Evangelho
(Jo 3,16-21): De fato, Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho único, para que
todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o
seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo
por ele. Quem crê nele não será condenado, mas quem não crê já está condenado,
porque não acreditou no nome do Filho único de Deus. Ora, o julgamento consiste
nisto: a luz veio ao mundo, mas as pessoas amaram mais as trevas do que a luz,
porque as suas obras eram más. Pois todo o que pratica o mal odeia a luz e não
se aproxima da luz, para que suas ações não sejam denunciadas. Mas quem pratica
a verdade se aproxima da luz, para que suas ações sejam manifestadas, já que
são praticadas em Deus.
Comentário: Fr. Damien LIN Yuanheng (Singapur,
Singapura)
A luz veio ao mundo
Hoje,
diante de opiniões que sugere a vida moderna, pode parecer que a verdade já não
existe — a verdade sobre Deus, a verdade sobre os temas relativos ao gênero
humano, a verdade sobre o matrimônio, as verdades morais e, por último, a
verdade sobre mim mesmo.
A passagem
do Evangelho de hoje identifica a Jesus Cristo como «o caminho, a verdade e a
vida» (Jo 14,6). Sem Jesus só encontramos desolação, falsidade e morte. Só há
um caminho, e só um que leve ao céu, que se chama Jesus Cristo.
Cristo não
é uma opinião a mais. Jesus Cristo é a autêntica Verdade. Negar a verdade é
como insistir em fechar os olhos diante da luz do Sol. Você goste ou não, o Sol
sempre estará aí; mas o infeliz escolheu livremente fechar seus olhos diante do
Sol da verdade. De igual forma, muitos se consomem em suas carreiras com uma
tremenda força de vontade e exigem empregar todo seu potencial, esquecendo que
tão somente podem alcançar a verdade sobre si, caminhando junto a Jesus Cristo.
Por outro
lado, segundo Bento XVI, «cada um encontra seu próprio bem assumindo o projeto
que Deus tem sobre ele, para realizá-lo plenamente: no entanto, encontra em tal
projeto sua verdade e, aceitando esta verdade, se faz livre (cf. Jo 8,32)»
(Encíclica "Caritas in Veritate"). A verdade de cada um é uma chamada
a converter-se no filho ou na filha de Deus na Casa Celestial: «Porque esta é a
vontade de Deus: tua santificação» (1Tes 4,3). Deus quer filhos e filhas
livres, não escravos.
Em
realidade, o “eu” perfeito é um projeto comum entre Deus e eu. Quando buscamos
a santidade, começamos a mostrar a verdade de Deus em nossas vidas. O Papa
disse de uma forma muito bonita: «Cada santo é como um raio de luz que sai da
Palavra de Deus» (Exortação apostólica "Verbum Domini").
Comentário: Rev. D. Manel VALLS i Serra (Barcelona,
Espanha)
Deus amou tanto o
mundo, que deu o seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas
tenha a vida eterna
Hoje, o
Evangelho nos convida novamente a percorrer o caminho do apóstolo Tomé, que vai
da dúvida à fé. Nós, como Tomé, nos apresentamos diante do Senhor com nossas
dúvidas, mas Ele da mesma forma vem buscar-nos: «Deus amou tanto o mundo, que
deu o seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a
vida eterna» (Jo 3,16).
Na manhã do
dia de Páscoa, durante a primeira aparição, Tomé não estava. «Depois de oito
dias», no entanto sua rejeição a acreditar, Tomé se une aos outros discípulos.
A indicação é clara: longe da comunidade não se conserva a fé. Longe dos
irmãos, a fé não cresce, não amadurece. Na Eucaristia de cada domingo
reconhecemos sua Presença. Se Tomé mostra a honestidade de sua dúvida é porque
o Senhor não lhe concedeu inicialmente o que sim teve Maria Madalena: não só
escutar e ver ao Senhor, mas sim tocá-lo com suas próprias mãos. Cristo vem ao
nosso encontro, sobretudo, quando nos reencontramos com os irmãos e quando com
eles celebramos a repartição do Pão, ou seja, a Eucaristia. Então nos convida a
“tocar o seu costado”, quer dizer, a penetrar no mistério insondável de sua
vida.
O passo da
incredulidade à fé tem suas etapas. Nossa conversão a Jesus Cristo —o passo da
escuridão à luz— é um processo pessoal, mas necessitamos da comunidade. Alguns
dias depois da Semana Santa, todos nós sentimos urgidos a continuar com Jesus
em seu caminho à Cruz. Agora, em pleno tempo pascoal, a Igreja nos convida a
entrar com Ele à nova vida, «Mas quem pratica a verdade se aproxima da luz,
para que suas ações sejam manifestadas, já que são praticadas em Deus» (cf. Jo
3,21).
Nós também
devemos sentir hoje pessoalmente o convite feito por Jesus a Tomé: «Não seja
incrédulo, e sim fiel» (Jo 3,21). porque a vida se vai nisso, já que «Quem crê
nele não será condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não
acreditou no nome do Filho único de Deus» (Jo 3,18).
Reflexões de Frei
Carlos Mesters, O.Carm
Reflexão
* O evangelho de João é como um tecido, feito com três
fios diferentes mas parecidos. Os três combinam tão bem entre si que, às vezes,
não dá para perceber quando se passa de um fio para outro. 1. O primeiro fio
são os fatos e as palavras de Jesus dos anos trinta, conservados pelas
testemunhas oculares que guardaram as coisas que Jesus fez e ensinou. 2. O
segundo fio são os fatos da vida das comunidades. A partir da sua fé em Jesus e
convencidas da presença dele em seu meio, as comunidades iluminavam a sua
caminhada com as palavras e os gestos de Jesus. Isto influenciou a descrição
dos fatos. Por exemplo, o conflito das comunidades com os fariseus do fim do
primeiro século marcou a maneira de descrever os conflitos de Jesus com os
fariseus. 3. O terceiro fio são comentários feitos pelo evangelista. Em certas
passagens, é difícil perceber quando Jesus deixa de falar e o próprio
evangelista começa a tecer seus comentários. O texto do evangelho de hoje, por
exemplo, é uma reflexão bonita e profunda do próprio evangelista a respeito da
ação de Jesus. A gente quase nem percebe a diferença entre a fala de Jesus e a
fala do evangelista. De qualquer maneira, tanto uma como outra, ambas são
palavra de Deus.
* João 3,16: Deus amou o mundo. A palavra mundo
é uma das palavras mais freqüentes no evangelho de João: 78 vezes! Ela tem
vários significados. Em primeiro lugar mundo pode significar a terra, o espaço
habitado pelos seres humanos (Jo 11,9; 21,25) ou mesmo o universo criado (Jo
17,5.24). Mundo também pode significar as pessoas que habitam esta terra, a
humanidade toda (Jo 1,9; 3,16; 4,42; 6,14; 8,12). Pode significar ainda um grande
grupo, um grupo numeroso de pessoas, no sentido quando falamos “todo mundo” (Jo
12,19; 14,27). Aqui no nosso texto a palavra mundo tem o sentido de humanidade,
todo ser humano. Deus ama a humanidade de tal modo que chegou a entregar seu
filho único. Quem aceita que Deus chega até nós em Jesus, este já passou pela
morte e já tem a vida eterna.
* João 3,17-19: O verdadeiro sentido do julgamento.
A imagem de Deus que transparece nestes três versículos é de um pai cheio de
ternura e não de um juiz severo. Deus mandou seu filho não para julgar e
condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. Quem crê em Jesus e
o aceita como revelação de Deus não é julgado, pois já é aceito por Deus. E
quem não crê em Jesus já está julgado. Ele se excluiu a si mesmo. E o
evangelista repete o que já disse no prólogo: muitas pessoas não querem aceitar
Jesus, porque a sua luz revela a maldade que nelas existe (cf. Jo 1,5.10-11).
* João 3,20-21: Praticar a verdade. Existe em todo
ser humano uma semente divina, um traço do Criador. Jesus, como revelação do
Pai, é uma resposta a este desejo mais profundo do ser humano. Quem quer ser
fiel ao mais profundo de si mesmo, aceitará Jesus. Difícil você encontrar uma
visão ecumênica mais ampla do que o evangelho de João expressa nestes
versículos.
* Completando
o significado da palavra mundo no Quarto Evangelho. Outras vezes, a palavra
mundo significa aquela parte da humanidade que se opõe a Jesus e à sua
mensagem. Aí a palavra mundo toma o sentido de “adversários” ou “opositores”
(Jo 7,4.7; 8,23.26; 9,39; 12,25). Este mundo contrário à prática libertadora de
Jesus é chefiado pelo Adversário ou Satã, também chamado de “príncipe deste
mundo” (Jo 14,30; 16,11). Ele representa o império romano e, ao mesmo tempo, os
líderes dos judeus que estão expulsando os seguidores e as seguidoras de Jesus
das sinagogas. Este mundo persegue e mata as comunidades, trazendo tribulações
aos fiéis (Jo 16,33). Jesus as libertará, vencendo o príncipe deste mundo (Jo
12,31). Assim, mundo significa uma situação de injustiça, de opressão, gerando
ódio e perseguição contra as comunidades do Discípulo Amado. Os perseguidores
são aquelas pessoas que estão no poder, os dirigentes, tanto do império quanto
da sinagoga. Enfim, todos aqueles que praticam a injustiça usando para isto o
nome do próprio Deus (Jo 16,2). A esperança que o evangelho dá para as
comunidades perseguidas é que Jesus é mais forte que o mundo. Por isso ele diz:
“No mundo tereis tribulações. Mas tende coragem: eu venci o mundo!” (Jo 16,33).
Para um confronto pessoal
1) Deus amou o mundo de tal modo que chegou a entregar
seu próprio filho. Será que esta verdade já chegou a penetrar no mais profundo
do meu eu, da minha consciência?
2) A realidade mais ecumênica que existe é a vida que
Deus nos deu e pela qual Ele entregou seu próprio filho. Como vivo o ecumenismo
no dia a dia da minha vida?
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