Evangelho (Mt 16,24-28): Naquele tempo, disse Jesus a seus
discípulos: «Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e
siga-me. Pois quem quiser salvar sua vida a perderá; e quem perder sua vida por
causa de mim a encontrará. De fato, que adianta a alguém ganhar o mundo
inteiro, se perde a própria vida? Ou que poderá alguém dar em troca da própria
vida? Pois o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e
então retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta. Em verdade, vos digo:
alguns dos que estão aqui não provarão a morte sem antes terem visto o Filho do
Homem vindo com o seu Reino».
Comentário:
Rev. D. Pedro IGLESIAS Martínez (Rubí, Barcelona, Espanha)
Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me
Hoje, o Evangelho nos coloca
claramente diante do mundo. É radical na sua abordagem, não admitindo
ambigüidades: «Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz
e siga-me» (Mt 16,24). Em numerosas ocasiões, perante o sofrimento causado por
nós mesmos ou pelos outros ouvimos: «Devemos suportar a cruz que Deus nos
manda...Deus quis que fosse assim...», e vamos acumulando sacrifícios como
cupons em uma cartela, que apresentaremos à auditoria celestial no dia que
tivermos que prestar contas.
O sofrimento não tem valor algum
em si mesmo. Cristo não era um estóico: sentia sede, fome, cansaço, não gostava
de ser deixado só, se deixava ajudar... Onde podia aliviava a dor, física e
moral. Que acontece então?
Antes de carregarmos a nossa
“cruz”, primeiramente devemos seguir a Cristo. Não se sofre e depois se segue a
Cristo... Cristo se segue por Amor, e é a partir daí que se compreende o
sacrifício, a negação pessoal: «Quem quiser salvar sua vida a perderá; e quem
perder sua vida por causa de mim a encontrará» (Mt 16,25). É o amor e a
misericórdia o que nos leva ao sacrifício. Todo amor verdadeiro gera sacrifício
de uma forma ou de outra, mas nem todo sacrifício gera amor. Deus não é
sacrifício; Deus é Amor, e só esta perspectiva dá sentido à dor, ao cansaço e
às cruzes de nossa existência segundo o modelo de homem que o Pai nos revelou
em Cristo. Santo Agostinho afirmou: «Quando se ama não se sofre, e se sofre,
ama-se o sofrimento».
No correr da nossa vida, não
busquemos uma origem divina para os sacrifícios e as penúrias: «Por que Deus me
mandou isto?», mas busquemos um “uso divino” para o que nos acontece: «Como
posso fazer disso, um ato de fé e de amor?». É assim que seguimos a Cristo e,
como —com certeza— seremos merecedores do olhar misericordioso do Pai. O mesmo
olhar com que contemplou o seu Filho na Cruz.
Reflexões de Frei Carlos Mesters, O.Carm.
* Os cinco versículos do evangelho de hoje são a continuidade das palavras
de Jesus a Pedro que meditamos ontem. Jesus não esconde nem abranda as
exigências do discipulado. Não permitiu que Pedro tomasse a dianteira e o
colocou no seu devido lugar: “Atrás de mim!” O evangelho de hoje explicita
estas exigências para todos nós;
* Mateus 16,24: Tome a sua cruz e
siga-me
Jesus tira as conclusões que valem
até hoje: "Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz,
e me siga”. Naquele tempo, a cruz era a pena de morte que o império romano
impunha aos marginais e bandidos. Tomar a cruz e carregá-la atrás de Jesus era
o mesmo que aceitar ser marginalizado pelo sistema injusto que legitimava a
injustiça. A Cruz não é fatalismo, nem é exigência do Pai. A Cruz é a
conseqüência do compromisso livremente assumido por Jesus de revelar a Boa Nova
de que Deus é Pai e que, portanto, todos e todas devem ser aceitos e tratados
como irmãos e irmãs. Por causa deste anúncio revolucionário, Jesus foi perseguido
e não teve medo de dar a sua vida. Prova de amor maior não há, que doar a vida
pelo irmão (Jo 15,13). O testemunho de Paulo na carta aos Gálatas mostra o
alcance concreto de tudo isto: “Quanto a mim, que eu não me glorie, a não ser
na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por meio do qual o mundo foi crucificado
para mim, e eu para o mundo”. (Gal
6,14) E ele termina aludindo às
cicatrizes das torturas que sofreu: “De agora em diante ninguém mais me
moleste, pois trago em meu corpo as marcas de Jesus” (Gal 6,17).
* Mateus 16,25-26: Quem perde a vida
por causa de mim vai encontrá-la
Estes dois versículos explicitam
valores humanos universais que confirmam a experiência de muitos, cristãos e
não cristãos. Salvar a vida, perder a vida, encontrar a vida. A experiência de
muitos ensina o seguinte: Quem vive atrás de bens e de riqueza, nunca fica
saciado. Quem se doa aos outros esquecendo-se a si mesmo, sente uma grande
felicidade. É a experiência das mães que se doam, e de tanta gente que não
pensa em si, mas nos outros. Muitos fazem e vivem assim quase por instinto,
como algo que vem do fundo da alma. Outros fazem assim, porque tiveram uma
experiência dolorosa de frustração que os levou a mudar de atitude. Jesus tem
razão em dizer: Quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas, quem perde a
sua vida por causa de mim, vai encontrá-la”. Importante é o motivo: “por causa
de mim”, ou como diz em outro lugar: “por causa do Evangelho” (Mc 8,35). E ele
termina: “Com efeito, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a
sua vida? O que um homem pode dar em troca da sua vida?” Esta última frase
evoca o salmo onde se diz que ninguém é capaz de pagar o preço do resgate da
vida: “O homem não pode comprar seu próprio resgate, nem pagar a Deus o preço
de si mesmo. É tão caro o resgate da vida, que nunca bastará para ele viver
perpetuamente, sem nunca ver a cova”.
(Sl 49,8-10).
* Mateus 16,27-28: O Filho do Homem
retribuirá a cada uma conforme a sua conduta
Estes dois versículos se referem à
esperança do povo com relação à vinda do Filho do Homem no fim dos tempos como
juiz da humanidade, como é apresentado na visão do profeta Daniel (Dn 7,13-14).
O primeiro versículo diz: “O Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os
seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a própria conduta” (Mt
16,27). Nesta frase se fala da justiça do Juiz. Cada um vai receber conforme a
sua própria conduta. O segundo versículos diz: “Alguns daqueles que estão aqui,
não morrerão sem terem visto o Filho do Homem vindo com o seu Reino”. (Mt
16,28). Esta frase é um aviso para ajudar a perceber a vinda de Jesus como Juiz
nos fatos da vida. Alguns achavam que Jesus viria logo (1Ts 4,15-18). Jesus, de
fato, veio e já estava presente nas pessoas, sobretudo nos pobres. Mas eles não
o percebiam. Jesus mesmo tinha dito: “Aquela vez que você ajudou o pobre, o
doente, o sem casa, o preso, o peregrino, era eu!” (Mt 25,34-45)
Para um confronto pessoal
1. Quem perde a vida vai ganha-la. Qual a experiência que
tenho neste ponto?
2. As palavras de Paulo:“Quanto a mim, que eu não me
glorie, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por meio do qual o
mundo foi crucificado para mim, e eu para o mundo”. Tenho coragem de repeti-las
na minha vida?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO