1ª
Leitura (2Tes 3,6-10.16-18): Nós vos ordenamos, irmãos, em nome
de Nosso Senhor Jesus Cristo, que vos afasteis de todos os irmãos que vivem na
ociosidade e não conforme os ensinamentos que de nós recebestes. Sabeis como
deveis imitar-nos, pois não vivemos no meio de vós na ociosidade, nem comemos
de graça o pão de ninguém. Trabalhamos dia e noite, com esforço e fadiga, para
não sermos pesados a nenhum de vós. Não é que não tivéssemos esse direito, mas
quisemos ser para vós um exemplo a imitar. Quando estávamos convosco, já vos
dávamos esta ordem: quem não quer trabalhar, também não deve comer. O Senhor da
paz vos conceda a paz em todo o tempo e por todas as formas. O Senhor esteja
com todos vós. A saudação é do meu punho e letra: Paulo. Assino deste modo em
todas as minhas cartas. A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja com todos
vós.
Salmo
Responsorial: 127
R. Felizes os que
esperam no Senhor.
Feliz
de ti, que temes o Senhor e andas nos seus caminhos. Comerás do trabalho das
tuas mãos, serás feliz e tudo te correrá bem.
Assim
será abençoado o homem que teme o Senhor. De Sião te abençoe o Senhor; e vejas
a prosperidade de Jerusalém todos os dias da tua vida.
Aleluia. Quem observa
a palavra de Cristo, nesse o amor de Deus é perfeito. Aleluia.
Evangelho
(Mc 6,17-29): Naquele tempo, Herodes tinha mandado
prender João e acorrentá-lo na prisão, por causa de Herodíades, mulher de seu
irmão Filipe, com a qual ele se tinha casado. Pois João vivia dizendo a
Herodes: «Não te é permitido ter a mulher do teu irmão». Por isso, Herodíades
lhe tinha ódio e queria matá-lo, mas não conseguia, pois Herodes temia João,
sabendo que era um homem justo e santo, e até lhe dava proteção. Ele gostava
muito de ouvi-lo, mas ficava desconcertado. Finalmente, chegou o dia oportuno.
Por ocasião de seu aniversário, Herodes ofereceu uma festa para os proeminentes
da corte, os chefes militares e os grandes da Galileia. A filha de Herodíades
entrou e dançou, agradando a Herodes e a seus convidados. O rei, então, disse à
moça: «Pede-me o que quiseres, e eu te darei». E fez até um juramento: «Eu te
darei qualquer coisa que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino». Ela
saiu e perguntou à mãe: «Que devo pedir?». A mãe respondeu: «A cabeça de João
Batista». Voltando depressa para junto do rei, a moça pediu: «Quero que me dês
agora, num prato, a cabeça de João Batista». O rei ficou muito triste, mas, por
causa do juramento e dos convidados, não quis faltar com a palavra. Imediatamente,
mandou um carrasco cortar e trazer a cabeça de João. O carrasco foi e, lá na
prisão, cortou-lhe a cabeça, trouxe-a num prato e deu à moça. E ela a entregou
à sua mãe. Quando os discípulos de João ficaram sabendo, vieram e pegaram o
corpo dele e o puseram numa sepultura.
«João vivia dizendo a
Herodes: Não te é permitido ter a mulher do teu irmão!»
Fray Josep Mª MASSANA i Mola OFM (Barcelona, Espanha)
Hoje
lembramos o martírio de São João Batista, o Precursor do Messias. A vida toda
do Batista gira em torno à Pessoa de Jesus, de forma tal que sem Ele, a
existência e a tarefa do Precursor do Messias não teria sentido.
E,
desde as entranhas da sua mãe, sente a proximidade do Salvador. O abraço de
Maria e de Isabel, duas futuras mães, abriu o dialogo dos dois meninos: o
Salvador santificava a João e, este pulava de entusiasmo dentro do ventre da
sua mãe.
Na
sua missão de Precursor manteve esse entusiasmo que etimologicamente significa
estar cheio de Deus? preparou-lhe os caminhos, nivelou-lhe as rotas,
rebaixou-lhe as cimas, o anunciou já presente e, o assinalou com o dedo como o
Messias: «Eis aqui o Cordeiro de Deus» (Jo 1,36).
No
ocaso de sua existência, João, ao predicar a liberdade messiânica a aqueles que
estavam cativos dos seus vícios, é encarcerado: «João dizia a Herodes: Não te é
permitido ter a mulher do teu irmão!» (Mc 6,18). A morte do Batista é a
testemunha martirizante centrada na pessoa de Jesus. Foi seu Precursor na vida
e, também lhe precede agora na morte cruenta.
São
Beda nos diz que «está encerrado, na escuridão de um cárcere, aquele que tinha
vindo dar testemunho da Luz e, havia merecido da boca do mesmo Cristo (...) ser
denominado lâmpada ardente e luminosa. Foi batizado com seu próprio sangue,
aquele a quem antes lhe foi concedido batizar ao Redentor do mundo».
Queira
Deus que a festa do Martírio de São João Batista entusiasme-nos, no sentido
etimológico do término e, assim cheios de Deus, também demos testemunho de
nossa fé em Jesus com coragem. Que nossa vida cristã também gire em torno à
Pessoa de Jesus, o que lhe dará seu pleno sentido.
