1ª Leitura (Ez
37,21-28): Assim fala o Senhor Deus: «Vou tirar
os filhos de Israel do meio das nações para onde foram, vou reuni-los de toda a
parte, para os reconduzir à sua terra. Farei deles um só povo, na sua terra,
nas montanhas de Israel, e um só rei reinará sobre todos eles. Nunca mais
tornarão a ser duas nações, nem ficarão divididos em dois reinos. Não voltarão
a manchar-se com os seus ídolos, com todas as suas abominações e pecados. Hei de
livrá-los de todas as infidelidades que cometeram e hei de purificá-los, para
que sejam o meu povo e Eu seja o seu Deus. O meu servo David será o seu rei, o
único pastor de todos eles. Caminharão segundo os meus mandamentos e obedecerão
às minhas leis, pondo-as em prática. Habitarão na terra que dei ao meu servo
Jacob, a terra em que moraram os vossos pais. Aí habitarão eles e os seus
filhos e os filhos dos seus filhos para sempre; e o meu servo David será o seu
soberano para sempre. Farei com eles uma aliança de paz, uma aliança eterna
entre Mim e eles. Hei de estabelecê-los, hei de multiplicá-los e colocarei no
meio deles o meu santuário para sempre. A minha morada será no meio deles:
serei o seu Deus e eles serão o meu povo. As nações saberão que Eu sou o
Senhor, que santifico Israel, quando o meu santuário estiver no meio deles para
sempre».
Salmo Responsorial:
Jer 31
R. Como o pastor guarda o seu
rebanho, assim nos guarda o Senhor.
Escutai, ó
povos, a palavra do Senhor e anunciai-as às ilhas distantes: Aquele que
dispersou Israel vai reuni-lo e guardá-lo como um pastor ao seu rebanho.
O Senhor
resgatou Jacob e libertou-o das mãos do seu dominador. Regressarão com brados
de alegria ao monte Sião, acorrendo às bênçãos do Senhor.
A virgem
dançará alegremente, exultarão os jovens e os velhos. Converterei o seu luto em
alegria e a sua dor será mudada em consolação e júbilo.
Deixai todos os vossos
pecados, diz o Senhor; criai um coração novo e um espírito novo.
Evangelho (Jo
11,45-56): Muitos judeus que tinham ido à casa
de Maria e viram o que Jesus fizera, creram nele. Alguns, porém, foram contar
aos fariseus o que Jesus tinha feito. Os sumos sacerdotes e os fariseus, então,
reuniram o sinédrio e discutiam: «Que vamos fazer? Este homem faz muitos
sinais. Se deixarmos que ele continue assim, todos vão acreditar nele; os
romanos virão e destruirão o nosso Lugar Santo e a nossa nação». Um deles,
chamado Caifás, sumo sacerdote naquele ano, disse: «Vós não entendeis nada! Não
percebeis que é melhor um só morrer pelo povo do que perecer a nação inteira?»
Caifás não falou isso por si mesmo. Sendo sumo sacerdote naquele ano,
profetizou que Jesus iria morrer pela nação; e não só pela nação, mas também
para reunir os filhos de Deus dispersos. A partir desse dia, decidiram matar
Jesus. Por isso, Jesus não andava mais em público no meio dos judeus. Ele foi
para uma região perto do deserto, para uma cidade chamada Efraim. Lá permaneceu
com os seus discípulos. A Páscoa dos judeus estava próxima. Muita gente da
região tinha subido a Jerusalém para se purificar antes da Páscoa. Eles
procuravam Jesus e, reunidos no templo, comentavam: «Que vos parece? Será que
ele não vem para a festa?» Entretanto, os sumos sacerdotes e os fariseus tinham
dado a seguinte ordem: se alguém soubesse onde Jesus estava, devia comunicá-lo,
para que o prendessem.
«Jesus iria morrer
pela nação; e não só pela nação, mas também para reunir os filhos de Deus
dispersos»
Rev. D. Xavier ROMERO i Galdeano (Cervera, Lleida,
Espanha)
Hoje, de
caminho para Jerusalém, Jesus sente-se perseguido, vigiado, sentenciado, porque
quanto maior e original tem sido sua revelação — o anuncio do Reino — mais
ampla e mais clara tem sido a divisão e a oposição que ele encontrou nos
ouvintes. «Então muitos judeus, que tinham ido à casa de Maria e que viram o
que Jesus fez, acreditaram nele. Alguns, foram ao encontro dos fariseus e
contaram o que Jesus tinha feito». (cf. Jo 11,45-46).
As palavras
negativas de Caifás, «Vocês não percebem que é melhor um só homem morrer pelo
povo, do que a nação inteira perecer?» (Jo 11,50), Jesus as assumirá
positivamente na redenção feita por nós. Jesus, o Filho Unigênito de Deus,
morre na cruz por amor a todos! Morre para realizar o plano do Pai, quer dizer,
«E não só pela nação, mas também para reunir os filhos de Deus que estavam
dispersos» (Jo 11,52).
E esta é a
maravilha e a criatividade de nosso Deus! Caifás, com sua sentença («Convém que
morra um só...») não faz mais que, por ódio, eliminar a um idealista; por outro
lado, Deus Pai, enviando o seu Filho por amor a nós, faz algo maravilhoso:
converter aquela sentença malévola em una obra de amor redentora, porque para
Deus Pai, cada homem vale todo o sangue derramado por Jesus Cristo!
Daqui a uma
semana cantaremos — em solene vigília— o Pregão Pascoal. A través dessa
maravilhosa oração, a Igreja faz louvor ao pecado original. E não o faz porque
desconheça sua gravidade, e sim porque Deus — em sua bondade infinita — tem
feito proezas como resposta ao pecado do homem. Isto é, ante o “desgosto
original”, Ele respondeu com a Encarnação, com o sacrifício pessoal e com a
instituição da Eucaristia. Por isso, a liturgia cantará no próximo sábado: «Que
assombroso benefício de teu amor por nós! Que incomparável ternura e caridade!
Oh feliz culpa que mereceu tal Redentor!».
Espero que
nossas sentenças, palavras e ações não sejam impedimentos para a evangelização,
uma vez que nós também recebemos de Cristo a responsabilidade, de reunir os
filhos de Deus dispersos: «Portanto, vão e façam com que todos os povos se
tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito
Santo» (Mt 28,19).
Reflexões de Frei
Carlos Mesters, O.Carm.
* O evangelho de hoje traz a parte final do longo relato
da ressurreição de Lázaro em Betânia, na casa de Marta e Maria (João 11,1-56).
A ressurreição de Lázaro é o sétimo sinal (milagre) de Jesus no evangelho de
João e é também o ponto alto e decisivo da revelação que ele vinha fazendo de
Deus e de si mesmo.
* A pequena comunidade de Betânia, onde Jesus gostava de
hospedar-se, reflete a situação e o estilo de vida das pequenas comunidades do
Discípulo Amado no fim do primeiro século lá na Ásia Menor. Betânia quer dizer
"Casa dos pobres". Eram comunidades pobres de gente pobre. Marta quer
dizer "Senhora" (coordenadora): uma mulher coordenava a comunidade.
Lázaro significa "Deus ajuda": a comunidade pobre esperava tudo de
Deus. Maria significa "amada de Javé": era a discípula amada, imagem
da comunidade. O episódio da ressurreição de Lázaro comunicava esta certeza:
Jesus traz vida para a comunidade dos pobres. Jesus é fonte de vida para todos
que nele acreditam.
* João 11,45-46: A repercussão do
sétimo Sinal no meio do povo
Depois da ressurreição
de Lázaro (Jo 11,1-44), vem a descrição da repercussão deste sinal no meio do
povo. O povo estava dividido. “Muitos judeus, que tinham ido à casa de Maria e
que viram o que Jesus fez, acreditaram nele”. Mas outros “foram ao encontro dos
fariseus e contaram o que Jesus tinha feito.
Estes últimos fizeram a denúncia. Para poder entender esta reação
negativa de uma parte do povo é preciso levar em conta que a metade da
população de Jerusalém dependia em tudo do Templo para poder viver e
sobreviver. Por isso, dificilmente eles iriam apoiar um desconhecido profeta da
Galileia que criticava o Templo e as autoridades. Isto também explica como
alguns se prestavam para ser informantes das autoridades.
* João 11,47-53: A repercussão do
sétimo Sinal no meio das autoridade
A notícia
da ressurreição de Lázaro fez crescer a popularidade de Jesus. Por isso, os
líderes religiosos convocam o conselho, o sinédrio, a autoridade máxima, para
discernir o que fazer. Pois, “esse homem está realizando muitos sinais. Se
deixamos que ele continue assim, todos vão acreditar nele; os romanos virão e
destruirão o Templo e toda a nação”. Eles tinham medo dos romanos. De fato, o
passado, desde a invasão romano em 64 antes de Cristo até à época de Jesus, já
tinha mostrado várias vezes que os romanos reprimiam com toda a violência
qualquer tentativa de rebelião popular (cf Atos 5,35-37). No caso de Jesus, a
reação romana poderia levar à perda de tudo, inclusive do Templo e da posição
privilegiada dos sacerdotes. Por isso, Caifás, o sumo sacerdote, decide: “É
melhor um só homem morrer pelo povo, do que a nação inteira perecer”. E o
evangelista faz este bonito comentário: “Caifás não falou isso por si mesmo.
Sendo sumo sacerdote nesse ano, profetizou que Jesus ia morrer pela nação. E
não só pela nação, mas também para reunir juntos os filhos de Deus que estavam
dispersos”. Assim, a partir deste momento, os líderes, preocupados com o
crescimento da liderança de Jesus e motivados pelo medo dos romanos, decidem
matar Jesus.
* João 11,54-56: A repercussão do
sétimo Sinal na vida de Jesus
O resultado
final é que Jesus tinha que viver como clandestino. “Ele não andava mais em
público entre os judeus. Retirou-se para uma região perto do deserto. Foi para
uma cidade chamada Efraim, onde ficou com seus discípulos”. A páscoa estava
próxima. Nessa época do ano, a população de Jerusalém triplicava por causa do
grande número de peregrinos e romeiros. A conversa de todos era em torno de
Jesus: "Que é que vocês acham? Será que ele não vem para a festa?" Da
mesma maneira, na época em que foi escrito o evangelho, no fim do primeiro
século, época da perseguição do imperador Domiciano (81 a 96), as comunidades
cristãs que traziam a vida para os outros viam-se obrigadas a viver na
clandestinidade.
* Uma chave para entender o sétimo
sinal da ressurreição de Lázaro
Lázaro
estava doente. As irmãs Marta e Maria mandaram chamar Jesus: "Aquele a
quem amas está doente!" (Jo 11,3.5). Jesus atende ao pedido e explica aos
discípulos: "Essa doença não é mortal, mas é para a glória de Deus, para
que por nela seja glorificado o Filho de Deus!" (Jo 11,4) No evangelho de
João, a glorificação de Jesus acontece através da sua morte (Jo 12,23; 17,1).
Uma das causas da sua condenação à morte vai ser a ressurreição de Lázaro (Jo
11,50; 12,10). Muitos judeus estavam na casa de Marta e Maria para consolá-las
da perda do irmão. Os judeus, representantes da Antiga Aliança, só sabem
consolar. Não trazem vida nova. Jesus é que vai trazer vida nova! Assim, de um
lado, a ameaça de morte contra Jesus! De outro lado, Jesus chegando para vencer
a morte! É neste contexto de conflito entre vida e morte, que se realiza o
sétimo sinal da ressurreição de Lázaro.
Marta diz
que crê na ressurreição. Os fariseus e a maioria do povo também acreditavam na
Ressurreição (At 23,6-10; Mc 12,18). Acreditavam, mas não a revelavam. Era
apenas fé na ressurreição no fim dos tempos e não na ressurreição presente na
história, aqui e agora. Esta fé antiga não renovava a vida. Pois não basta crer
na ressurreição que vai acontecer no final dos tempos, mas tem que crer que a
Ressurreição já está presente aqui e agora na pessoa de Jesus e naqueles que
acreditam em Jesus. Sobre estes a morte já não tem mais nenhum poder, porque
Jesus é a "ressurreição e a vida". Mesmo sem ver o sinal concreto da
ressurreição de Lázaro, Marta confessa a sua fé: "Eu creio que tu és o
Cristo, o filho de Deus que vem ao mundo" (Jo 11,27).
Jesus manda
tirar a pedra. Marta reage: "Senhor, já cheira mal! É o quarto
dia!"(Jo 11,39). Novamente, Jesus a
desafia apelando para a fé na ressurreição, aqui e agora, como um sinal da
glória de Deus: "Não te disse que, se creres, verás a glória de
Deus?" (Jo 11,40). Retiraram a pedra. Diante do sepulcro aberto e diante
da incredulidade das pessoas, Jesus se dirige ao Pai. Na sua prece, primeiro,
faz ação de graças: "Pai, dou-te graças, porque me ouviste. Eu sabia que
tu sempre me ouves!" (Jo 11,41-42). Jesus conhece o Pai e confia nele. Mas
agora ele pede um sinal por causa da multidão que o rodeia, para que possa
acreditar que ele, Jesus, é o enviado do Pai. Em seguida, ele grita em alta
voz, grito criador: "Lázaro, vem para fora!" E Lázaro veio para fora
(Jo 11,43-44). É o triunfo da vida sobre a morte, da fé sobre a incredulidade!
Um agricultor comentou: "A nós cabe retirar a pedra! E aí Deus ressuscita
a comunidade. Tem gente que não quer tirar a pedra, e por isso a comunidade
deles não tem vida!"
Para um confronto pessoal
1) O que significa para mim, bem concretamente, crer na
ressurreição?
2) Parte do povo aceitava Jesus, parte não aceitava.
Hoje, parte do povo aceita a renovação da igreja, e parte não aceita. E eu?
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