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segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Sábado da 1ª Semana do Tempo Comum


Evangelho (Mc 2,13-17): Outra vez, Jesus saiu para a beira do mar. Toda a multidão ia até ele, e ele os ensinava. Ao passar, viu Levi, o filho de Alfeu, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: «Segue-me!» Ele se levantou e seguiu-o. Enquanto estava à mesa na casa de Levi, muitos publicanos e pecadores puseram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. Pois eram muitos os que o seguiam. Os escribas, que eram fariseus, vendo que ele comia com os pecadores e os publicanos, disseram aos discípulos de Jesus: «Por que ele come com os publicanos e os pecadores?» Tendo ouvido, Jesus respondeu-lhes: «Não são as pessoas com saúde que precisam de médico, mas as doentes. Não é a justos que vim chamar, mas a pecadores».

«Não é a justos que vim chamar, mas a pecadores»

Rev. D. Joaquim MONRÓS i Guitart (Tarragona, Espanha)

Hoje, na cena que nos relata São Marcos, vemos como Jesus ensinava e como todos vinham para O escutar. A fome de doutrina é patente, então e também agora, porque a ignorância é o pior inimigo. Tanto assim é, que se tornou clássica a expressão: «Deixarão de odiar, quando deixarem de ignorar».

Passando por ali, Jesus viu Levi, filho de Alfeu, sentado na banca de cobrança dos impostos e, ao dizer-lhe «segue-me», deixando tudo, foi com Ele. Com esta prontidão e generosidade ele fez o grande “negócio”. Não somente o “negócio do século”, mas também o da eternidade.

Devemos pensar há quanto tempo acabou o negócio de recolha de impostos para os romanos e, pelo contrário, Mateus — hoje mais conhecido pelo seu novo nome do que por Levi — não deixa de acumular benefícios com os seus escritos, ao ser uma das doze colunas da Igreja. É o que acontece quando se segue o Senhor com prontidão. Ele disse-lhe: «E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou campos, por causa do meu nome, receberá cem vezes mais e terá como herança a vida eterna» (Mt 19,29).

Jesus aceitou o banquete que Mateus lhe ofereceu em sua casa, junto com os outros cobradores de impostos e pecadores, e com os seus apóstolos. Os fariseus —como espectadores dos trabalhos dos outros— comentam aos discípulos que o seu Mestre come com pessoas que eles têm catalogadas como pecadores. O Senhor ouve-os e sai em defesa do seu modo habitual de agir com as almas: «Não é a justos que vim chamar, mas a pecadores» (Mc 2,17). Toda a Humanidade necessita do Médico divino. Todos somos pecadores e, como dirá S. Paulo, «todos pecaram e estão privados da glória de Deus» (Rom 3,23).

Respondamos com a mesma prontidão com que Maria sempre respondeu à sua vocação de co-redentora.

Reflexões de Frei Carlos Mesters, O.Carm.

*  No evangelho de ontem, vimos o primeiro conflito que surgiu em torno do perdão dos pecados (Mc 2,1-12). No evangelho de hoje meditamos sobre o segundo conflito que surgiu quando Jesus sentou à mesa com os pecadores (Mc 2,13-17). Nos anos 70, época em que Marcos escreve, havia nas comunidades um conflito entre cristãos vindos do paganismo e os que vinham do judaísmo. Os que tinham vindo do judaísmo tinham dificuldade de entrar na casa dos pagãos convertidos e de sentar com eles à mesma mesa (cf. At 10,28; 11,3). Descrevendo como Jesus enfrentou este conflito, Marcos orientava as comunidades na solução do problema.

*  Jesus ensinava, e o povo gostava de escutá-lo. Jesus torna a sair para perto do mar. O povo chega e ele começa a ensinar. Transmite a Palavra de Deus. No evangelho de Marcos, o início da atividade de Jesus é marcado por muito ensino e muita aceitação por parte do povo (Mc 1,14.21.38-39; 2,2.13), apesar dos conflitos com as autoridades religiosas. O que será que Jesus ensinava? Jesus anunciava a Boa Nova de Deus  (Mc 1,14). Falava sobre Deus, mas falava dele de um jeito novo, diferente. Falava a partir da experiência que ele mesmo tinha de Deus e da vida. Jesus vivia em Deus. Ele deve ter tocado o coração do povo que gostava de ouvi-lo (Mc 1,22.27). Deus, em vez de ser um Juiz severo que de longe ameaçava com castigo e inferno, tornava-se, de novo, uma presença amiga, uma Boa Notícia para o povo.

*  Jesus chama um pecador para ser discípulo e o convida para comer em sua casa. Jesus chama Levi, um publicano, e este, imediatamente, larga tudo e segue Jesus. Começa a fazer parte do grupo dos discípulos. Em seguida, o texto diz literalmente: Estando à mesa na sua casa. Alguns entendem a sua casa, como sendo de Levi. Mas a tradução mais provável é que se trata da casa do próprio Jesus. É Jesus quem convidou todo mundo para comer na sua casa: pecadores e publicanos, junto com os discípulos.

*  Jesus veio não para os justos mas para os pecadores  Este gesto de Jesus provocou a raiva das autoridades religiosas. Era proibido sentar à mesa com publicanos e pecadores, pois sentar à mesa com alguém era o mesmo que tratá-lo como irmão! Em vez de falar diretamente com Jesus, os escribas dos fariseus falam com os discípulos: O quê! Ele come com pecadores e publicanos? Jesus responde: Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes Eu não vim chamar os justos mas sim os pecadores! Como anteriormente com os discípulos (Mc 1,38), também agora é a consciência da sua missão que ajuda Jesus a encontrar a resposta e a indicar o rumo para o anúncio da Boa Nova de Deus.

Para um confronto pessoal
1)  Jesus chama um pecador, um publicano, pessoa odiada pelo povo, para ser seu discípulo. Que mensagem existe neste gesto de Jesus para nós da Igreja Católica?  
2)  Jesus diz que ele veio chamar os pecadores. Existem leis e costumes na nossa igreja que impedem aos pecadores o acesso a Jesus. Que podemos fazer para mudar tais leis e costumes?

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