ORAÇÃO
PREPARATÓRIA
Senhor
Jesus Cristo, unindo-me à divina intenção com que na terra pelo vosso Coração
Sacratíssimo rendestes louvores a Deus e ainda agora os rendeis de contínuo e
em todo o mundo no Santíssimo Sacramento da Eucaristia até a consumação dos
séculos, eu vos ofereço por este dia inteiro, sem exceção de um instante, à
imitação do Sagrado Coração da Bem aventurada Maria sempre Virgem Imaculada,
todas as minhas intenções e pensamentos, todos os meus afetos e desejos, todas
as minhas obras e palavras. Amém.
LECTIO
DIVINA
Evangelho (Mc 12,35-37): Então Jesus tomou a palavra e ensinava, no templo: «Por que os
escribas dizem que o Cristo é filho de Davi? O próprio Davi, movido pelo
Espírito Santo, falou: ‘Disse o Senhor ao meu senhor: Senta-te à minha direita,
até que eu ponha teus inimigos debaixo dos teus pés’. Se o próprio Davi o chama
de ‘senhor’, como então ele pode ser seu filho?». E a grande multidão o
escutava com prazer.
«Se o próprio Davi o chama de ‘senhor’»
P. Josep LAPLANA OSB
Monge de Montserrat (Montserrat, Barcelona, Espanha)
Hoje, o judaísmo ainda sabe que o Messias tem
de ser “o filho de Davi” e deve inaugurar uma nova era do reinado de Deus. Os
cristãos “sabemos” que o Messias filho de Davi é Jesus Cristo, e que este reino
tem começado já incoativamente –como semente que nasce e cresce- e se fará realidade
visível e radiante quando Jesus volte no final dos tempos. Mas agora já Jesus é
o filho de Davi e nos permite viver “na esperança” os bens do reino messiânico.
O título “Filho de Davi” aplicado a Jesus
Cristo forma parte da medula do Evangelho. Na Anunciação, a Virgem recebeu esta
mensagem: «Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus
lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó» (Lc
1,32-33). Os pobres que pediam a sanação a Jesus clamavam: «Filho de Davi, tem
compaixão de mim!» (Mc 10,48). Na sua entrada solene em Jerusalém, Jesus foi
aclamado: «O Bendito o Rei?que vai começar, o reino de Davi, nosso pai!» (Mc
11,10). O antiquíssimo livro da Didaké agradece a Deus «a vinha santa de Davi,
teu servo, que nos tem dado a conhecer por meio de Jesus, teu servo».
Mas Jesus não é só filho de Davi, senão
também Senhor. Jesus o afirma solenemente ao citar o Salmo davídico 110, cita
incompreensível para os judeus: pois resulta impossível que o filho de Davi seja
“Senhor” de seu pai. São Pedro, testemunha da ressurreição de Jesus, viu
claramente que Jesus tinha sido constituído “Senhor de Davi”, porque «Davi
morreu e foi sepultado, seu sepulcro ainda se conserva entre nós (...). A este
Jesus Deus o tem ressuscitado, e disso somos testemunha todos nós» (At 2,14).
Jesus Cristo, «nosso Senhor, descendente de
Davi quanto à carne, que, segundo o Espírito de santidade, foi estabelecido
Filho de Deus no poder por sua ressurreição dos mortos» como diz São Paulo (Rm
1,3-4), tem se convertido no foco que atrai o coração de todos os homens, e
assim, mediante a sua atração suave, exerce seu senhorio entre todos os homens
que se dirigem a Ele como amor e confiança.
Reflexões de Frei Carlos Mesters, O.Carm.
S. José de Anchieta, Presbítero Apóstolo do Brasil |
* No evangelho de anteontem, Jesus criticou a doutrina dos
saduceus (Mc 12,24-27). No evangelho de hoje, ele critica o ensinamento dos
doutores da lei. E desta vez, sua crítica não visa a incoerência da vida deles,
mas sim o ensinamento que eles transmitem ao povo. Numa outra ocasião, Jesus
tinha criticado a incoerência deles e tinha dito ao povo: “Os doutores da Lei e
os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. Por isso, vocês
devem fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imitem suas ações, pois
eles falam e não praticam” (Mt 23,2-3). Agora, ele mostra uma reserva com
relação ao que eles ensinam a respeito da esperança messiânica, e ele baseia a
sua crítica em argumentos tirados da Bíblia.
* Marcos 12,35-36: O ensinamento dos doutores da Lei sobre o Messias.