Reflexão de Frei
Carlos Mesters, O.Carm.
*
Hoje comemoramos o martírio de São João Batista. O evangelho traz a descrição
de como João Batista foi morto sem processo, durante um banquete, vítima da
corrupção e da prepotência de Herodes e sua corte.
* Marcos 6,17-20. A
causa da prisão e do assassinato de João.
Herodes era um empregado do império romano.
Quem mandava mesmo na Palestina, desde 63 antes de Cristo, era César, o
imperador de Roma. Herodes, para não ser deposto, procurava agradar a Roma em
tudo. Insistia sobretudo numa administração eficiente que desse lucro ao
Império e a ele mesmo. A preocupação de Herodes era a sua própria promoção e
segurança. Por isso, reprimia qualquer tipo de subversão. Ele gostava de ser
chamado de benfeitor do povo, mas na realidade era um tirano (cf. Lc 22,25).
Flávio José, um escritor daquela época, informa que o motivo da prisão de João
Batista era o medo que Herodes tinha de um levante popular. A denúncia de João
Batista contra a moral depravada de Herodes (Mc 6,18), foi a gota que fez
transbordar o copo, e João foi preso.
* Marcos 6,21-29: A
trama do assassinato.
Aniversário
e banquete de festa, com danças e orgias! Era o ambiente em que os poderosos do
reino se reuniam e no qual se costuravam as alianças. A festa contava com a
presença “dos grandes da corte, dos oficiais e das pessoas importantes da Galileia”.
É nesse ambiente que se trama o assassinato de João Batista. João, o profeta,
era uma denúncia viva desse sistema corrupto. Por isso, ele foi eliminado sob
pretexto de um problema de vingança pessoal. Tudo isto revela a fraqueza moral
de Herodes. Tanto poder acumulado na mão de um homem sem controle de si! No
entusiasmo da festa e do vinho, Herodes fez um juramento leviano a uma jovem
dançarina. Supersticioso como era, pensava que devia manter esse juramento.
Para Herodes, a vida dos súditos não valia nada. Dispunha deles como dispunha
da posição das cadeiras na sala. Marcos conta o fato tal qual e deixa às
comunidades e a nós a tarefa de tirarmos as conclusões.
*
Nas entrelinhas, o evangelho de hoje traz muitas informações sobre o tempo em
que Jesus vivia e sobre a maneira como era exercido o poder pelos poderosos da
época. Galileia, terra de Jesus, era governada por Herodes Antipas, filho do
rei Herodes, o Grande, desde 4 antes de Cristo até 39 depois de Cristo. Ao
todo, 43 anos! Durante todo o tempo que Jesus viveu, não houve mudança de
governo na Galileia! Herodes era dono absoluto de tudo, não prestava conta a
ninguém, fazia o que bem entendia. Prepotência, falta de ética, poder absoluto,
sem controle por parte do povo!
* Herodes construiu uma nova capital,
chamada Tiberíades. Sefforis, a
antiga capital, tinha sido destruída pelos romanos em represália contra um
levante popular. Isto aconteceu quando Jesus tinha em torno de sete anos de
idade. Tiberíades, a nova capital, foi inaugurada treze anos mais tarde, quando
Jesus tinha seus 20 anos. Era chamada assim para agradar a Tibério, o imperador
de Roma. Tiberíades era um quisto estranho na Galileia. Era lá que viviam o
rei, “os magnatas, os generais e os grandes da Galileia” (Mc 6,21). Era lá que
moravam os donos das terras, os soldados, a polícia, os juízes muitas vezes
insensíveis (Lc 18,1-4). Para lá eram levados os impostos e o produto do povo.
Era lá que Herodes fazia suas orgias de morte (Mc 6,21-29). Não consta nos
evangelhos que Jesus tenha entrado nessa cidade.
* Ao longo daqueles 43 anos do
governo de Herodes, criou-se toda uma classe de funcionários fieis ao projeto
do rei: escribas, comerciantes, donos de terras, fiscais do mercado, publicanos
ou coletores de impostos, militares, policiais, juízes, promotores, chefes
locais. A maior parte deste pessoal morava na capital, gozando dos privilégios
que Herodes oferecia, por exemplo, isenção de impostos. Outra parte vivia nas
aldeias. Em cada aldeia ou cidade havia um grupo de pessoas que apoiavam o
governo. Vários escribas e fariseus estavam ligados ao sistema e à política do
governo. Nos evangelhos, os fariseus aparecem junto com os herodianos (Mc 3,6;
8,15; 12,13), o que reflete a aliança que existia entre o poder religioso e
poder civil. A vida do povo nas aldeias da Galileia era muito controlada, tanto
pelo governo como pela religião. Era necessário ter muita coragem para começar
algo novo, como fizeram João e Jesus! Era o mesmo que atrair sobre si a raiva
dos privilegiados, tanto do poder religioso como do poder civil, tanto em nível
local como estadual.
Para
um confronto pessoal
1.
Conhece casos de pessoas que morreram vítimas da corrupção e da dominação dos
poderosos? E aqui entre nós, na nossa comunidade e na igreja, há vítimas de
desmando e de autoritarismo? Dê um exemplo.
2.
Superstição, covardia e corrupção marcavam o exercício do poder de Herodes.
Compare com o exercício do poder religioso e civil hoje nos vários níveis tanto
da sociedade como da Igreja.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO