1ª
Leitura (Tg 4,13-17): Caríssimos: Agora,
escutai-me, vós que dizeis: «Hoje ou amanhã iremos a tal cidade, onde
passaremos um ano, fazendo negócio e tirando lucro». Mas vós não sabeis o que
traz o dia de amanhã. Que vem a ser, afinal, a vossa vida? Sois como a neblina
que aparece um momento e se esvai em seguida. Deveríeis antes dizer: «Se o
Senhor quiser, estaremos vivos e faremos isto ou aquilo». Mas ao contrário,
envaideceis-vos com a vossa arrogância. Toda a presunção desse gênero é má.
Assim, quem sabe fazer o bem e não o faz comete pecado.
Salmo
Responsorial: 48
R. Bem-aventurados os
pobres em espírito, porque deles é o reino dos Céus.
Povos
todos, escutai, habitantes do mundo inteiro, prestai ouvidos, humildes e
poderosos, ricos e pobres, todos juntos.
Porque
hei de inquietar-me nos dias maus, quando me cerca a iniquidade dos
perseguidores, dos que confiam na sua opulência e se vangloriam na sua grande
riqueza?
O
homem não pode pagar o seu resgate, não pode pagar a Deus a sua redenção. É
muito caro o resgate da sua vida e ele nunca pagará o suficiente, para
prolongar indefinidamente a sua ida
e
não experimentar a corrupção da morte.
Vê
que morrem os sábios como perecem o ignorante e o insensato e deixam a outros a
sua riqueza.
Aleluia. Eu sou o
caminho, a verdade e a vida, diz o Senhor: Ninguém vai ao Pai senão por Mim.
Aleluia.
Evangelho
(Mc 9,38-40): João disse a Jesus:
«Mestre, vimos alguém expulsar demônios em teu nome. Mas nós o proibimos,
porque ele não andava conosco». Jesus, porém, disse: «Não o proibais, pois
ninguém que faz milagres em meu nome poderá logo depois falar mal de mim. Quem
não é contra nós, está a nosso favor».
«Quem não é contra
nós, está a nosso favor»
Rev.
D. David CODINA i Pérez (Puigcerdà, Gerona, Espanha)
Hoje
escutamos uma recriminação ao apóstolo João, que vê a gente fazer o bem no nome
de Cristo sem formar parte do grupo de seus discípulos: «Mestre, vimos alguém
expulsar demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque ele não andava
conosco» (Mc 9,38). Jesus nos dá a visão adequada que devemos ter diante destas
pessoas: acolhê-las e aumentar essa visão, com humildade respeito a nós mesmos,
compartilhando sempre um mesmo nexo de comunhão, uma mesma fé, uma mesma
orientação, ou seja, caminhar juntos à perfeição do amor a Deus e ao próximo.
Este
modo de viver nossa vocação de “Igreja” nos convida a revisar com paz e
seriedade a coerência com que vivemos esta abertura de Jesus Cristo. Enquanto
houver “outros” que nos “incomodem” porque fazem o mesmo que nós, isto é um
claro indício de que o amor de Cristo ainda não nos impregna em toda sua
profundidade, e nos pedirá a “humildade” de aceitar que não esgotamos “toda a
sabedoria e o amor de Deus”. Definitivamente, aceitar que somos aqueles que
Cristo escolhe para anunciar a todos como a humildade é o caminho para
aproximar-nos a Deus.
Jesus
obrou assim desde sua Encarnação, quando nos aproxima ao máximo a majestade de
Deus na insignificância dos pobres. Diz são João Crisóstomo: «Cristo no se
contentou em padecer na cruz e com a morte, e quis também fazer-se pobre e
peregrino, ir errante e nu, quis ser jogado no cárcere e sofrer as debilidades,
para conseguir a tua conversão». Se Cristo não deixou passar nenhuma
oportunidade para que possamos viver o amor com os demais, tampouco deixemos
passar a ocasião de aceitar ao que é diferente a nós no modo de viver sua
vocação a formar parte da Igreja, porque «Quem não é contra nós, está a nosso
favor» (Mc 9,40).
Reflexões de Frei
Carlos Mesters, O.Carm.
* O Evangelho de hoje traz alguns
conselhos de Jesus sobre o relacionamento dos adultos com os pequenos e
excluídos. Naquele tempo, muita gente pequena era excluída e marginalizada. Não
podia participar. Muitos deles perdiam a fé. O texto que vamos meditar tem
algumas afirmações estranhas que, se tomadas ao pé da letra, causam
perplexidade na gente.
* Marcos 9,41: Um copo
de água tem recompensa.
Uma
frase solta de Jesus foi inserida aqui: Eu garanto a vocês: quem der para vocês
um copo de água porque vocês são de Cristo, não ficará sem receber sua
recompensa. Dois pensamentos: 1) “Quem der para vocês um copo de água”: Jesus
está indo para Jerusalém para entregar sua vida. Gesto de grande doação! Mas
ele não esquece os gestos pequenos de doação no dia a dia da vida: um copo de
água, um acolhimento, uma esmola, tantos gestos. Quem despreza o tijolo, nunca
faz casa! 2) “Porque vocês são de Cristo”: Jesus se identifica conosco que
queremos pertencer a Ele. Isto significa que, para Ele, temos muito valor.
