhor e Senhor
enchia o templo. Então Salomão exclamou: «O Senhor decidiu habitar na nuvem
escura. Edifiquei-Vos, Senhor, uma casa para vossa morada, um lugar onde
habitareis para sempre».
Salmo Responsorial:
131
R. Levantai-Vos, Senhor, e entrai no
vosso santuário.
Ouvimos
dizer que a arca estava em Éfrata, encontrámo-la nas campinas de Jaar. Entremos
no seu santuário, prostremo-nos a seus pés.
Levantai-Vos,
Senhor, e entrai no vosso repouso, Vós e a arca da vossa majestade. Revistam-se
de justiça os vossos sacerdotes, exultem de alegria os vossos fiéis. Por amor
de David, vosso servo, não afasteis o rosto do vosso Ungido.
Aleluia. Jesus
proclamava o Evangelho do reino e curava todas as doenças entre o povo.
Aleluia.
Evangelho (Mc
6,53-56): Tendo atravessado o lago, foram para
Genesaré e atracaram. Logo que desceram do barco, as pessoas reconheceram
Jesus. Percorriam toda a região e começaram a levar os doentes, deitados em
suas macas, para o lugar onde ouviam falar que Jesus estava. E, em toda parte
onde chegava, povoados, cidades ou sítios do campo, traziam os doentes para as
praças e suplicavam-lhe para que pudessem ao menos tocar a franja de seu manto.
E todos os que tocavam ficavam curados.
«Todos os a tocavam [a
franja de seu manto] ficavam salvados »
Fr. John GRIECO (Chicago, Estados Unidos)
Hoje, no
Evangelho do dia, vemos o magnífico “poder do contato” com a pessoa de Nosso
Senhor: «Traziam os doentes para as praças e suplicavam-lhe para que pudessem
ao menos tocar a franja de seu manto. E todos os que tocavam ficavam curados» (Mc
6,56). O menor contato físico pode obrar milagres para aqueles que se aproximam
a Cristo com fé. Seu poder de curar desborda desde seu coração amoroso e
estende inclusive a suas vestes. Ambos, sua capacidade e seu desejo pleno de
curar, são abundantes de fácil acesso.
Esta
passagem pode nos ajudar a meditar como estamos recebendo ao Nosso Senhor na
Sagrada Comunhão. Comungamos com fé de que este contato com Cristo pode obrar
milagres em nossas vidas? Mais que um simples tocar «a franja de seu manto»,
nós recebemos realmente o Corpo de Cristo em nossos corpos. Mais que uma
simples cura de nossas doenças físicas, a Comunhão cura nossas almas e lhes
garanta a participação na própria vida de Deus. São Inácio de Antioquia, assim,
considerava à Eucaristia como a «medicina da imortalidade e o antídoto para
prevenir-nos da morte, de modo que produz o que eternamente nós devemos viver
em Jesus Cristo».
O
aproveitamento desta «medicina da imortalidade» consiste em ser curados de
todos aqueles que nos separa de Deus e dos outros. Ser curados por Cristo na
Eucaristia, por tanto, implica superar nosso ensimesmamento. Tal como ensina
Bento XVI, «Nutrir-se de Cristo é o caminho para não permanecer alheios ou
indiferentes diante da sorte dos irmãos (...). Uma espiritualidade eucarística,
então, é um autêntico antídoto diante o individualismo e o egoísmo que com frequência
caracterizam a vida cotidiana, levam ao redescobrimento da gratuidade, da
centralidade das relações, a partir da família, com particular atenção em
aliviar as feridas de aquelas desintegradas».
Igual que
aqueles que foram curados de suas doenças tocando seus vestidos, nós também
podemos ser curados de nosso egoísmo e de nosso isolamento dos outros mediante
a recepção de Nosso Senhor com fé.
«Logo que desceram do
barco, as pessoas reconheceram Jesus»
Rev. D. Joaquim MONRÓS i Guitart (Tarragona, Espanha)
Hoje,
contemplamos a fé dos habitantes daquela região onde Jesus chegou para levar a
salvação das almas. O Senhor é dono da alma e do corpo; por isso, não duvidavam
em levar os seus enfermos: «Onde quer que ele entrasse, fosse nas aldeias ou
nos povoados, ou nas cidades, punham os enfermos nas ruas e pediam-lhe que os
deixassem tocar ao menos na orla de suas vestes. E todos os que tocavam em
Jesus ficavam sãos» (Mc 6,56). Temos hoje, como sempre, enfermos da alma e do
corpo. Convém que ponhamos todos os meios humanos e sobrenaturais para
aproximar nossos parentes, amigos e conhecidos ao Senhor. Podemos fazer, em
primeiro lugar, rezando por eles, pedindo pela sua saúde espiritual e corporal.
Se há uma enfermidade do corpo, não duvidamos em procurar saber se existe um
tratamento adequado, se há pessoas que possam cuidá-lo, etc.
Quando se
trata de uma “enfermidade” da alma (habitualmente, palpável externamente), como
pode ser que um filho, um irmão, um parente não assista à Missa aos domingos,
além de rezar convém falar do remédio, talvez lhe transmitindo a palavra algum
pensamento ou alguma orientação motivadora que nós mesmos possamos extrair do
Magistério (por exemplo, da Carta apostólica O dia do Senhor de João Paulo II,
ou de algum dos pontos do Catecismo da Igreja).
Se o irmão
“enfermo” é alguém constituído em pública autoridade que justifica ou mantém
uma lei injusta —como pode ser a falta de penalização do aborto—, não duvidemos
—além de orar— em buscar a oportunidade para transmitir-lhe —de palavra ou por
escrito— nosso testemunho sobre a verdade.
«Nós não
podemos deixar de anunciar o que vimos e ouvimos» (At 4,20). Todas as pessoas
têm necessidade do Salvador. Quando não atendem ao seu chamado é porque ainda
não o reconheceram, talvez porque nós ainda não soubemos anunciar-lhe. O fato é
que, enquanto o reconheciam, «colocavam os enfermos nas praças e lhe pediam que
tocara somente um pedacinho do seu manto» (Mc 6,56). Jesus curava tanto mais
quanto havia alguns que «colocavam» (punham ao alcance do Senhor) aos que mais
urgentemente necessitavam remédio.
Reflexões de Frei
Carlos Mesters, O.Carm.
* O texto do Evangelho de hoje é a parte final do
conjunto mais amplo de Marcos 6,45-56 que compreende três assuntos diferentes:
1) Jesus sobe sozinho a montanha para rezar (Mc 6,45-46).
2) Em seguida, andando sobre as águas, ele vai ao
encontro dos discípulos que lutam contra as ondas domar (Mc 6,47-52).
3) Agora, no evangelho de hoje, estando
já em terra Jesus é procurado pelo povo que a cura das suas enfermidades (Mc
6,53-56).
* Marcos 6,53-56. A busca do povo.
“Acabando de atravessar, chegaram à
terra, em Genesaré, e amarraram a barca. Logo que desceram da barca, as pessoas imediatamente
reconheceram Jesus”. O povo vai em massa atrás de Jesus. Eles vêm de todos os
lados, carregando seus doentes. O que chama a atenção é o entusiasmo do povo
que reconheceu Jesus e vai atrás dele. O que o move nesta busca de Jesus não é
só o desejo de encontrar-se com ele, de estar com ele, mas também o desejo de
obter a cura das suas doenças. “Iam de toda a região, levando os doentes
deitados em suas camas para o lugar onde ouviam falar que Jesus estava. E onde
ele chegava, tanto nos povoados como nas cidades ou nos campos, colocavam os
doentes nas praças e pediam que pudessem ao menos tocar a barra da roupa de
Jesus. E todos os que tocaram, ficaram curados”. O evangelho de Mateus comenta
e ilumina este fato citando a figura do Servo de Javé, do qual Isaías diz:
“Carregou sobre si as nossas enfermidades” (Is 53,4 e Mt 8,16-17)
* Ensinar e curar, curar e ensinar. Desde o começo da sua atividade
apostólica, Jesus anda por todos os povoados da Galileia para falar ao povo
sobre o Reino de Deus que estava chegando (Mc 1,14-15). Onde encontra gente
para escutá-lo, ele fala e transmite a Boa Nova de Deus, acolhe e cura os
doentes, em qualquer lugar: nas sinagogas durante a celebração da Palavra nos
sábados (Mc 1,21; 3,1; 6,2); em reuniões informais nas casas de amigos (Mc
2,1.15; 7,17; 9,28; 10,10); andando pelo caminho com os discípulos (Mc 2,23);
ao longo do mar na praia, sentado num barco (Mc 4,1); no deserto para onde se
refugiou e onde o povo o procurava (Mc 1,45; 6,32-34); na montanha, de onde
proclamou as bem-aventuranças (Mt 5,1); nas praças das aldeias e cidades, onde
povo carregava seus doentes (Mc 6,55-56); no Templo de Jerusalém, por ocasião
das romarias, diariamente, sem medo (Mc 14,49)! Curar e ensinar, ensinar e
curar era o que Jesus mais fazia (Mc 2,13; 4,1-2; 6,34). Era o costume dele (Mc
10,1). O povo ficava admirado (Mc 12,37; 1,22.27; 11,18) e o procurava em
massa.
* Na raiz deste grande entusiasmo do povo estava, de um lado,
a pessoa de Jesus que chamava e atraía, e, de outro lado, o abandono do povo
que era como ovelha sem pastor (cf. Mc 6,34). Em Jesus, tudo era revelação
daquilo que o animava por dentro! Ele não só falava sobre Deus, mas também o
revelava. Comunicava algo do que ele mesmo vivia e experimentava. Ele não só
anunciava a Boa Nova do Reino. Ele mesmo era uma amostra, um testemunho vivo do
Reino. Nele aparecia aquilo que acontece quando um ser humano deixa Deus
reinar, tomar conta de sua vida. O que vale não são só as palavras, mas também
e sobretudo o testemunho, o gesto concreto. Esta é a Boa Nova do Reino que
atrai!
Para um confronto pessoal
1. O entusiasmo do povo em busca de Jesus, em busca de um
sentido para a vida e uma solução para os seus males. Onde existe isto hoje?
Existe em você, existe em mim?
2. O que chama a atenção é a atitude carinhosa de Jesus
para com os pobres e abandonados. E eu, como me comporto com as pessoas
excluídas da sociedade?
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