Sta Cecília, Virgem e Mártir |
1a
Leitura (1 Macabeus 6,1-13) - Enquanto percorria as províncias
superiores, soube o rei Antíoco que na Pérsia, em Elimaida, havia uma cidade
famosa por suas riquezas, sua prata e ouro. Seu templo, extremamente rico,
possuía véus de ouro, escudos, couraças e armas, abandonados ali por Alexandre,
filho de Filipe, rei da Macedônia, que foi o primeiro a reinar sobre a Grécia. Dirigiu-se
ele para essa cidade, com a finalidade de tomá-la e pilhá-la, mas foi em vão,
porque os habitantes haviam sido prevenidos. Eles se aprontaram para lhe
resistir e ele teve que voltar de lá, para alcançar Babilônia com grande humilhação.
E eis que, na Pérsia, um mensageiro veio dizer-lhe que as tropas enviadas à
Judéia tinham sido derrotadas, e que Lísias, tendo partido a princípio com um
poderoso exército, havia fugido na presença dos judeus, os quais haviam
aumentado ainda suas forças com armas e tropas e se tinham enriquecido com todo
o material raptado de seus campos devastados. Eles tinham também destruído a
abominação edificada por ele sobre o altar, em Jerusalém, e haviam cercado o
templo com altas muralhas, como outrora, assim como a cidade de Betsur. Ouvindo
essas novas, o rei ficou irado e profundamente perturbado. Atirou-se à cama e
caiu doente de tristeza, porque os acontecimentos não tinham correspondido à
sua expectativa. Passou assim muitos dias, porque sua mágoa se renovava sem
cessar, e pensava na morte. Mandou chamar todos os seus amigos e lhes disse:
"O sono fugiu dos meus olhos e meu coração desfalece de tristeza. Eu
repito para mim mesmo: Em que aflição fui eu cair e a que desolação fui eu
reduzido até o presente, eu que era bom e querido no tempo de meu poder? Mas
agora eu me lembro dos males que causei em Jerusalém, de todos os objetos de
ouro e de prata que saqueei, e de todos os habitantes da Judéia que exterminei
sem motivo. Reconheço que foi por causa disso que todos esses males me
fulminaram, e agora morro de tristeza numa terra estrangeira".
Salmo
Responsorial - 9A/9
R. Cantarei de alegria,
ó Senhor, pois me livrastes!
Senhor,
de coração vos darei graças, as vossas maravilhas cantarei!
Em
vós exultarei de alegria, cantarei ao vosso nome, Deus altíssimo!
Voltaram
para trás meus inimigos, perante a vossa face pereceram.
Repreendestes
as nações e os maus perdestes, apagastes o seu nome para sempre.
Os
maus caíram no buraco que cavaram, nos próprios laços foram presos os seus pés.
Mas
o pobre não será sempre esquecido, nem é vã a esperança dos humildes.
Aleluia. Jesus Cristo salvador destruiu o mal e a morte; fez brilhar pelo evangelho a luz e a vida imperecíveis. Aleluia
Evangelho
(Lc 19,45-48): Naquele tempo, Jesus entrou no
templo e começou a expulsar os que ali estavam vendendo. E disse: «Está
escrito: Minha casa será casa de oração. Vós, porém, fizestes dela um antro de
ladrões». Todos os dias, ele ficava ensinando no templo. Os sumos sacerdotes,
os escribas e os notáveis do povo procuravam um modo de matá-lo. Mas não sabiam
o que fazer, pois o povo todo ficava fascinado ao ouvi-lo falar.
«Minha casa será casa
de oração»
P. Josep LAPLANA OSB Monge de Montserrat (Montserrat,
Barcelona, Espanha)
Hoje,
o gesto de Jesus é profético. À maneira dos antigos profetas, realiza uma ação
simbólica, cheia de significado face ao futuro. Ao expulsar do templo os
mercadores, que faziam negócio com as vítimas destinadas a servir de oferenda,
e ao indicar que «a casa de Deus será casa de oração» (Is 56,7), Jesus
anunciava a nova situação, que Ele vinha inaugurar, em que os sacrifícios de
animais já não tinham lugar. São João definirá a nova relação de culto como uma
«adoração ao Pai em espírito e verdade» (Jo 4,24). A figura deve dar lugar à
realidade. Santo Tomás de Aquino dizia poeticamente «Et antiquum documentum /
novo cedat ritui (Que o Antigo Testamento ceda o lugar ao Novo Rito)».
O
Novo Rito é a palavra de Jesus. Por isso, São Lucas associou à cena da
purificação do templo a apresentação de Jesus, nele pregando cada dia. O novo
culto centra-se na oração e na escuta da Palavra de Deus. Mas, na realidade, o
centro do centro da instituição cristã é a própria pessoa viva de Jesus, com a
sua carne entregue e o seu sangue derramado na cruz e oferecidos na Eucaristia.
Também Santo Tomás o destaca de modo muito belo: «Recumbens com fratribus (...)
se dat suis manibus» («Sentado à mesa com os irmãos (...) dá-se a si mesmo com
as suas próprias mãos»).
No
Novo Testamento, inaugurado por Jesus, já não são necessários nem bois nem
vendedores de cordeiros. Tal como «todo o povo ficava fascinado ao ouvi-lo
falar» (Lc 19,48), também nós não temos de ir ao templo para imolar vítimas,
mas para receber Jesus, o autêntico cordeiro imolado por nós, de uma vez para
sempre (cf. He 7,27), e para unir a nossa vida à de Jesus.
Reflexões de Frei
Carlos Mesters, O.Carm.
* O evangelho de hoje descreve como
Jesus entrou no Templo e expulsou de lá os vendedores. A religião era usada
para explorar o povo e enriquecer uma elite.
