Sto Alberto de Trapani, presbítero Pai de nossa Ordem. |
Evangelho
(Mt 14,13-21): Naquele tempo, ao ser
informado da morte de João, Jesus partiu dali e foi, de barco, para um lugar
deserto, a sós. Quando as multidões o souberam, saíram das cidades e o seguiram
a pé. Ao sair do barco, Jesus viu uma grande multidão. Encheu-se de compaixão
por eles e curou os que estavam doentes. Ao entardecer, os discípulos
aproximaram-se dele e disseram: «Este lugar é deserto e a hora já está
adiantada. Despede as multidões, para que possam ir aos povoados comprar
comida!». Jesus, porém lhes disse: «Eles não precisam ir embora. Vós mesmos
dai-lhes de comer!». Os discípulos responderam: «Só temos aqui cinco pães e
dois peixes». Ele disse: «Trazei-os aqui». E mandou que as multidões se
sentassem na relva. Então, tomou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os
olhos para o céu e pronunciou a bênção, partiu os pães e os deu aos discípulos;
e os discípulos os distribuíram às multidões. Todos comeram e ficaram saciados,
e dos pedaços que sobraram recolheram ainda doze cestos cheios. Os que comeram
foram mais ou menos cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças.
«Ergueu os olhos para
o céu...»
Rev. D. Xavier ROMERO i Galdeano (Cervera, Lleida,
Espanha)
Hoje, o
Evangelho toca nossos "esquemas mentais"... Por isso, hoje, como nos
tempos de Jesus, podem surgir as vozes dos prudentes para sopesar se vale a
pena determinado assunto. Os discípulos, ao ver que se fazia tarde e, como não
sabiam como atender àquelas pessoas reunidas em torno de Jesus, encontraram uma
saída honrosa: «Que possam ir aos povoados comprar comida!» (Mt 14,15). Não
podiam esperar que seu Mestre e Senhor contrariasse esse raciocínio,
aparentemente tão prudente, dizendo-lhes: «Vós mesmos dai-lhes de comer!» (Mt
14,16).
Um ditado
popular diz: «Aquele que deixa Deus fora de suas contas, não sabe contar». E é
verdade, os discípulos — e nós também — não sabemos contar, porque nos esquecemos
frequentemente, de acrescentar o elemento de maior importância na soma: Deus
mesmo entre nós.
Os
discípulos fizeram bem as contas; contaram com exatidão o número de pães e
peixes, mas ao dividi-los mentalmente entre tanta gente, eles obtinham sempre
um zero periódico; por isso optaram pelo realismo prudente: «Só temos aqui
cinco pães e dois peixes» (Mt 14,17). Não percebem que eles têm a Jesus
—verdadeiro Deus e verdadeiro homem— entre eles!
Parafraseando
a São Josemaria, não nos seria mal recordar aqui que: «os empreendimentos de
apostolado, está certo — é um dever — que consideres os teus meios terrenos (2
+ 2 = 4). Mas não esqueças nunca! Que tens de contar, felizmente, com outra
parcela: Deus + 2 + 2...». O otimismo cristão não é baseado na ausência de
dificuldades, de resistências e de erros pessoais, mas em Deus que nos diz:
«Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos» (Mt 28,20).
Seria bom
se você e eu, quando confrontados com as dificuldades, antes de darmos uma
sentença de morte à ousadia e ao otimismo do espírito cristão, contássemos com
Deus. Tomara que possamos dizer como São Francisco, naquela oração genial:
«Onde houver ódio que eu leve o amor», isto é, onde as contas não baterem, que
contemos com Deus.
Reflexão
• O
capítulo 14 de Mateus, que inclui a história da multiplicação dos pães, propõe
um itinerário que leva o leitor à descoberta progressiva da fé em Jesus: via desde
a falta de fé dos conterrâneos de Jesus ao reconhecimento do Filho de Deus
passando pelo dom do pão. Os concidadãos de Jesus estão surpreendidos com a sua
sabedoria, mas não compreendem que ela age através de suas obras. Tendo até
mesmo um conhecimento direto da família de Jesus, de sua mãe, irmãos e irmãs,
não conseguem aceitar a Jesus, a não ser apenas sua condição humana: é o filho
do carpinteiro. Incompreendido em sua terra natal, a partir de agora Jesus
viverá entre o povo ao qual dedicará toda a sua atenção e solidariedade,
curando e alimentando as multidões.
