1ª
Leitura (At 18,1-8): Naqueles dias, Paulo saiu de Atenas
e foi para Corinto. Encontrou lá um judeu chamado Áquila, natural do Ponto, recentemente
chegado de Itália, com Priscila, sua mulher, porque o imperador Cláudio tinha
decretado que todos os judeus saíssem de Roma. Paulo juntou-se a eles e, como
era da mesma profissão, fabricante de tendas, ficou em sua casa para
trabalharem juntos. Todos os sábados, Paulo falava na sinagoga, procurando convencer
tanto judeus como gregos. Quando Silas e Timóteo chegaram da Macedónia, Paulo
consagrou-se totalmente à pregação, afirmando aos judeus que Jesus era o
Messias. Mas perante a oposição e blasfémias deles, sacudiu as vestes e
declarou-lhes: «O vosso sangue recaia sobre as vossas cabeças. Eu não sou
responsável por isso. A partir de agora, vou dirigir-me aos gentios». Saiu dali
e foi para casa de Tício Justo, homem que adorava a Deus e morava junto da
sinagoga. Entretanto, Crispo, chefe da sinagoga, acreditou no Senhor, ele e a
sua família, e muitos coríntios que ouviam a palavra de Paulo abraçavam também
a fé e recebiam o Batismo.
Salmo
Responsorial: 97
R. O Senhor manifestou
a salvação a todos os povos.
Cantai
ao Senhor um cântico novo pelas maravilhas que Ele operou. A sua mão e o seu
santo braço Lhe deram a vitória.
O
Senhor deu a conhecer a salvação, revelou aos olhos das nações a sua justiça.
Recordou-Se da sua bondade e fidelidade em favor da casa de Israel.
Os
confins da terra puderam ver a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor, terra
inteira, exultai de alegria e cantai.
Aleluia. Não vos
deixarei órfãos, diz o Senhor; voltarei para junto de vós e exultareis de
alegria. Aleluia.
Evangelho
(Jo 16,16-20): «Um pouco de tempo, e não mais me
vereis; e mais um pouco, e me vereis de novo». Alguns dos seus discípulos
comentavam: «Que significa isto que ele está dizendo: ‘Um pouco de tempo e não
mais me vereis, e mais um pouco, e me vereis de novo’ e ‘Eu vou para junto do
Pai’?» Diziam ainda: «O que é esse ‘pouco’? Não entendemos o que ele quer
dizer». Jesus entendeu que eles queriam fazer perguntas; então falou: «Estais
discutindo porque eu disse: ‘Um pouco de tempo, e não me vereis, e mais um
pouco, e me vereis de novo’? Em verdade, em verdade, vos digo: chorareis e
lamentareis, mas o mundo se alegrará. Ficareis tristes, mas a vossa tristeza se
transformará em alegria».
«Vossa tristeza se
transformará em alegria»
Rev. D. Joan Pere PULIDO i Gutiérrez (Sant Feliu de
Llobregat, Espanha)
Hoje
contemplamos mais uma vez a palavra de Deus com a ajuda do evangelista João.
Nestes últimos dias da Páscoa sentimos uma inquietação especial por viver esta
palavra e entendê-la. A mesma inquietação dos primeiros discípulos que se
expressa profundamente nas palavras de Jesus —«Um pouco de tempo, e não mais me
vereis; e mais um pouco, e me vereis de novo» (Jo 16,16) — concentra a tensão
de nossas inquietações de fé, da busca de Deus em nosso dia a dia.
Os
cristãos do século XXI sentimos essa mesma urgência que os cristãos do primeiro
século. Queremos ver Jesus, precisamos experimentar a sua presença em meio de
nós para reforçar a nossa fé, esperança e caridade. Por isso, sentimos tristeza
ao pensar que Ele não esteja entre nós, que não podamos sentir e tocar sua
presença, sentir e escutar sua palavra. Mas essa tristeza se transforma em
alegria profunda quando experimentamos sua presença segura entre nós.
Essa
presença, era recordada pelo Papa João Paulo II na sua última Carta encíclica
Ecclesia de Eucharistia, concretiza-se — especificamente — na Eucaristia: «A
Igreja vive da Eucaristia. Esta verdade não exprime apenas uma experiência
diária de fé, mas contém em síntese o próprio núcleo do mistério da Igreja».