* Lucas 19,45: A
expulsão dos vendedores do templo.
Chegando
no Templo, Jesus faz um gesto violento: “Começou a expulsar os
vendedores”. No evangelho de Marcos se
diz que “derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos vendedores de
pombas. Ele não deixava ninguém carregar nada através do Templo” (Mc 11,15-16).
E no evangelho de João chegou a usar um chicote de cordas para ameaçar o
pessoal (Jo 2,15). Conforme o gesto simbólico de Jesus, descrito por Marcos (Mc
11,12-14), o Templo de Jerusalém, do jeito que estava funcionando, não passava
de uma árvore frondosa, bonita, cheia de folhas, mas sem oferecer fruto para o
povo faminto que buscava o Deus da vida. Por isso, num gesto violento de
autoridade, Jesus declara encerrado o expediente do Templo e põe fim ao culto
da maneira como este estava sendo realizado. Já não tinha mais sentido: “Nunca
mais ninguém coma do teu fruto!” (Mc 11,14.20).
* Lucas 19,46: O que estava errado no culto do Templo?
E
disse: "Está nas Escrituras: 'Minha casa será casa de oração'. No entanto,
vocês fizeram dela um antro de ladrões." Jesus cita dois profetas: Isaías
e Jeremias. Isaías dizia que o Templo devia ser uma casa de oração para todos
os povos (Is 56,7). A realidade, porém, era outra. Estrangeiros, mulheres e
pessoas consideradas impuras não podiam entrar no templo. Eram excluídas. Por
meio deste texto de Isaías, Jesus ensina que o Templo deve ser não um lugar de
exclusão, mas sim de inclusão. Deve estar aberto para todos. Jeremias dizia que
o Templo tinha sido transformado num “covil de ladrões” (Jr 7,11). O mesmo
estava acontecendo no tempo de Jesus. Assim, citando Jeremias, Jesus denuncia o
mau uso do Templo. A religião não pode ser usada para explorar o povo nem para
sustentar e legitimar os privilégios da classe dirigente.
* Lucas 19,47-48: As
autoridades decidem matar Jesus.
Os
chefes dos sacerdotes, os doutores e os anciãos, incomodados pelo gesto de
Jesus, decidem matá-lo. Mas eles têm medo do povo que estava maravilhado com o
ensinamento de Jesus. À tardezinha, diante das ameaças das autoridades, Jesus
sai de novo da cidade e volta para Betânia, o nome significa Casa da Pobreza.
* A contradição do
Templo: casa de oração e covil de ladrões
Na
festa de Páscoa o povo romeiro vinha caminhando, dos lugares mais distantes
para encontrar-se com Deus no Templo. O Templo ficava no alto de um pequeno
morro na zona norte-nordeste da cidade, chamado Monte Sião. O povo observava a
beleza do Templo, a firmeza das muralhas e a grandeza das montanhas ao redor.
Esse conjunto imponente fazia lembrar a proteção de Deus. Por isso rezava:
"Aqueles que confiam em Javé são como o monte Sião: ele nunca se abala,
está firme para sempre. Jerusalém é rodeada de montanhas, assim Javé envolve o
seu povo, desde agora e para sempre”. (Sl 125,1-2). Em Jerusalém estavam também
a sede do Governo, o palácio dos chefes e a casa dos sacerdotes e doutores.
Todos estes diziam exercer o poder em nome de Javé, mas na realidade, muitos
deles exploravam o povo com tributos e impostos. Usavam a religião como
instrumento para se enriquecer e para fortalecer a sua dominação sobre a
consciência do povo. Transformaram o Templo, a Casa de Deus, num “covil de
ladrões” (Jr 7,11; cf. Lc 19,46; Mc 11,17). Uma contradição pesava sobre o
Templo. De um lado, lugar de encontro e de reabastecimento da consciência e da
fé. De outro lado, fonte de alienação e de exploração do povo. Hoje também
permanece a mesma contradição: de um lado, devemos contribuir para a
conservação das igrejas e a digna manutenção do culto. De outro lado, tem gente
que se aproveita disso para se enriquecer. A expulsão dos vendedores ajuda a
compreender o motivo pelo qual os homens do poder decidiram matar Jesus. O
Templo, aquela figueira bonita e frondosa, deveria dar fruto, mas não estava
dando, pois uma elite de sacerdotes, anciãos e escribas tinha-se apoderado dele
e o tinha transformado numa fonte de lucro e num instrumento de dominação das
consciências (cf. Mc 11,13-14). O comércio dos animais, destinados aos
sacrifícios no Templo, era controlado pelas famílias dos Sumos Sacerdotes a um
preço mais alto do que no mercado comum na cidade. Só na noite de páscoa, eram
imolados milhares e milhares de ovelhas! Com este lucro injusto eles faziam
caridade para os pobres! O Reino anunciado por Jesus coloca um ponto final a
esta exploração, simbolizada pelos vendedores, compradores e cambistas do
Templo: “Ninguém jamais coma do teu fruto!” Jesus traz um novo tipo de
religião, em que o acesso a Deus se faz através da fé (Mc 11,22-23), da oração
(Mc 11,24) e da reconciliação (Mc 11,15-26). Por isso mesmo, os chefes não
gostaram da ação de Jesus e decidiram eliminá-lo.
Para um confronto
pessoal
1. Você conhece casos de pessoas ou de
instituições que se aproveitam da religião para se enriquecer ou para levar uma
vida mais fácil? Qual tem sido a sua reação diante destes abusos?
2. Se Jesus aparecesse hoje e se entrasse
na igreja ou no templo da nossa comunidade, o que diria e faria?
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