Evangelho
(Mt 25,31-46): «Quando o Filho do Homem
vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, ele se assentará em seu
trono glorioso. Todas as nações da terra serão reunidas diante dele, e ele
separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. E colocará
as ovelhas à sua direita e os cabritos, à sua esquerda. Então o Rei dirá aos
que estiverem à sua direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai! Recebei em herança o
Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! Pois eu estava com
fome, e me destes de comer; estava com sede, e me destes de beber; eu era
forasteiro, e me recebestes em casa; estava nu e me vestistes; doente, e
cuidastes de mim; na prisão, e fostes visitar-me’. Então os justos lhe
perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com
sede, e te demos de beber? Quando foi que te vimos como forasteiro, e te
recebemos em casa, sem roupa, e te vestimos? Quando foi que te vimos doente ou
preso, e fomos te visitar?’. Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade, vos digo:
todas as vezes que fizestes isso a um destes mais pequenos, que são meus
irmãos, foi a mim que o fizestes!’. Depois, o Rei dirá aos que estiverem à sua
esquerda: ‘Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para
o diabo e para os seus anjos. Pois eu estava com fome, e não me destes de
comer; com sede, e não me destes de beber; eu era forasteiro, e não me
recebestes em casa; nu, e não me vestistes; doente e na prisão, e não fostes
visitar-me. E estes responderão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome ou
com sede, forasteiro ou nu, doente ou preso, e não te servimos?’ Então, o Rei
lhes responderá: ‘Em verdade, vos digo, todas as vezes que não fizestes isso a
um desses mais pequenos, foi a mim que o deixastes de fazer!’ E estes irão para
o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna».
«Todas as vezes que não
fizestes isso a um desses mais pequenos, foi a mim que o deixastes de fazer!»
Rev. D. Joaquim MONRÓS i Guitart (Tarragona, Espanha).
Hoje
é-nos recordado o juízo final, «quando o Filho do Homem vier em sua glória,
acompanhado de todos os anjos» (Mt 25.31), e é-nos sublinhado que dar de comer,
beber, vestir… resultam obras de amor para um cristão, quando ao fazê-las se
sabe ver nelas o próprio Cristo.
Diz
São João da Cruz: «À tarde te examinarão no amor. Aprende a amar a Deus como
Deus quer ser amado e deixa a tua própria condição». Não fazer uma coisa que
tem que ser feita, em serviço dos outros filhos de Deus e nossos irmãos, supõe
deixar Cristo sem estes detalhes de amor devido: pecados de omissão.
O
Concilio Vaticano II, e a Gaudium et spes, ao explicar as exigências da
caridade cristã, que dá sentido à chamada assistência social, diz: «Sobretudo
em nossos dias, urge a obrigação de nos tornarmos o próximo de todo e qualquer
homem, e de servi-lo efetivamente quando vem ao nosso encontro, quer seja o
ancião, abandonado de todos, ou o operário estrangeiro injustamente desprezado,
ou o exilado, ou o filho duma união ilegítima que sofre injustamente por causa
dum pecado que não cometeu, ou o indigente que interpela a nossa consciência,
recordando a palavra do Senhor: «todas as vezes que o fizestes a um destes meus
irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes» (Mt 25,40)»
Recordemos
que Cristo vive nos cristãos… e diz-nos: «Eu estou convosco todos os dias até
ao fim do mundo» (Mt 28,20).
Reflexões de Frei Carlos
Mesters, O.Carm
São Cláudio de La Colombiére, SJ |
* O Evangelho de Mateus
apresenta Jesus como o novo Moisés.
Como
Moisés, Jesus promulgou a Lei Deus. Como a antiga Lei, assim a nova lei dada
por Jesus tem cinco livros ou discursos. O Sermão da Montanha (Mt 5,1 a 7,27),
o primeiro discurso, abriu com as oito bem-aventuranças. O Sermão da Vigilância
(Mt 24,1 a 25,46), o quinto e último discurso, encerra com a descrição do Juízo
Final. As bem-aventuranças descreveram a porta de entrada para o Reino de Deus,
enumerando oito categorias de pessoas: os pobres em espírito, os mansos, os
aflitos, os que têm fome e sede de justiça, os misericordiosos, os de coração
limpo, os promotores da paz e os perseguidos por causa da justiça (Mt 5,3-10).