A propaganda oficial tanto do governo como
dos doutores da Lei dizia que o Messias viria como Filho de Davi. Era a maneira
de ensinar que o Messias seria um rei glorioso, forte e dominador. Assim foi o
grito do povo no Domingo de Ramos: "Bendito o Reino que vem do nosso pai
Davi!" (Mc 11,10). Assim também gritou o cego de Jericó: "Jesus,
filho de Davi, tem dó de mim!" (Mc 10,47).
* Marcos 12,37: Jesus questiona o ensinamento dos doutores sobre o
Messias
Jesus questiona este ensinamento dos
doutores. Ele cita um salmo de Davi: “O Senhor disse ao meu senhor: senta-te à
minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés!” (Sl
110,1) E Jesus acrescenta: “Se o próprio Davi o chama de meu Senhor, como é que
o messias pode ser filho dele?” Isto significa que Jesus não concordava muito
com esta ideia de um messias Senhor Glorioso, que viria como rei poderoso para
dominar e se impor sobre todos os inimigos. Marcos acrescenta que o povo gostou
da crítica de Jesus. De fato, a história informa que os “pobres de Javé”
(anawim) esperavam o messias não como dominador, mas sim como servidor de Deus
para a humanidade.
* As várias formas de esperança messiânica. Ao
longo dos séculos, a esperança messiânica foi crescendo, tomando várias formas.
Quase todos os grupos e movimentos da época de Jesus esperavam a chegada do
Reino, mas cada um do seu jeito: fariseus, escribas, essênios, zelotes,
herodianos, saduceus, os profetas populares, os discípulos de João Batista, os
pobres de Javé. Podem-se distinguir três tendências na esperança messiânica do
povo no tempo de Jesus.
1. Messias como enviado pessoal de Deus:
Para uns, o futuro Reino devia chegar através de um enviado de Deus, chamado
Messias ou Cristo. Ele seria ungido para poder realizar esta missão (Is 61,1).
Alguns esperavam que ele fosse um profeta; outros, que fosse um rei, um
discípulo ou um sacerdote. Malaquias, por exemplo, espera o profeta Elias (Mal
3,23-24). O Salmo 72 espera um rei ideal, um Novo Davi. Isaías ora espera um
discípulo (Is 50,4), ora um profeta (Is 61,1). O espírito impuro gritava:
"Eu sei quem tu és o Santo de Deus! (Mc 1, 24). Sinal de que também havia
gente que esperava um messias que fosse sacerdote (Santo ou Santificado). Os
pobres de Javé (anawim) esperavam o Messias como o “Servo de Deus”, anunciado
por Isaías.
2. Messianismo sem messias. Para outros, o futuro chegaria de repente,
sem mediação nem ajuda de ninguém. O próprio Deus viria em pessoa para realizar
as profecias. Não haveria um messias propriamente dito. Seria um messianismo
sem messias. Isto já se percebe no livro de Isaías, onde o próprio Deus vem
chegando trazendo a vitória na mão (Is 40,9-10; 52,7-8).
3. O Messias já chegou. Também havia grupos que já não esperavam o
messias. Para eles a situação presente devia continuar como estava, pois
achavam que o futuro já tinha chegado. Estes grupos não eram populares. Por
exemplo, os saduceus não esperavam o messias. O herodianos achavam que Herodes
fosse o rei messiânico.
4. A luz da ressurreição. A Ressurreição de Jesus é a luz que, de
repente, iluminou todo o passado. À luz da ressurreição, os cristãos começaram
a reler o Antigo Testamento e descobriram nele sentidos novos que antes não
podiam ser descobertos, porque faltava a luz (cf. 2Cor 3,15-16). É no AT que
eles buscavam as palavras para expressar a nova vida que estavam vivendo em
Cristo. É lá que encontraram a maior parte dos títulos de Jesus: Messias (Sl
2,2), Filho do Homem (Dn 7,13; Ez 2,1), Filho de Deus (Sl 2,7; 2 Sm 7,13),
Servo de Javé (Is 42,1; 41,8), Redentor (Is 41,14; Sl 19,15; Rt 4,15), Senhor
(LXX) (quase 6000 vezes!). Todos os grandes temas do AT desembocam em Jesus e
encontram nele a sua plena realização. Na ressurreição de Jesus desabrochou a
semente e, no dizer dos Pais da Igreja, todo o Antigo Testamento se tornou Novo
Testamento.
Para um confronto pessoal
1) Qual é a sua esperança para o futuro do mundo de hoje em
que vivemos?
2) A fé na Ressurreição tem alguma influência na maneira de
você viver sua vida?
LADAINHA
DO SAGRADO CORAÇÃO
Senhor,
tende piedade de nós.
