Evangelho
(Jo 6,1-15): Depois disso, Jesus foi para o outro lado do mar da Galiléia, ou seja,
de Tiberíades. Uma grande multidão o seguia, vendo os sinais que ele fazia a
favor dos doentes. Jesus subiu a montanha e sentou-se lá com os seus
discípulos. Estava próxima a Páscoa, a festa dos judeus. Levantando os olhos e
vendo uma grande multidão que vinha a ele, Jesus disse a Filipe: «Onde vamos
comprar pão para que estes possam comer?». Disse isso para testar Filipe, pois
ele sabia muito bem o que ia fazer. Filipe respondeu: «Nem duzentos denários de
pão bastariam para dar um pouquinho a cada um”. Um dos discípulos, André, irmão
de Simão Pedro, disse: «Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois
peixes. Mas, que é isso para tanta gente?». Jesus disse: «Fazei as pessoas
sentar-se». Naquele lugar havia muita relva, e lá se sentaram os homens em número
de aproximadamente cinco mil. Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu aos
que estavam sentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os peixes. Depois
que se fartaram, disse aos discípulos: «Juntai os pedaços que sobraram, para
que nada se perca!». Eles juntaram e encheram doze cestos, com os pedaços que
sobraram dos cinco pães de cevada que comeram. À vista do sinal que Jesus tinha
realizado, as pessoas exclamavam: «Este é verdadeiramente o profeta, aquele que
deve vir ao mundo». Quando Jesus percebeu que queriam levá-lo para proclamá-lo
rei, novamente se retirou sozinho para a montanha.
Comentário: Rev. D. Llucià POU i Sabater (Vic,
Barcelona, Espanha)
Disse isso para testar Filipe, pois
ele sabia muito bem o que ia fazer
Hoje lemos
o Evangelho da multiplicação dos pães: «Jesus tomou os pães, deu graças e
distribuiu aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os
peixes» (Jo 6, 11). A preocupação dos Apóstolos diante de tanta gente faminta
nos faz pensar hoje em uma multidão atual, não faminta, mas ainda pior:
afastada de Deus, com uma “anorexia espiritual” que impede de participar da
Páscoa e conhecer a Jesus. Não sabemos como chegar a tanta gente… Alenta-nos na
leitura de hoje uma mensagem de esperança: não importa a falta de meios, mas os
recursos sobrenaturais; não sejamos “realistas”, mas “confiantes” em Deus.
Assim, quando Jesus pergunta a Filipe onde podia comprar pão para todos, na
realidade «disse isso para testar Filipe, pois ele sabia muito bem o que ia
fazer» (Jo 6, 5-6). O Senhor espera que confiemos Nele.
Ao
contemplar esses “sinais dos tempos”, não queremos passividade (preguiça,
fraqueza por falta de luta…), mas esperança: o Senhor, para fazer o milagre,
quer a dedicação dos Apóstolos e a generosidade do jovem que entrega alguns
pães e peixes. Jesus aumenta nossa fé, obediência e audácia, embora não vejamos
logo o fruto do trabalho, da mesma forma como o camponês não vê brotar a planta
logo depois da semeadura. «Fé, portanto, sem permitir que o desalento nos desanime;
sem que paremos em cálculos meramente humanos. Para superar os obstáculos, há
que se começar trabalhando, empenhando-nos inteiramente na tarefa, de modo que
o nosso próprio esforço nos leve a abrir novos caminhos» (São Josemaria
Escrivá), que aparecerão de forma insuspeita.
Não
esperemos o momento ideal para fazer a nossa parte: devemos fazê-la o quanto
antes!, pois Jesus nos espera para fazer o milagre. «As dificuldades que o
panorama mundial apresenta neste começo do novo milênio nos induzem a pensar
que só uma intervenção do alto pode fazer-nos esperar um futuro menos obscuro»,
escreveu João Paulo II. Acompanhemos, pois, esse panorama com o Rosário da
Virgem, pois sua intercessão se tem feito notar em muitos momentos delicados
sobre quais tem deixado sua marca profunda a história da Humanidade.
Reflexões de Frei
Carlos Mesters, O.Carm
Reflexão
* Hoje
começa a leitura do capítulo 6 do evangelho de João que se prolongará por
vários dias. Sinal da importância deste capítulo para a vivência da nossa fé. O
capítulo 6 traz dois sinais ou milagres: a multiplicação dos pães (Jo 6,1-15) e
a caminhada sobre as águas (Jo 6,16-21). Em seguida, traz o longo diálogo sobre
o Pão da Vida (Jo 6,22-71). João situa o fato perto da festa de Páscoa (Jo
6,4). O enfoque central é o confronto entre a antiga Páscoa do Êxodo e a nova
Páscoa que se realiza em Jesus. O diálogo sobre o pão da vida vai esclarecer a
nova páscoa que se realiza em Jesus.
