Ó Emanuel,
nosso Rei e Legislador,
Esperança e Salvador das nações,
Vinde salvar-nos,
Senhor nosso Deus.
Evangelho
(Lc 1,57-66): Quando se completou o
tempo da gravidez, Isabel deu à luz um filho. Os vizinhos e os parentes ouviram
quanta misericórdia o Senhor lhe tinha demonstrado, e alegravam-se com ela. No
oitavo dia, foram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome de seu pai,
Zacarias. A mãe, porém, disse: «Não. Ele vai se chamar João». Disseram-lhe:
«Ninguém entre os teus parentes é chamado com este nome!» Por meio de sinais,
então, perguntaram ao pai como ele queria que o menino se chamasse. Zacarias
pediu uma tabuinha e escreveu: «João é o seu nome!» E todos ficaram admirados.
No mesmo instante, sua boca se abriu, a língua se soltou, e ele começou a
louvar a Deus. Todos os vizinhos se encheram de temor, e a notícia se espalhou
por toda a região montanhosa da Judéia. Todos os que ouviram a notícia ficavam
pensando: «Que vai ser este menino?» De fato, a mão do Senhor estava com ele.
«Que vai ser este
menino? De fato, a mão do Senhor estava com ele»
Rev. D. Miquel MASATS i Roca (Girona, Espanha)
Hoje,
na primeira leitura lemos: «Isto diz o Senhor: ‘Eis que estou enviando o meu
mensageiro para preparar o caminho à minha frente’» (Mal 3,1). A profecia de
Malaquias cumpre-se em João Batista. É um dos principais personagens da
liturgia do Advento, que nos convida a prepararmo-nos com oração e penitência
para a vinda do Senhor. Tal como reza a oração da coleta da missa de hoje:
«Concede aos teus servos, que reconhecemos a proximidade do Nascimento de teu
Filho, experimentar a misericórdia do Verbo que se dignou encarnar da Virgem
Maria e habitar entre nós».
O
nascimento de Precursor fala-nos da proximidade do Natal. O Senhor está
próximo! Preparemo-nos! Questionado pelos sacerdotes vindos de Jerusalém sobre
quem era, ele respondeu: «“Eu sou a voz de quem grita no deserto: ‘Endireitai o
caminho para o Senhor! ’”» (Jo 1,23).
«Eis
que estou à porta e bato; se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, eu
entrarei na sua casa e tomaremos a refeição, eu com ele e ele comigo» (Ap
3,20), lê-se na antífona da comunhão. Devemos fazer exame e analisar como nos
estamos preparando para receber a Jesus no dia de Natal: Deus quer nascer
principalmente nos nossos corações.
A
vida do Precursor ensina-nos as virtudes que necessitamos para receber com
proveito a Jesus; fundamentalmente, a humildade de coração. Ele reconhece-se
instrumento de Deus para cumprir a sua vocação, a sua missão. Como diz Santo
Ambrósio: «Não te glories por te chamarem filho de Deus — reconheçamos a graça
sem esquecer a nossa natureza—; não te envaideças se serviste bem, porque
apenas cumpriste aquilo que tinhas a fazer. O sol faz o seu trabalho a lua
obedece; os anjos cumprem a sua missão. O instrumento escolhido pelo Senhor
para os gentios diz: ‘Eu não mereço o nome de apóstolo, pois eu persegui a
Igreja de Deus’ (1Cor 15,9)».
Busquemos
tão só a glória de Deus. A virtude da humildade nos disporá a preparar-nos
devidamente para as festas que se aproximam.
Reflexões de Frei
Carlos Mesters, O.Carm
* Nos capítulos 1 e 2 do seu evangelho,
Lucas descreve o anúncio e o nascimento de dois meninos, João e Jesus, que vão
ocupar um papel importante na realização do projeto de Deus. O que Deus iniciou
no AT começa a ser realizado por meio deles. Por isso, nestes dois capítulos,
Lucas evoca muitos fatos e pessoas do AT e ele chega a imitar o estilo do AT. É
para sugerir que com o nascimento destes dois meninos a história faz a grande
curva e inicia a realização das promessas de Deus por meio de João e de Jesus e
com a colaboração dos pais Isabel e Zacarias e Maria e José.
* Existe certo paralelismo entre o
anúncio e o nascimento dos dois meninos:
1.
O anúncio do nascimento de João (Lc 1,5-25) e de Jesus (Lc 1,26-38)
2.
As duas mães grávidas se encontram e experimentam a presença de Deus (Lc
1,27-56)
3.
O nascimento de João (Lc 1,57-58) e de Jesus (Lc 2,1-20)
4.
A circuncisão na comunidade de João (Lc 1,59-66) e de Jesus (Lc 2,21-28)
5.
O canto de Zacarias (Lc 1,67-79) e o canto de Simeão com a profecia de Ana (Lc
2,29-32)
6.
A vida oculta de João (Lc 1,80) e de Jesus (Lc 2,39-52)
* Lucas 1,57-58:
Nascimento de João Batista
“Completou-se
para Isabel o tempo do parto e ela deu à luz um filho. Os vizinhos e parentes
ouviram dizer como o Senhor tinha sido bom para Isabel, e se alegraram com
ela”. Como tantas mulheres do AT, Isabel era estéril: Como Deus teve piedade de
Sara (Gn 16,1; 17,17; 18,12), de Raquel (Gn 29,31) e de Ana (1Sam 1,2.6.11)
transformando a esterilidade em fecundidade, assim Ele teve piedade de Isabel,
e ela concebeu um filho. Grávida, Isabel escondeu-se durante cinco meses.
Quando, depois de cinco meses, o povo pôde verificar no corpo dela como Deus
tinha sido bom para Isabel, todos se alegraram com ela. Este ambiente
comunitário em que todos se envolvem com a vida dos outros, tanto na alegria
como na dor, é o ambiente em que João e Jesus nasceram, cresceram e receberam a
sua formação. Um ambiente assim marca a personalidade das pessoas pelo resto da
sua vida. É este ambiente comunitário que mais nos falta hoje.
* Lucas 1,59: Dar o
nome no oitavo
“No
oitavo dia, foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai,
Zacarias”. O envolvimento da comunidade na vida da família de Zacarias, Isabel
e João é tanto que os parentes e vizinhos chegam a interferir até na escolha do
nome do menino. Querem dar ao menino o nome do pai: Zacarias!” Zacarias quer
dizer: Deus se lembrou. Talvez quisessem expressar a gratidão a Deus por Ele
ter se lembrado de Isabel e de Zacarias e por ter-lhes dado um filho na velhice.
* Lucas 1,60-63: O
nome dele será João!
Mas
Isabel intervém e não permite os parentes tomarem a dianteira na questão do
nome. Lembrando o anúncio do nome pelo anjo a Zacarias (Lc 1,13), ela diz:
"Não! Ele vai se chamar João". Num lugar pequeno como Ain Karem na
serra da Judéia, o controle social é muito forte. E quando uma pessoa sai
costumes normais do lugar, ela é criticada. Isabel não seguiu os costumes do
lugar e escolheu um nome fora dos padrões normais. Por isso, os parentes e
vizinhos reclamam: "Você não tem nenhum parente com esse nome!" Os
parentes não cedem com facilidade e fazem sinais ao pai para saber dele como
quer que o menino seja chamado. Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu:
"O nome dele é João." Todos ficaram admirados, pois deviam ter
percebido algo do mistério que Deus que envolvia o nascimento do menino.
É
esta percepção que o povo teve do mistério de Deus presente nos fatos tão
comuns da vida, que Lucas quer comunicar a nós, seus leitores e leitoras. Na
sua maneira de descrever os acontecimentos, Lucas não é como o fotógrafo que só
registra o que os olhos podem ver. Ele é como quem usa o Raio-X que registra
aquilo que os olhos não podem ver. Lucas lê os fatos com o Raio-X da fé que
revela o que o olhar comum não percebe.
* Lucas 1,64-66: A
notícia do menino se espalha
“No
mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele
começou a louvar a Deus. Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia se
espalhou por toda a região montanhosa da Judéia. E todos os que ouviam a
notícia, ficavam pensando: "O que será que esse menino vai ser?" De
fato, a mão do Senhor estava com ele”. A maneira de Lucas descrever os fatos
evoca as circunstâncias do nascimento de pessoas que no AT tiveram um papel importante
na realização do projeto de Deus e cuja infância já parecia marcada pelo
destino privilegiado que iam ter: Moisés (Ex 2,1-10), Sansão (Jz 13,1-4 e
13,24-25), Samuel (1Sam 1,13-28 e 2,11).
* Quanto mais conhecimento você
conseguir acumular do Antigo Testamento, mais evocações vai descobrir nos
escritos de Lucas. Os dois primeiros capítulos do seu Evangelho não são
histórias no sentido em que nós hoje entendemos a história. Funcionam mais como
espelho para ajudar os leitores e leitoras a descobrir que João e Jesus tinham
vindo realizar as profecias do Antigo Testamento. Lucas quer mostrar como Deus,
através dos dois meninos, veio atender às mais profundas aspirações do coração
humano. De um lado, Lucas mostra que o Novo realiza o que o Antigo prefigurava.
De outro lado, ele mostra que o novo ultrapassa o antigo e não corresponde em
tudo ao que o povo do Antigo Testamento imaginava e esperava. Na atitude de
Isabel e Zacarias, de Maria e José, Lucas apresenta um modelo de como se
converter e acreditar no Novo que está chegando.
Para um confronto
pessoal
1. O que mais me cativou na maneira de
Lucas descrever os fatos da vida?
2. Como leio os fatos da minha vida?
Como fotografia ou como raio-X?
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