1ª
Leitura (Is 7,10-14): Naqueles dias, o Senhor mandou ao
rei Acaz a seguinte mensagem: «Pede um sinal ao Senhor teu Deus, quer nas
profundezas do abismo, quer lá em cima nas alturas». Acaz respondeu: «Não
pedirei, não porei o Senhor à prova». Então Isaías disse: «Escutai, casa de
David: Não vos basta que andeis a molestar os homens para quererdes também
molestar o meu Deus? Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: a virgem
conceberá e dará à luz um filho e o seu nome será Emanuel».
Salmo
Responsorial: 23
R. Venha o Senhor: é
Ele o rei glorioso.
Do
Senhor é a terra e o que nela existe, o mundo e quantos nele habitam. Ele a
fundou sobre os mares e a consolidou sobre as águas.
Quem
poderá subir à montanha do Senhor? Quem habitará no seu santuário? O que tem as
mãos inocentes e o coração puro, que não invocou o seu nome em vão nem jurou
falso.
Este
será abençoado pelo Senhor e recompensado por Deus, seu Salvador. Esta é a
geração dos que O procuram, que procuram a face do Deus de Jacob.
2ª
Leitura (Rom 1,1-7): Paulo, servo de Jesus Cristo,
apóstolo por chamamento divino, escolhido para o Evangelho que Deus tinha de
antemão prometido pelos profetas nas Sagradas Escrituras, acerca de seu Filho,
nascido, segundo a carne, da descendência de David, mas, segundo o Espírito que
santifica, constituído Filho de Deus em todo o seu poder pela sua ressurreição
de entre os mortos: Ele é Jesus Cristo, Nosso Senhor. Por Ele recebemos a graça
e a missão de apóstolo, a fim de levarmos todos os gentios a obedecerem à fé, para
honra do seu nome, dos quais fazeis parte também vós, chamados por Jesus
Cristo. A todos os que habitam em Roma, amados por Deus e chamados a serem
santos, a graça e a paz de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.
Aleluia. A Virgem
conceberá e dará à luz um Filho, que será chamado Emanuel, Deus conosco.
Aleluia.
Evangelho
(Mt 1,18-24): Ora, a origem de Jesus Cristo foi
assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José e, antes de
passarem a conviver, ela encontrou-se grávida pela ação do Espírito Santo.
José, seu esposo, sendo justo e não querendo denunciá-la publicamente, pensou
em despedi-la secretamente. Mas, no que lhe veio esse pensamento, apareceu-lhe
em sonho um anjo do Senhor, que lhe disse: «José, Filho de Davi, não tenhas
receio de receber Maria, tua esposa; o que nela foi gerado vem do Espírito
Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe porás o nome de Jesus, pois ele vai
salvar o seu povo dos seus pecados». Tudo isso aconteceu para se cumprir o que
o Senhor tinha dito pelo profeta: « Eis que a virgem ficará grávida e dará à
luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa:
‘Deus-conosco’». Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor tinha
mandado e acolheu sua esposa.
«Quando acordou, José
fez conforme o anjo do Senhor tinha mandado»
+ Rev. D. Pere GRAU i Andreu (Les Planes, Barcelona,
Espanha)
Hoje
a liturgia da Palavra convida-nos a considerar e a admirar a figura de são
José, um homem verdadeiramente bom. De Maria, a Mãe de Deus se diz que era
bendita entre todas as mulheres (cf. Lc 1,42). De José se escreveu que era
justo (cf. Mt 1,19).
Todos
devemos a Deus Pai Criador a nossa identidade individual como pessoas feitas à
sua imagem e semelhança, com real liberdade e radical. Como a resposta a esta
liberdade podemos dar glória a Deus, como se merece ou, também podemos fazer de
nós mesmos, alguma coisa não agradável aos olhos de Deus.
Não
duvidemos de que José, com o seu trabalho, com o seu compromisso familiar e
social ganhou o “Coração” do Criador, consideremo-lo como homem de confiança na
colaboração da Redenção humana por meio do seu Filho feito homem como nós.