* João 6,1-4: A situação.
Na antiga páscoa, o povo atravessou o Mar Vermelho. Na nova páscoa,
Jesus atravessa o Mar da Galiléia. Uma grande multidão seguia a Moisés. Uma
grande multidão segue Jesus neste novo êxodo. No primeiro êxodo, Moisés subiu a
Montanha. Jesus, o novo Moisés, também sobe à montanha. O povo seguia Moisés
que realizou grandes sinais. O povo segue a Jesus porque tinha visto os sinais
que ele fazia para os doentes.
* João 6,5-7: Jesus e Filipe. Vendo a
multidão, Jesus confronta os discípulos com a fome do povo e pergunta a Filipe:
"Onde vamos comprar pão para esse povo poder comer?" No primeiro
êxodo, Moisés tinha conseguido alimento para o povo faminto. Jesus, o novo
Moisés, irá fazer a mesma coisa. Mas Filipe, em vez de olhar a situação à luz
da Escritura, olhava a situação com os olhos do sistema e respondeu:
"Duzentos denários não bastam!" Um denário era o salário mínimo de um
dia. Filipe constata o problema e reconhece a sua total incapacidade para
resolvê-lo. Faz o lamento, mas não apresenta nenhuma solução.
* João 6,8-9: André e o menino. André, em vez de lamentar, busca solução. Ele
encontra um menino com cinco pães e dois peixes. Cinco pães de cevada e dois
peixes eram o sustento diário do pobre. O menino entrega o seu sustento! Ele
poderia ter dito: "Cinco pães e dois peixes, o que é isso para tanta
gente? Não vai dar para nada! Vamos partilhá-los aqui entre nós com duas ou
três pessoas!" Em vez disso, ele teve a coragem de entregar os cinco pães
e os dois peixes para alimentar 5000 pessoas (Jo 6,10)! Quem faz isso, ou é louco ou tem muita fé,
acreditando que, por amor a Jesus, todos se disponham a partilhar sua comida
como fez o menino!
* João 6,10-11: A multiplicação. Jesus pede para o povo se acomodar na grama. Em
seguida, multiplicou o sustento, a ração do pobre. Diz o texto: "Jesus
tomou os pães e, depois de ter dado graças, distribuiu-os aos presentes, assim
como os peixes, tanto quanto queriam!" Com esta frase, escrita no ano 100
depois de Cristo, João evoca o gesto da Última Ceia (1Cor 11,23-24). A
Eucaristia, quando celebrada como deve, levará as pessoas à partilha como levou
o menino a entregar seu sustento para ser partilhado.
* João 6,12-13: A sobra dos doze cestos. O número doze evoca a totalidade do povo
com suas doze tribos. João não informa se sobrou algo dos peixes. O que
interessa a ele é evocar o pão como símbolo da Eucarística. O evangelho de João
não tem a descrição da Ceia Eucarística, mas descreve a multiplicação dos pães
como símbolo do que deve acontecer nas comunidades através da celebração da
Ceia Eucarística. Se entre os povos cristãos houvesse real partilha, haveria
comida abundante para todos e sobrariam doze cestos para muitos outros povos!
* João 6,14-15: Querem fazê-lo rei. O povo
interpreta o gesto de Jesus dizendo: "Esse é verdadeiramente o profeta que
deve vir ao mundo!" A intuição do povo é correta. Jesus de fato é o novo
Moisés, o Messias, aquele que o povo estava esperando (Dt 18,15-19). Mas esta
intuição tinha sido desviada pela ideologia da época que queria um grande rei
que fosse forte e dominador. Por isso, vendo o sinal, o povo proclama Jesus
como Messias e avança para fazê-lo rei! Jesus percebendo o que ia acontecer,
refugia-se sozinho na montanha. Não aceita esta maneira de ser messias e
aguarda o momento oportuno para ajudar o povo a dar um passo.
Para um confronto pessoal
1) Diante do problema da fome no mundo, você age como
Filipe, como André ou como o menino?
2) O povo queria um messias que fosse rei forte e
poderoso. Hoje, muitos vão atrás de líderes populistas. O que o evangelho de
hoje nos tem a dizer sobre isto?
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