A parábola do Juízo Final conta o que devemos fazer para poder tomar posse do
Reino: acolher os famintos, os sedentos, os estrangeiros, os sem roupa, os
doentes e os prisioneiros (Mt 25,35-36). Tanto no começo como no fim da Nova
Lei, estão os excluídos e marginalizados.
* Mateus 25,31-33:
Abertura do Juízo final.
O
Filho do Homem reúne ao seu redor todas as nações do mundo. Separa as pessoas
como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. O pastor sabe discernir. Ele não
erra: ovelhas à direita, cabritos à esquerda. Jesus não erra. Ele sabe
discernir bons e maus. Jesus não julga nem condena (cf. Jo 3,17; 12,47). Ele
apenas separa. É a própria pessoa que se julga ou se condena pela maneira como
se comportou com relação aos pequenos e excluídos.
* Mateus 25,34-36: A
sentença para os que estiverem à direita do Juiz.
Os
que estão à sua direita são chamados de “Benditos de meu Pai!”, isto é, recebem
a bênção que Deus prometeu a Abraão e à sua descendência (Gn 12,3). Eles são
convidados a tomar posse do Reino, preparado para eles desde a fundação do
mundo. O motivo da sentença é este: "Tive fome e sede, era estrangeiro,
nu, doente e preso, e vocês me acolheram e ajudaram!” Esta sentença nos faz
saber quem são as ovelhas. São as pessoas que acolheram o próprio Juiz quando
este estava faminto, sedento, estrangeiro, nu, doente e preso. E pelo jeito de
falar "meu Pai" e "Filho do Homem", ficamos sabendo que o
Juiz é o próprio Jesus. Ele se identifica com os pequenos!
* Mateus 25,37-40: Um
pedido de esclarecimento e a resposta do Juiz: Os que acolheram os excluídos são
chamados “justos”.
Isto
significa que a justiça do Reino não se alcança observando normas e
prescrições, mas sim acolhendo os necessitados. Mas o curioso é que os próprios
justos não sabem quando foi que acolheram Jesus necessitado. Jesus responde:
"Toda vez que o fizestes a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim o
fizestes!" Quem são estes "meus irmãos mais pequeninos"? Em
outras passagens do Evangelho de Mateus, as expressões "meus irmãos"
e "pequeninos" indicam os discípulos (Mt 10,42; 12,48-50; 18,6.10.14;
28,10). Indicam também os membros mais abandonados da comunidade, os
desprezados que não recebem lugar e não são bem recebidos (Mt 10,40). Jesus se
identifica com eles. Mas não é só isto. No contexto tão amplo desta parábola
final, a expressão "meus irmãos mais pequeninos" se alarga e inclui
todos aqueles que na sociedade não têm lugar. Indica todos os pobres. E os
"justos" e os "benditos de meu Pai" são todas as pessoas de
todas as nações que acolhem o outro na total gratuidade, independente do fato
de ser cristão ou não.
* Mateus 25,41-43: A
sentença para os que estiverem à sua esquerda.
Os
que estão do outro lado do Juiz são chamados de “malditos” e são destinados ao
fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. Jesus usa a linguagem simbólica
comum daquele tempo para dizer que estas pessoas não vão entrar no Reino. E
aqui também o motivo é um só: não acolheram Jesus faminto, sedento,
estrangeiro, nu, doente e preso. Não é Jesus que nos impede de entrar no Reino,
mas sim a nossa prática de não acolher o outro, a cegueira que nos impede de
ver Jesus nos pequeninos.
* Mateus 25,44-46: Um
pedido de esclarecimento e a resposta do Juiz.
O
pedido de esclarecimento mostra que se trata de gente bem comportada, pessoas
que têm a consciência em paz. Estão certas de terem praticado sempre o que Deus
pedia delas. Por isso estranham quando o Juiz diz que não o acolheram. O Juiz
responde: “Todas as vezes que vocês não fizeram isso a um desses pequeninos,
foi a mim que não o fizeram!” A omissão! Não fizeram coisas más! Apenas
deixaram de praticar o bem aos pequeninos e de acolher os excluídos. E segue a
sentença final: estes vão para o fogo eterno, e os justos para a vida eterna.
Assim termina o quinto livro da Nova Lei!
Para um confronto
pessoal
1) O que mais chamou a sua atenção nesta
parábola do Juízo Final?
2) Pare e pense: se o Juízo final fosse
hoje, você estaria do lado das ovelhas ou dos cabritos?
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