Jesus
Cristo, tende piedade de nós.
Senhor,
tende piedade de nós.
Jesus
Cristo, ouvi-nos.
Jesus
Cristo, atendei-nos.
Deus
Pai dos Céu, tende piedade de nós.
Deus
Filho, Redentor do mundo, tende piedade
de nós.
Deus
Espírito Santo, tende piedade de nós.
Santíssima
Trindade, que sois um só Deus, tende
piedade de nós.
Coração
de Jesus, Filho do Pai Eterno, tende piedade de nós.
Coração
de Jesus, formado pelo Espírito Santo no seio da Virgem Mãe,
Coração
de Jesus, unido substancialmente ao Verbo de Deus,
Coração
de Jesus, de majestade infinita,
Coração
de Jesus, templo santo de Deus,
Coração
de Jesus, tabernáculo do Altíssimo,
Coração
de Jesus, casa de Deus e porta do céu,
Coração
de Jesus, fornalha ardente de caridade,
Coração
de Jesus, receptáculo de justiça e amor,
Coração
de Jesus, abismo de todas as virtudes,
Coração
de Jesus, digníssimo de todo o louvor,
Coração
de Jesus, rei e centro de todos os corações,
Coração
de Jesus, no qual estão todos os tesouros da sabedoria e ciência,
Coração
de Jesus, no qual habita toda a plenitude da divindade,
Coração
de Jesus, no qual o Pai celeste põe as suas complacências,
Coração
de Jesus, de cuja plenitude nós todos participamos,
Coração
de Jesus, desejo das colinas eternas,
Coração
de Jesus, paciente e misericordioso,
Coração
de Jesus, rico para todos os que vos invocam,
Coração
de Jesus, fonte de vida e santidade,
Coração
de Jesus, propiciação para os nossos pecados,
Coração
de Jesus, saturado de sofrimentos,
Coração
de Jesus, atribulado por causa de nossos crimes,
Coração
de Jesus, feito obediente até a morte,
Coração
de Jesus, atravessado pela lança,
Coração
de Jesus, fonte de toda a consolação,
Coração
de Jesus, nossa vida e ressurreição,
Coração
de Jesus, nossa paz e reconciliação,
Coração
de Jesus, vítima dos pecadores,
Coração
de Jesus, salvação dos que em vós esperam,
Coração
de Jesus, esperança dos que em vós expiram,
Coração
de Jesus, delícia de todos os Santos,
Cordeiro
de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos,
Senhor.
Cordeiro
de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos
Senhor.
Cordeiro
de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende
piedade de nós.
V.
— Jesus, manso e humilde de coração,
R. — Fazei o nosso
coração semelhante ao vosso.
ORAÇÃO
Onipotente
e eterno Deus, olhai para o Coração de vosso diletíssimo Filho e para os
louvores e satisfações que ele vos tributa em nome dos pecadores, e àqueles que
invocam vossa misericórdia, concedei benigno o perdão, em nome do mesmo Jesus
Cristo, vosso Filho, que convosco vive e reina juntamente com o Espírito Santo
por todos os séculos dos séculos. Amém.
CONSAGRAÇÃO
AO CORAÇÃO DE JESUS (composta por Sta Margarida Maria)
Eu...(nome),
dou e consagro ao Sagrado Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo a minha pessoa e
minha vida, minhas ações, penas e dores, não querendo servir-me de parte alguma
de meu ser, senão para honrá-lo, amar e glorificar É esta a minha vontade irrevogável
- pertencer-lhe e fazer tudo por seu amor, renunciando completamente ao que não
for do seu agrado.
Eu
vos tomo, pois, ó Sagrado Coração, por único objeto de meu amor, protetor de
minha vida, segurança da minha salvação, remédio da minha fragilidade e
inconstância, reparador de todos os meus defeitos e asilo seguro na hora da
morte.
Sede,
ó Coração de bondade, minha justificação para com Deus, vosso Pai, e afastai de
mim os castigos de sua cólera. Ó Coração de amor, ponho em vós toda a minha
confiança, pois tudo receio de minha fraqueza e malícia, mas tudo espero da
vossa bondade. Destruí em mim tudo o que vos possa desagradar ou resistir. Que
o vosso puro amor se grave tão profundamente no meu coração, que eu não possa
jamais me esquecer, nem me separar de Vós.
Suplico-vos,
também, por vossa suma bondade, que o meu nome seja escrito em vós, pois quero
fazer consistir toda a minha felicidade e minha glória em viver e morrer
convosco, na qualidade de vossa (o) escrava (o). Assim seja.
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