1ª Leitura (Ef 6,1-9):
Filhos, obedecei aos vossos pais, no
Senhor, como é justo: «Honra pai e mãe» é o primeiro mandamento acompanhado de
uma promessa: «para que sejas feliz e tenhas vida longa sobre a terra». Pais,
não exaspereis os vossos filhos, mas educai-os com a disciplina e os conselhos
inspirados pelo Senhor. Servos, obedecei aos vossos senhores terrenos, como a
Cristo, com temor e respeito e na simplicidade de coração; não com a submissão
aparente de quem pretende agradar aos homens, mas como servos de Cristo, que
com toda a alma fazem a vontade de Deus. Servi de bom grado, como se servísseis
ao Senhor e não a homens, pois sabeis que cada um receberá do Senhor a
recompensa do bem que tiver praticado, quer seja escravo ou homem livre. E vós,
senhores, tratai os vossos servos do mesmo modo; evitai as ameaças, pois sabeis
que tanto eles como vós tendes o mesmo Senhor, que está no Céu e não faz
distinção de pessoas.
Salmo Responsorial: 144
R.
O Senhor é fiel em todas as suas palavras.
Graças Vos deem,
Senhor, todas as criaturas e bendigam-Vos os vossos fiéis. Proclamem a glória
do vosso reino e anunciem os vossos feitos gloriosos;
Para darem a conhecer
aos homens o vosso poder, a glória e o esplendor do vosso reino. O vosso reino
é um reino eterno, o vosso domínio estende-se por todas as gerações.
O Senhor é fiel à sua
palavra e perfeito em todas as suas obras. O Senhor ampara os que vacilam e
levanta todos os oprimidos.
Aleluia. Deus chamou-nos por meio do
Evangelho, para alcançarmos a glória de Nosso Senhor Jesus Cristo. Aleluia.
Evangelho (Lc 13,22-30): Jesus
atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para
Jerusalém. Alguém lhe perguntou: “Senhor, é verdade que são poucos os que se
salvam?” Ele respondeu: ”Esforçai-vos por entrar pela porta estreita. Pois eu
vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão. Uma vez que o dono da
casa se levantar e fechar a porta, vós, do lado de fora, começareis a bater,
dizendo: ‘Senhor, abre-nos a porta! ’. Ele responderá: ‘Não sei de onde sois’.
Então começareis a dizer: ‘Comemos e bebemos na tua presença, e tu ensinaste em
nossas praças! ’. Ele, porém, responderá: ‘Não sei de onde sois. Afastai-vos de
mim, todos vós que praticais a iniquidade! ’ E ali haverá choro e ranger de
dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas, no
Reino de Deus, enquanto vós mesmos sereis lançados fora. Virão muitos do
oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de
Deus. E assim há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos».
«Senhor, é verdade que são poucos os
que se salvam?»
Rev.
D. Lluís RAVENTÓS i Artés (Tarragona, Espanha)
Encerramento do Mês Missionário |
Assim pois, pergunta:
«Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?» Jesus não aceita esta
sugestão. A salvação é uma questão muito séria como para ser resolvida mediante
um cálculo de probabilidades. DEUS «não quer que ninguém se perca, e sim que
todos se convertam» (2Pe 3,9).
Jesus responde:
«Esforçai-vos por entrar pela porta estreita. Pois eu vos digo que muitos
tentarão entrar e não conseguirão. ‘Uma vez que o dono da casa se levantar e
fechar a porta, vós, do lado de fora, começareis a bater, dizendo: ‘Senhor,
abre-nos a porta! ’. Ele responderá: ‘Não sei de onde sois’.» (Lc 13,24-25).
Como podem ser ovelhas de seu rebanho se não seguem ao Bom Pastor, nem aceitam
o Magistério da Igreja? «Ele, porém, responderá: ‘Não sei de onde sois.
Afastai-vos de mim, todos vós que praticais a iniquidade! E ali haverá choro e
ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os
profetas, no Reino de Deus, enquanto vós mesmos sereis lançados fora.» (Lc
13,27-28).
Nem Jesus, nem a
Igreja temem que a imagem de Deus Pai seja manchada ao revelar o mistério do
inferno. Como afirma o Catecismo da Igreja, «as afirmações da Sagrada Escritura
e os ensinamentos da Igreja a propósito do inferno são um chamado à
responsabilidade com a qual o homem deve usar sua liberdade em relação com seu
destino eterno. Constituem ao mesmo tempo um rápido chamado à conversão» (n.
1036).
“Deixemos de brincar
de espertos” e de fazer cálculos. Preocupemo-nos por entrar pela porta
estreita, voltando a começar tantas vezes quantas sejam necessária, confiados
em sua misericórdia «Todo isso, que te preocupa de momento — diz são Josemaria
— importa más o menos — O que importa absolutamente é que seja feliz, que te
salves».
Reflexões de Frei Carlos Mesters,
O.Carm.
* O evangelho de hoje
traz mais um episódio acontecido durante a longa caminhada de Jesus desde a Galileia
até Jerusalém, cuja descrição ocupa mais de uma terça parte do evangelho de
Lucas (Lc 9,51 a 19,28).
*
Lucas 13,22: A caminho de Jerusalém
“Jesus atravessava
cidades e povoados, ensinando e prosseguindo caminho para Jerusalém”. Mais uma vez Lucas menciona que Jesus está a
caminho de Jerusalém. Durante os dez capítulos que descrevem a viagem até
Jerusalém (Lc 9,51 a 19,28), Lucas, constantemente, lembra que Jesus está a
caminho de Jerusalém (Lc 9,51.53.57; 10,1.38; 11,1; 13,22.33; 14,25; 17,11;
18,31; 18,37; 19,1.11.28). O que é claro e definido, desde o começo, é o
destino da viagem: Jerusalém, a capital, onde Jesus será preso e morto (Lc 9,31.51).
Raramente, informa o percurso e os lugares por onde Jesus passava. Só no começo
da viagem (Lc 9,51), no meio (Lc 17,11) e no fim (Lc 18,35; 19,1), ficamos
sabendo algo a respeito do lugar por onde Jesus estava passando. Deste modo,
Lucas sugere o seguinte ensinamento: temos que ter claro o objetivo da nossa
vida, e assumi-lo decididamente como Jesus fez. Devemos caminhar. Não podemos
parar. Nem sempre, porém, é claro e definido por onde passamos. O que é certo é
o objetivo: Jerusalém, onde nos aguarda o “êxodo” (Lc 9,31), a paixão, morte e
ressurreição.
*
Lucas 13,23: A pergunta sobre o número dos que se salvam
Nesta caminhada para
Jerusalém acontece de tudo: informações sobre massacres e desastres (Lc
13,1-5), parábolas (Lc 13,6-9.18-21), discussões (Lc 13,10-13) e, no evangelho
de hoje, perguntas do povo: "Senhor, é verdade que são poucos aqueles que
se salvam?" Sempre a mesma pergunta em torno da salvação!
*
Lucas 13,24-25: A porta estreita
Jesus diz que a porta
é estreita: "Façam todo o esforço possível para entrar pela porta
estreita, porque eu lhes digo: muitos tentarão entrar, e não conseguirão”. Será que Jesus diz isto só para encher-nos de
medo e obrigar-nos a observar a lei como ensinavam os fariseus? O que significa
esta porta estreita? De que porta se trata? No Sermão da Montanha Jesus sugere
que a entrada para o Reino tem oito portas. São as oito categorias de pessoas
das bem-aventuranças: (1) pobres em espírito, (2) mansos, (3) aflitos, (4)
famintos e sedentos de justiça, (5) misericordiosos, (6) puros de coração, (7)
construtores da paz e (8) perseguidos por causa da justiça (Mt 5,3-10). Lucas
as reduziu para quatro: (1) pobres, (2) famintos, (3) tristes e (4) perseguidos
(Lc 6,20-22). Só entra no Reino quem pertence a uma destas categorias
enumeradas nas bem-aventuranças. Esta é a porta estreita. É o novo olhar sobre
a salvação que Jesus nos comunica. Não há outra porta! Trata-se da conversão
que Jesus pede de nós. Ele insiste: "Façam todo o esforço possível para
entrar pela porta estreita, porque eu lhes digo: muitos tentarão entrar, e não
conseguirão. Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vocês vão
ficar do lado de fora. E começarão a bater na porta, dizendo: Senhor, abre a
porta para nós! E ele responderá: Não sei de onde são vocês”. Enquanto a hora
do julgamento não chegar, é tempo favorável para a conversão, para mudar nossa
visão sobre a salvação e entrar em uma das oito categorias.
*
Lucas 13,26-28: O trágico mal-entendido
Deus responde aos que
batem na porta: “Não sei de onde são vocês”. Mas eles insistem e argumentam:
Nós comíamos e bebíamos diante de ti, e tu ensinavas em nossas praças! Não
basta ter convivido com Jesus, de ter participado da multiplicação dos pães e
de ter escutado seus ensinamentos nas praças das cidades e povoados. Não basta
ter ido à igreja e de ter participado das instruções do catecismo. Deus
responderá: Não sei de onde são vocês. Afastem-se de mim, todos vocês que
praticam injustiça!”. Mal-entendido trágico e falta total de conversão, de
compreensão. Jesus declara injustiça aquilo que os outros consideram ser coisa
justa e agradável a Deus. É uma visão totalmente nova sobre a salvação. A porta
é realmente estreita.
*
Lucas 13,29-30: A chave que explica o mal-entendido
“Muita gente virá do
oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de
Deus. Vejam: há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão
últimos". Trata-se da grande
mudança que se operou com a vinda de Deus até nós em Jesus. A salvação é universal
e não só do povo judeu. Todos os povos terão acesso e poderão passar pela porta
estreita.
Para
um confronto pessoal
1) Ter o objetivo claro e caminhar
para Jerusalém: Será que tenho objetivos claros na minha vida ou deixo-me levar
pelo vento do momento da opinião pública?
2) A porta é estreita. Qual a visão
que tenho da Deus, da vida, da salvação?
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