ORAÇÃO PREPARATÓRIA
Senhor Jesus
Cristo, unindo-me à divina intenção com que na terra pelo vosso Coração
Sacratíssimo rendestes louvores a Deus e ainda agora os rendeis de contínuo e
em todo o mundo no Santíssimo Sacramento da Eucaristia até a consumação dos
séculos, eu vos ofereço por este dia inteiro, sem exceção de um instante, à
imitação do Sagrado Coração da Bem-aventurada Maria sempre Virgem Imaculada,
todas as minhas intenções e pensamentos, todos os meus afetos e desejos, todas
as minhas obras e palavras. Amém.
LECTIO DIVINA
Evangelho (Mt
7,6.12-14): «Não deis aos cães o que é
santo, nem jogueis vossas pérolas diante dos porcos. Pois estes, ao pisoteá-las
se voltariam contra vós e vos estraçalhariam. Tudo, portanto, quanto desejais
que os outros vos façam, fazei-o, vós também, a eles. Isto é a Lei e os
Profetas. Entrai pela porta estreita! Pois larga é a porta e espaçoso o caminho
que leva à perdição, e muitos são os que entram! Como é estreita a porta e
apertado o caminho que leva à vida, e poucos são os que o encontram!».
«Entrai pela porta
estreita»
Diácono D. Evaldo PINA FILHO (Brasília, Brasil)
Hoje, o
Senhor nos faz três recomendações. A primeira, «Não deis aos cães o que é
santo, nem jogueis vossas pérolas diante dos porcos» (Mt 7,6), contrastes em
que “bens” são associados a “pérolas” e ao “que é santo”; e “cães e porcos” ao
que é impuro. São João Crisóstomo ensina que «nossos inimigos são iguais a nós
quanto à natureza, mas não quanto à fé». Apesar dos benefícios terrenos serem
concedidos igualmente aos dignos e indignos, não é assim quanto às graças
espirituais”, privilégio daqueles que são fiéis a Deus. A correta distribuição
dos bens espirituais implica em zelo pelas coisas sagradas.
A segunda é a
chamada “regra de ouro” (cf. Mt 7,12), que compendia tudo o que a Lei e os
Profetas recomendaram, tal como ramos de uma única árvore: o amor ao próximo
pressupõe o Amor a Deus e, dele resulta.
Fazer ao
próximo o que se deseja seja feito conosco implica na transparência de ações
para com o outro, no reconhecimento de sua semelhança a Deus, de sua dignidade.
Por que razão nós desejamos o Bem para nós mesmos? Porque o meio de
identificação para ser profundamente reconhecidos é a união com o Criador.
Sendo o Bem, para nós, o único meio para a vida em plenitude, é inconcebível
sua ausência na nossa relação com o próximo. Não há lugar para o bem onde
prevaleça a falsidade e prepondere o mal.
Por fim, a
“porta estreita”... O Papa Bento XVI nos pergunta: «O que significa esta ‘porta
estreita’? Por que muitos não conseguem entrar por ela? Trata-se de uma
passagem reservada a alguns eleitos?» Não! A mensagem de Cristo «nos é dirigida
no sentido de que todos podem entrar na vida. A passagem é ‘estreita’, mas
aberta a todos; ‘estreita’ porque exigente, requer compromisso, abnegação,
mortificação do próprio egoísmo».
Roguemos ao
Senhor que realizou a salvação universal com sua morte e ressurreição que nos
reúna a todos no Banquete da vida eterna.
«Entrai pela porta
estreita»
+ Rev. D. Lluís ROQUÉ i Roqué (Manresa, Barcelona,
Espanha)
Hoje, Jesus
nos faz três recomendações importantes. Não obstante, centraremos nossa atenção
na última: «Entrai pela porta estreita!» (Mt 7,13), para conseguir a vida plena
e sermos sempre felizes, para evitar cair na perdição e deparar-nos condenados
para sempre.
Se der uma
olhada ao seu redor e à sua própria existência, facilmente comprovará que tudo
quanto vale, custa, e tendo certo nível elevado está sujeito à recomendação do
Mestre: como disseram os Pais da Igreja, com grande profundidade, «pela cruz se
cumprem todos os mistérios que contribuem à nossa salvação» (São Joao Crisóstomo).
Uma vez, no leito da sua agonia, uma anciã que tinha sofrido muito em sua vida,
me disse: «Padre, quem não saboreia a cruz, não deseja o céu; sem cruz não há
céu».
Tudo o que
foi dito contradiz a nossa natureza caída, mesmo que tenha sido redimida. Por
isso, além de nos enfrentarmos com o nosso natural modo de ser, é preciso ir
contra a corrente do ambiente do bem-estar, que se fundamenta no materialismo e
no incontrolável gozo dos sentidos, que buscam —a preço de deixar de ser— ter
mais e mais, obter o máximo prazer.