• Dinâmica da narrativa. Mateus narra
acuradamente o episódio da multiplicação dos pães. O episódio está narrado
entre duas expressões de transição nas quais se diz que Jesus se retira
"aparte" das multidões, os discípulos da barca (vv.13-14; vv.22-23).
O versículo 13 não só serve como uma transição, mas também fornece o motivo
pelo qual Jesus está em um lugar deserto. Esta estratégia serve para
especificar o ambiente em que ocorre o milagre. O evangelista enfoca a história
na multidão e na atitude de Jesus a respeito da mesma.
• Jesus se comove em seu interior. No
momento em que chega, Jesus encontra uma multidão que o espera; ao ver as
multidões se comove e cura os seus doentes. É uma multidão "cansada e
abatida como ovelhas sem pastor" (9,36; 20,34) O verbo que expressa a
compaixão de Jesus é verdadeiramente expressivo: a Jesus "se lhe despedaça
o coração", corresponde ao verbo hebraico que expressa amor visceral da
mãe. É o mesmo sentimento que tinha Jesus diante do túmulo de Lázaro (Jo
11,38). Compaixão é o aspecto subjetivo da experiência de Jesus, que se faz
efetiva com o dom do pão.
• O dom do pão. O relato da multiplicação
dos pães se abre com uma expressão: "Caía a tarde" (v.15), que também
introduz o relato da Última Ceia (Mt 26,20) e do sepultamento de Jesus (Mt
27,57 ). À tarde, então, Jesus convida os apóstolos para alimentar a multidão,
em meio ao deserto longe de vilas e cidades. Jesus e os discípulos estão diante
de um problema humano muito forte: alimentar a grande multidão que segue Jesus.
Mas eles não conseguem suprir as necessidades materiais da multidão, sem o
poder de Jesus. A resposta imediata dos discípulos é mandá-los para casa.
Diante dos limites humanos, Jesus intervém e realiza o milagre saciando a todos
os que o seguem. Dar de comer é aqui a resposta de Jesus, de seu coração que se
faz em pedaços diante de uma necessidade humana muito específica. O dom do pão
não é apenas suficiente para satisfazer a multidão, mas é tão abundante que se
deve recolher as sobras. No v. 19b parece que Mateus deu um significado
eucarístico ao episódio da multiplicação dos pães: "elevando os olhos ao
céu, abençoou-os. Partindo em seguida os pães, deu-os aos seus
discípulos," o papel da discípulos também fica muito evidente na função de
mediação entre Jesus e a multidão: "os discípulos distribuíram ao
povo" (v. 19c). Os gestos que acompanham o milagre são idênticos aos que
Jesus adotará mais tarde na "noite em que foi entregue": levanta os
olhos, abençoa o pão e o parte. Disto se deduz o valor simbólico do milagre:
pode se considerar uma antecipação da Eucaristia. Além disso, alimentar a
multidão por parte de Jesus é um "sinal" de que ele é o Messias e de
que prepara um banquete de festa para toda a humanidade. De Jesus, que
distribuiu os pães, os discípulos aprendem o valor da partilha. É um gesto
simbólico que contém um fato real que vai além do episódio mesmo e se projeta
para o futuro: o dom da nossa Eucaristia diária, em que revivemos aquele gesto
do pão partido, é necessário que seja reiterado ao longo do jornada.
Para um confronto pessoal
1. Você se esforça para fazer gestos de solidariedade com
aqueles que estão perto de você partilhando o caminho da vida? Diante dos
problemas concretos de seus amigos ou parentes, você sabe oferecer sua ajuda e
tua disponibilidade de colaborar para encontrar maneiras de resolver?
2. Jesus, antes de partir o pão, levanta os olhos para o
céu, você sabe agradecer ao Senhor pelo dom pão diário? Você sabe compartilhar
seus bens com os outros, especialmente com os pobres?
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