Ela experimenta com alegria, como se realiza constantemente, de muitas
maneiras, a promessa do Senhor: `Eis que estou convosco todos os dias, até o
fim do mundo’ (Mt 28,20). (...) A Eucaristia é mistério de fé, e ao mesmo
tempo, “mistério de luz”. Quando a Igreja a celebra, os fiéis podem reviver, de
algum jeito a experiência dos discípulos de Emaús: «Então se lhes abriram os
olhos e o reconheceram (Lc 24,31)».
Peçamos
a Deus uma fé profunda, uma inquietação constante que se sacie na Eucaristia,
ouvindo e compreendendo a Palavra de Deus; comendo e saciando a nossa fome no
Corpo de Cristo. Que o espirito Santo enche de sua luz a nossa busca de Deus.
Reflexões de Frei
Carlos Mesters, O.Carm.
Jesus
diz "um pouco" (mikrón), ou seja, um tempo muito curto, como um
"momento". Ao longo dos muitos matizes, se quer enfatizar a brevidade
de tempo. Se o tempo que Jesus passou junto aos seus como Verbo Encarnado foi
muito curto, igualmente será breve o tempo entre sua partida e seu regresso.
Não haverá mudança na situação interna dos seus discípulos, porque não muda a
relação deles com Jesus: há uma proximidade permanente. Assim, a visão de Jesus
não sofrerá interrupção, mas terá como característica a comunhão de vida com
Ele (Jo 14,19). É interessante o uso repetido do verbo "ver" no versículo
16: "Um pouco de tempo, e não mais me vereis; e mais um pouco, e me vereis
de novo". A expressão "Um pouco de tempo, e não mais me vereis",
recorda a maneira pela qual os discípulos veem no Jesus histórico o Filho de
Deus; a outra expressão "mais um pouco, e me vereis de novo" se
refere à experiência do Cristo ressuscitado. Parece que Jesus quer dizer aos
seus discípulos que por brevíssimo tempo permanecerão ainda em condição de
vê-lo, reconhecê-lo em sua carne visível, mas depois o contemplarão com uma
visão diferente, porque ele se lhes mostrará transformado, transfigurado.
• João 16,17-19: A
incompreensão dos discípulos.
Enquanto
isso, alguns discípulos não conseguem entender o que significa esta ausência de
Jesus, ou seja, sua ida ao Pai. Experimentam desconforto diante das palavras de
Jesus, e o expressam com quatro interrogações, unidas na mesma expressão:
"O que é que isso nos diz?". O leitor já ouviu isso outras vezes nas
perguntas de Pedro, de Filipe, de Tomé, de Judas – não o Iscariotes, e agora as
dos discípulos que pedem explicações. Os discípulos não compreendem realmente o
que Ele está falando. Eles não entendem como Jesus, se ele vai ao Pai, pode ser
visto de novo por eles (vv.16-19). Mas a questão parece centrar-se sobre aquele
"pouco", que para o leitor parece ser um tempo muito longo que não
termina nunca, especialmente quando se está na angústia e tristeza. De fato,
não passa o tempo da tristeza. Espera-se uma resposta por parte de Jesus, mas o
evangelista retoma outra vez a pergunta: Estais discutindo porque eu disse: ‘Um
pouco de tempo, e não me vereis, e mais um pouco, e me vereis de novo’?
"(v.19).
• João 16,20: A
resposta de Jesus.
Na
verdade, Jesus não responde a pergunta que lhe fazem: "O que é esse
‘pouco’?" Mas os convida à confiança. É verdade que os discípulos serão
provados, vão sofrer muito, eles se sentirão sós diante de uma situação hostil,
abandonados a um mundo que se alegra com a morte de Jesus, mas Jesus assegura
que sua tristeza se tornará em alegria. À tristeza se contrapõe um tempo, no
qual tudo será invertido. A expressão adversativa "mas a vossa tristeza se
transformará em alegria", ressalta esta mudança de perspectiva. Para o
leitor, é claro que a expressão "um pouco", "dentro de um curto
espaço de tempo" corresponde ao momento ou época em que a situação será
alterada, mas até então, tudo será tristeza e prova.
Em
resumo, os discípulos recebem de Jesus uma promessa de felicidade e alegria; em
virtude daquele momento em que será invertida aquela situação difícil a que
"os seus" e a comunidade eclesial estão submetidos, eles entrarão na
realidade de um mundo iluminado pela ressurreição.
Para confronto pessoal
1. Tenho certeza de que vai passar o
tempo de teste e Ele vai estar comigo?
2. " Ficareis tristes, mas a
vossa tristeza se transformará em alegria." Qual é o impacto dessas
palavras de Jesus sobre os acontecimentos de sua vida? Como você vive as
situações de tristeza e angústia?
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