Comemoração de
todos os Defuntos da nossa Ordem
O
amor de Cristo e a comum vocação ao serviço da Virgem Maria, que unem os
carmelitas entre si, nesta terra em que peregrinamos, levam-nos a interceder
com amor fraterno pelos carmelitas que terminaram a sua peregrinação nesta vida
e ainda esperam a gloriosa visão do Senhor. A oração comum da Ordem implora do
Senhor a misericórdia para todos os seus membros, para que, por intercessão de
Maria, sinal de esperança segura e de consolação, se associem nos Céus à
restante família carmelita que já contempla a Deus face a face. Esta
comemoração foi introduzida em 1683.
Tudo como no dia 2 de
novembro, exceto:
Oração
Senhor, glória dos fiéis, concedei o
descanso eterno aos nossos irmãos e irmãs defuntos, a quem nos une o mesmo
Batismo e a mesma vocação no Carmelo, para que, tendo seguido a Cristo e sua
Mãe, possam contemplar-Vos para sempre como seu criador e redentor. Por Nosso
Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito
Santo.
Reflexão
de Frei Carlos Mesters, OCarm.
Evangelho
(João 11, 19-27) - Naquele tempo, muitos
judeus tinham vindo a Marta e a Maria, para lhes apresentar condolências pela
morte de seu irmão. Mal soube Marta da vinda de Jesus, saiu-lhe ao encontro.
Maria, porém, estava sentada em casa. Marta disse a Jesus: "Senhor, se
tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido! Mas sei também, agora, que
tudo o que pedires a Deus, Deus to concederá". Disse-lhe Jesus: "Teu
irmão ressurgirá". Respondeu-lhe Marta: "Sei que há de ressurgir na
ressurreição no último dia". Disse-lhe Jesus: "Eu sou a ressurreição
e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. E todo aquele
que vive e crê em mim, jamais morrerá. Crês nisto?" Respondeu ela:
"Sim, Senhor. Eu creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, aquele que
devia vir ao mundo".
*
A ressurreição de Lázaro é o sétimo sinal de Jesus no evangelho de João e é
também o ponto alto e decisivo da revelação que ele vinha fazendo de Deus e de
si mesmo.
*
A pequena comunidade de Betânia, onde Jesus gostava de hospedar-se, reflete a
situação e o estilo de vida das pequenas comunidades do Discípulo Amado no fim
do primeiro século lá na Ásia Menor. Betânia quer dizer "Casa dos
pobres". Eram comunidades pobres de gente pobre. Marta quer dizer
"Senhora" (coordenadora): uma mulher coordenava a comunidade. Lázaro
significa "Deus ajuda": a comunidade pobre esperava tudo de Deus.
Maria significa "amada de Javé": era a discípula amada, imagem da
comunidade. O episódio da ressurreição de Lázaro comunicava esta certeza: Jesus
traz vida para a comunidade dos pobres. Jesus é fonte de vida para todos que
nele acreditam.
* Uma chave para
entender o sétimo sinal da ressurreição de Lázaro.
Lázaro
estava doente. As irmãs Marta e Maria mandaram chamar Jesus: "Aquele a
quem amas está doente!" (Jo 11,3.5). Jesus atende ao pedido e explica aos
discípulos: "Essa doença não é mortal, mas é para a glória de Deus, para
que por nela seja glorificado o Filho de Deus!" (Jo 11,4) No evangelho de
João, a glorificação de Jesus acontece através da sua morte (Jo 12,23; 17,1).
Uma das causas da sua condenação à morte vai ser a ressurreição de Lázaro (Jo
11,50; 12,10). Muitos judeus estavam na casa de Marta e Maria para consolá-las
da perda do irmão. Os judeus, representantes da Antiga Aliança, só sabem
consolar. Não trazem vida nova.. Jesus é que vai trazer vida nova! Assim, de um
lado, a ameaça de morte contra Jesus! De outro lado, Jesus chegando para vencer
a morte! É neste contexto de conflito entre vida e morte, que se realiza o
sétimo sinal da ressurreição de Lázaro.
* Marta diz que crê na
ressurreição.
Os
fariseus e a maioria do povo também acreditavam na Ressurreição (At 23,6-10; Mc
12,18). Acreditavam, mas não a revelavam. Era apenas fé na ressurreição no fim
dos tempos e não na ressurreição presente na história, aqui e agora. Esta fé
antiga não renovava a vida. Pois não basta crer na ressurreição que vai
acontecer no final dos tempos, mas tem que crer que a Ressurreição já está presente
aqui e agora na pessoa de Jesus e naqueles que acreditam em Jesus. Sobre estes
a morte já não tem mais nenhum poder, porque Jesus é a "ressurreição e a
vida". Mesmo sem ver o sinal concreto da ressurreição de Lázaro, Marta
confessa a sua fé: "Eu creio que tu és o Cristo, o filho de Deus que vem
ao mundo" (Jo 11,27).
*
Depois desta profissão de fé, na continuação deste do Evangelho... Jesus manda
tirar a pedra. Marta reage: "Senhor, já cheira mal! É o quarto
dia!"(Jo 11,39). Novamente, Jesus a desafia apelando para a fé na
ressurreição, aqui e agora, como um sinal da glória de Deus: "Não te disse
que, se creres, verás a glória de Deus?" (Jo 11,40). Retiraram a pedra.
Diante do sepulcro aberto e diante da incredulidade das pessoas, Jesus se
dirige ao Pai. Na sua prece, primeiro, faz ação de graças: "Pai, dou-te
graças, porque me ouviste. Eu sabia que tu sempre me ouves!" (Jo
11,41-42). Jesus conhece o Pai e confia nele. Mas agora ele pede um sinal por
causa da multidão que o rodeia, para que possa acreditar que ele, Jesus, é o
enviado do Pai. Em seguida, ele grita em alta voz, grito criador: "Lázaro,
vem para fora!" E Lázaro veio para fora (Jo 11,43-44). É o triunfo da vida
sobre a morte, da fé sobre a incredulidade! Um agricultor comentou: "A nós
cabe retirar a pedra! E aí Deus ressuscita a comunidade. Tem gente que não quer
tirar a pedra, e por isso a comunidade deles não tem vida!"
*
Marta é mencionada apenas em uma cena de Lucas, e em duas cenas de João. Em
Lucas, Jesus está em casa de Marta, em Betânia, Maria a seus pés e Marta
servindo (Lc 10,38-42). Em João, temos o diálogo com Marta na cena da morte e
ressurreição de Lázaro (evangelho de hoje), e a cena da ceia em sua casa, cinco
dias antes da última ceia com os apóstolos (Jo 12,1-2).
*
No diálogo com Jesus, Marta reafirma a crença farisaica na ressurreição do
último dia. Jesus revela-lhe a sua novidade: "Eu sou a ressurreição e a
vida". A ressurreição é a vida de Deus, que vence a morte e que nos é dada
em Jesus. A ressurreição de Lázaro revela a continuidade da vida e a presença
da vida eterna, já, naqueles que creem em Jesus. "Todo aquele que crê em
mim, não morrerá jamais". A comunidade que crê em Jesus e vive sua missão
de amor é a comunidade dos que já estão inseridos na vida divina e eterna.
Para um confronto
pessoal
1.
O que significa para mim, bem concretamente, crer na ressurreição?
2.
Parte do povo aceitava Jesus, parte não aceitava. Hoje, parte do povo aceita a
renovação da igreja, e parte não aceita. E eu?
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