* Marcos 9,42:
Escândalo para os pequenos.
Escândalo,
literalmente, é pedra no caminho, pedra no sapato; é aquilo que desvia uma
pessoa do bom caminho. Escandalizar os pequenos é ser motivo pelo qual os
pequenos se desviam do caminho e percam a fé em Deus. Quem faz isto recebe a
seguinte sentença: “Corda no pescoço com pedra de moinho para ser jogado no
fundo do mar!” Por que tanta severidade? É porque Jesus se identifica com os
pequenos (Mt 25,40.45). Quem toca neles, toca em Jesus! Hoje, no mundo inteiro,
os pequenos, os pobres, muitos deles estão saindo das igrejas tradicionais.
Cada ano, só na América Latina, são em torno de três milhões de pessoas que
migram para outras igrejas. Já não conseguem crer no que professamos na nossa
igreja! Por que será? Até onde nós temos culpa? Merecemos a corda no pescoço?
* Marcos 9,43-48:
Cortar mão e pé, arrancar o olho.
Jesus
manda a pessoa arrancar mão, pé e olho, caso estes forem motivo de escândalo.
Ele diz: “É melhor entrar na vida ou no Reino com um pé (mão, olho), do que
entrar no inferno ou na Geena com dois pés (mãos, olhos)”. Estas frases não
podem ser tomadas ao pé da letra. Elas significam que a pessoa deve ser radical
na opção por Deus e pelo Evangelho. A expressão ”Geena (inferno) onde tem verme
que não morre e o fogo que não se apaga”, é uma imagem para indicar a situação
da pessoa que fica sem Deus. A Geena era o nome de um vale perto de Jerusalém, onde
se jogava o lixo da cidade e onde sempre havia um fogo de monturo queimando o
lixo. Este lugar fedorento era usado pelo povo para simbolizar a situação da
pessoa que ficava sem participar do Reino de Deus.
* Marcos 9,49-50: Sal
e Paz
Estes
dois versículos ajudam a entender as palavras severas sobre o escândalo. Jesus
diz: “Tenham sal em vocês, e estejam em paz uns com os outros!” A comunidade,
na qual se convive em paz, uns com os outros, é como o pouco de sal que tempera
a comida toda. A convivência pacífica e fraterna na comunidade é o sal que
tempera a vida do povo no bairro. É um sinal do Reino, uma revelação da Boa
Notícia de Deus. Estamos sendo sal? Sal que não tempera não serve para mas
nada!
* Jesus acolhe e
defende a vida dos pequenos
Várias
vezes, Jesus insiste no acolhimento a ser dado aos pequenos. “Quem acolhe a um
destes pequenos em meu nome é a mim que acolhe” (Mc 9,37). Quem dá um copo de
água a um destes pequenos não perderá a sua recompensa (Mt 10,42). Ele pede
para não desprezar os pequenos (Mt 18,10). E no julgamento final os justos vão
ser recebidos porque deram de comer a “um destes mais pequeninos” (Mt 25,40).
Se Jesus insiste tanto no acolhimento a ser dado aos pequenos, é porque devia
haver muita gente pequena sem acolhimento! De fato, mulheres e crianças não
contavam (Mt 14,21; 15,38), eram desprezadas (Mt 18,10) e silenciadas (Mt
21,15-16). Até os apóstolos impediam que elas chegassem perto de Jesus (Mt
19,13; Mc 10,13-14). Em nome da lei de Deus, mal interpretada pelas autoridades
religiosas da época, muita gente boa era excluída. Em vez de acolher os
excluídos, a lei era usada para legitimar a exclusão. Nos evangelhos, a
expressão “pequenos” (em grego se diz elachistoi, mikroi ou nepioi), às vezes,
indica “criança”, outras vezes, indica os setores excluídos da sociedade. Não é
fácil discernir. Às vezes, o que é “pequeno” num evangelho, é “criança” no
outro. É porque criança pertencia à categoria dos “pequenos”, dos excluídos.
Além disso, nem sempre é fácil discernir entre o que vem do tempo de Jesus e o
que é do tempo das comunidades para as quais foram escritos os evangelhos.
Mesmo assim, o que resulta claro é o contexto de exclusão que vigorava na época
e a imagem que as primeiras comunidades conservaram de Jesus: Jesus se coloca
do lado dos pequenos, dos excluídos, e assume a sua defesa.
Para um confronto
pessoal
1) Na nossa sociedade e na nossa
comunidade, quem são hoje os pequenos e os excluídos? Como está sendo o
acolhimento que nós damos a eles?
2) “Corda no pescoço”. Será que o meu
comportamento merece a corda ou uma cordinha no pescoço? E o comportamento da
nossa comunidade: merece?
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