Apreendemos,
pois, de são José sua fidelidade —provada já desde o princípio— e o seu bom
comportamento durante o resto da sua vida, unida —intimamente—a Jesus e a
Maria.
É
padroeiro e intercessor para todos os pais, biológicos ou não, que neste mundo
ajudaram a seus filhos a dar uma resposta semelhante à de ele. É o padroeiro da
Igreja, como identidade ligada estreitamente ao seu Filho e, continuamos a
ouvir as palavras de Maria quando encontra o Menino Jesus que se havia
“perdido” no Templo: «O teu pai e eu...» (Lc 2,48).
Com
Maria, nossa Mãe, encontramos a José como pai. Santa Teresa de Jesus deixou
escrito: «Tomei por advogado e senhor ao glorioso são José e encomendei-me
muito a ele (...). Não me lembro que lhe haja suplicado alguma coisa que a haja
deixado de fazer».
Especialmente
é pai para aqueles que tendo escutado a chamada do Senhor a ocupar, pelo
ministério sacerdotal, o lugar que nos cede Jesus Cristo para o bem da Igreja.
—São José glorioso: protege as nossas famílias, protege as nossas comunidades;
protege a todos aqueles que ouviram a chamada à vocação sacerdotal... E que
haja muitos.
Esse Deus que nasce é
Deus-conosco, Emanuel. Façamos-Lhe um lugar no nosso coração, como Maria.
Pe. Antonio Rivero, L.C
Depois
de nos ter convidado a despertar (primeiro domingo do advento), a converter-nos
(segundo domingo), e a alegrar-nos (terceiro domingo), hoje Deus nos convida a
olhar a Maria, pois através Dela nos veio o Emanuel.
Em
primeiro lugar, esse Deus que vem através de Maria não é somente “o Deus que é…
o que está… o que vê a dor do seu povo”, mas que é o “Deus conosco que nos
salva” (primeira leitura e evangelho). Deus feito homem, da estirpe de Davi
(segunda leitura), cujo último elo será José. É Emanu-El. Jesus é “Emanu”, isto
é, “conosco”; é um de nós, nosso irmão. Mas Jesus é “El”, isto é, Deus. Se
estivesse só “conosco”, mas não fosse “Deus”, não poderia salvar-nos. Se fosse
só “Deus”, mas não “conosco”, a sua salvação não nos interessaria; Ele seria
como um Deus desconhecido, longe das esperanças do homem. Dom gratuito de Deus
à Maria e à humanidade. Isso foi possível “por obra do Espírito Santo”, e isso
significa que está em processo uma “nova criação”. Este é o mistério teológico
e profundo do Natal: de Deus Altíssimo que se tornou um Deus próximo, um Deus
para os homens. Na primeira criação, Deus nos falava de um modo distante,
através dos profetas. Agora, na nova criação, é Deus que nos fala ao coração
através do seu filho.
Em
segundo lugar, fixemos o olhar em Maria, de que nos veio o Emanuel. Deixou-se
invadir pelo Espírito e pelo mistério. Engravidada por Deus, sem perder a
virgindade. Como é a minha relação com o Espírito Santo?
Finalmente,
se Deus está conosco e é o Emanuel, nada nem ninguém pode nos separar Dele.
Isso sim, nós podemos dar-lhe as costas, viver como se Ele nunca tivesse vindo,
como se nunca tivesse falado. Não nos serve para nada nem sequer que Deus
esteja conosco, se não queremos estar com Ele, estar do seu lado. Por isso, o
Natal é uma ocasião para sentir de novo a necessidade deste Salvador. E esta
Salvação nos oferece em cada Eucaristia.
Para
refletir:
Deixar este Emanuel nascer
na nossa alma e estar conosco em casa, no nosso trabalho, nos nossos objetivos,
nos nossos projetos. Só nele está a salvação e a autêntica libertação. E com
Ele alcançaremos a santidade, a graça e a paz (segunda leitura).
Qualquer sugestão ou dúvida entre em contato Padre Antonio neste
e-mail:arivero@legionaries.org
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