Seguindo a
Jesus — que disse «Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não caminha nas trevas,
mas terá a luz da vida» (Jo 8,12) —, nos damos conta que o Evangelho não nos
condena a uma vida obscura, aborrecida e infeliz, ao contrário, pois nos
promete e nos dá a felicidade verdadeira. É só repassar as Bem-aventuranças e
olhar àqueles que, depois de entrar pela porta estreita, foram felizes e
fizeram a outros afortunados, obtendo —pela sua fé e esperança Naquele que não
decepciona—a recompensa da abnegação: «receberá muitas vezes mais no presente
e, no mundo futuro, a vida eterna» (Lc 18,30). O “sim” de Maria está
acompanhado da humildade, da pobreza, da cruz, mas também pelo prêmio à
fidelidade e à entrega generosa.
Reflexão
S. Cirilo de Alexandria Bispo e Doutor da Igreja |
• Discernimento e sabedoria no
oferecer coisas de valor.
Nas suas relações com os outros, Jesus adverte contra algumas atitudes
perigosas. A primeira é não julgar (7,1-5): trata-se de uma verdadeira
proibição, "não julgueis", uma ação que impede que qualquer desprezo
ou condenação dos outros. O julgamento final cabe unicamente a Deus; os nossos
parâmetros e critérios são relativos; são condicionados por nossa
subjetividade. Toda condenação dos outros torna-se também autocondenação,
porque nos põe sob o julgamento de Deus e nos auto-exclui do perdão. Se o teu
olho está limpo, isto é, se ele está livre de todo o julgamento ao irmão, você
pode se relacionar com ele de maneira sincera diante de Deus.
Vamos às
palavras de Jesus que o texto oferece: "Não lanceis aos cães as coisas
santas, não atireis aos porcos as vossas pérolas, para que não as calquem com
os seus pés, e, voltando-se contra vós, vos despedacem " ( 7.6). À
primeira vista, este "dito" de Jesus parece estranho à sensibilidade
leitor hodierno. Pode apresentar-se como um verdadeiro enigma. Na realidade, é
uma maneira de dizer de uma língua semítica que requer interpretação. No tempo
de Jesus, como na cultura antiga, os cães não eram muito valorizados porque
eram considerados meio selvagens e de rua (U. Luz). Passemos agora para o
aspecto positivo e didático-sapiencial das palavras de Jesus: não profanar as
coisas sagradas é, afinal, um convite para usar a prudência e discernimento. No
AT as coisas sagradas são a carne para o sacrifício (Lv 22.14, Ex 29,33 ss; Nm
18,8-19). Também a proibição de lançar pérolas aos porcos é incompreensível.
Para os hebreus, os porcos são animais impuros, como a quintessência da
repugnância. Pelo contrário, as pérolas são a coisa mais preciosa que se pode
ter. A advertência de Jesus se refere àquele que dá aos cães vadios a carne
consagrada e destinada ao sacrifício. Tal comportamento é mau e muitas vezes
imprudente, porque aos cães geralmente não se dava de comer e, movidos por sua
fome insaciável, poderiam se voltar e atacar a seus "benfeitores".
A nível
metafórico, as pérolas indicam os ensinamentos dos sábios e as interpretações
da "Torah". No Evangelho de Mateus, a pérola é a imagem do reino de
Deus (Mt 13,45 ss). A interpretação dada pelo evangelista para colocar este
aviso de Jesus é essencialmente teológica. Seguramente a interpretação que nos
parece mais de acordo com o texto é a leitura eclesial das palavras de Jesus: uma
advertência aos missionários cristãos para não pregar o evangelho a qualquer um
(Gnilka)
• O caminho a seguir. No final do discurso (7,13-27) Mateus
coloca, entre outras questões, uma exortação conclusiva de Jesus, que convida a
fazer uma escolha decisiva para entrar no reino dos céus: a porta estreita
(7,13-14). A palavra de Jesus não é apenas algo que se deve entender e
interpretar, mas acima de tudo tem que ser parte da vida. Agora, para entrar no
reino dos céus é necessário seguir um caminho e entrar na plenitude da vida
através de uma "porta". O tema do "caminho" é muito popular
no AT (Dt 11,26-28; 30,15-20; Jr 21,8; Sl 1,6, Sl 118,29-30; Sl 138,4, Sb 5
,6-7, etc.). O caminho mostrado nas duas portas conduz diferentes metas. Um
significado coerente das advertências de Jesus seria que a porta larga se junta
ao caminho largo que conduz à perdição, ou seja, percorrer um caminho largo é
sempre agradável, mas isso não é dito em nosso texto. Pelo contrário, parece
que Mateus concorda com a concepção judaica de "caminho": seguindo Dt
30,19 e Jr21,8 há dois caminhos que se contrapõe, o de morte e o da vida. Saber
escolher entre as duas formas diferentes de vida é fundamental para entrar no
reino dos céus. Aquele que escolhe o caminho estreito, o da vida, deve saber
que ele está cheio de aflições; estreito quer dizer provado no sofrimento pela
fé.
Para um confronto pessoal
1) Qual é o impacto das palavras de Jesus em seu coração?
Você a escuta para viver sob o olhar do Pai, e para mudar pessoalmente e em
suas relações com os irmãos?
2) A palavra de Jesus, ou melhor, ou Jesus mesmo é a porta
que introduz na vida filial e fraterna. Você se deixa guiar atraído pelo
caminho estreito e exigente do evangelho? Ou segue o caminho largo e fácil, que
consiste em fazer o que se gosta ou o que leva a realizar seus próprios
desejos, e ignora as necessidades dos outros?
LADAINHA DO SAGRADO
CORAÇÃO
Senhor, tende
piedade de nós.
Jesus Cristo, tende
piedade de nós.
Senhor, tende
piedade de nós.
Jesus Cristo,
ouvi-nos.
Jesus Cristo,
atendei-nos.
Deus Pai dos
Céu, tende
piedade de nós.
Deus Filho,
Redentor do mundo, tende piedade de nós.
Deus Espírito
Santo, tende piedade de nós.
Santíssima
Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.
Coração de
Jesus, Filho do Pai Eterno, tende piedade de nós.
Coração de
Jesus, formado pelo Espírito Santo no seio da Virgem Mãe,
Coração de
Jesus, unido substancialmente ao Verbo de Deus,
Coração de
Jesus, de majestade infinita,
Coração de
Jesus, templo santo de Deus,
Coração de
Jesus, tabernáculo do Altíssimo,
Coração de
Jesus, casa de Deus e porta do céu,
Coração de
Jesus, fornalha ardente de caridade,
Coração de
Jesus, receptáculo de justiça e amor,
Coração de
Jesus, abismo de todas as virtudes,
Coração de
Jesus, digníssimo de todo o louvor,
Coração de
Jesus, rei e centro de todos os corações,
Coração de
Jesus, no qual estão todos os tesouros da sabedoria e ciência,
Coração de
Jesus, no qual habita toda a plenitude da divindade,
Coração de
Jesus, no qual o Pai Celeste põe as suas complacências,
Coração de
Jesus, de cuja plenitude nós todos participamos,
Coração de
Jesus, desejo das colinas eternas,
Coração de
Jesus, paciente e misericordioso,
Coração de
Jesus, rico para todos os que vos invocam,
Coração de
Jesus, fonte de vida e santidade,
Coração de
Jesus, propiciação para os nossos pecados,
Coração de
Jesus, saturado de sofrimentos,
Coração de
Jesus, atribulado por causa de nossos crimes,
Coração de
Jesus, feito obediente até a morte,
Coração de
Jesus, atravessado pela lança,
Coração de
Jesus, fonte de toda a consolação,
Coração de
Jesus, nossa vida e ressurreição,
Coração de
Jesus, nossa paz e reconciliação,
Coração de
Jesus, vítima dos pecadores,
Coração de
Jesus, salvação dos que em vós esperam,
Coração de
Jesus, esperança dos que em vós expiram,
Coração de
Jesus, delícia de todos os Santos,
Cordeiro de
Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de
Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos Senhor.
Cordeiro de
Deus, que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós.
V. — Jesus,
manso e humilde de coração,
R. — Fazei o nosso
coração semelhante ao vosso.
ORAÇÃO
Onipotente e
eterno Deus, olhai para o Coração de vosso diletíssimo Filho e para os louvores
e satisfações que ele vos tributa em nome dos pecadores, e àqueles que invocam
vossa misericórdia, concedei benigno o perdão, em nome do mesmo Jesus Cristo,
vosso Filho, que convosco vive e reina juntamente com o Espírito Santo por
todos os séculos dos séculos. Amém.
CONSAGRAÇÃO AO CORAÇÃO
DE JESUS (composta por Sta.
Margarida Maria)
Eu... (nome),
dou e consagro ao Sagrado Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo a minha pessoa e
minha vida, minhas ações, penas e dores, não querendo servir-me de parte alguma
de meu ser, senão para honrá-lo, amar e glorificar. É esta a minha vontade
irrevogável - pertencer-lhe e fazer tudo por seu amor, renunciando
completamente ao que não for do seu agrado.
Eu vos tomo,
pois, ó Sagrado Coração, por único objeto de meu amor, protetor de minha vida,
segurança da minha salvação, remédio da minha fragilidade e inconstância,
reparador de todos os meus defeitos e asilo seguro na hora da morte.
Sede, ó
Coração de bondade, minha justificação para com Deus, vosso Pai, e afastai de
mim os castigos de sua cólera. Ó Coração de amor, ponho em vós toda a minha
confiança, pois tudo receio de minha fraqueza e malícia, mas tudo espero da
vossa bondade. Destruí em mim tudo o que vos possa desagradar ou resistir. Que
o vosso puro amor se grave tão profundamente no meu coração, que eu não possa
jamais me esquecer, nem me separar de Vós.
Suplico-vos,
também, por vossa suma bondade, que o meu nome seja escrito em vós, pois quero
fazer consistir toda a minha felicidade e minha glória em viver e morrer
convosco, na qualidade de vossa (o) escrava (o). Assim seja.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO