Evangelho
(Lc 15,1-3.11-32): Todos os publicanos e pecadores aproximavam-se de Jesus para o escutar.
Os fariseus e os escribas, porém, murmuravam contra ele. «Este homem acolhe os
pecadores e come com eles». Então ele contou-lhes esta parábola: E Jesus
continuou. «Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: ‘Pai,
dá-me a parte da herança que me cabe’. E o pai dividiu os bens entre eles.
Poucos dias depois, o filho mais novo juntou o que era seu e partiu para um
lugar distante. E ali esbanjou tudo numa vida desenfreada. Quando tinha
esbanjado tudo o que possuía, chegou uma grande fome àquela região, e ele
começou a passar necessidade. Então, foi pedir trabalho a um homem do lugar,
que o mandou para seu sítio cuidar dos porcos. Ele queria matar a fome com a
comida que os porcos comiam, mas nem isto lhe davam. Então caiu em si e disse:
«Quantos empregados do meu pai têm pão com fartura, e eu aqui, morrendo de
fome. Vou voltar para meu pai e dizer-lhe: ‘Pai, pequei contra Deus e contra
ti; já não mereço ser chamado teu filho. Trata-me como a um dos teus
empregados’. Então ele partiu e voltou
para seu pai. Quando ainda estava longe, seu pai o avistou e foi tomado de
compaixão. Correu-lhe ao encontro, abraçou-o e o cobriu de beijos. O filho,
então, lhe disse: ‘Pai, pequei contra Deus e contra ti. Já não mereço ser
chamado teu filho’. Mas o pai disse aos empregados: ‘Trazei depressa a melhor
túnica para vestir meu filho. Colocai-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés.
Trazei um novilho gordo e matai-o, para comermos e festejarmos. Pois este meu
filho estava morto e tornou a viver; estava perdido e foi encontrado’. E
começaram a festa. O filho mais velho
estava no campo. Ao voltar, já perto de casa, ouviu música e barulho de dança.
Então chamou um dos criados e perguntou o que estava acontecendo. Ele
respondeu: ‘É teu irmão que voltou. Teu pai matou o novilho gordo, porque
recuperou seu filho são e salvo’. Mas ele ficou com raiva e não queria entrar.
O pai, saindo, insistiu com ele. Ele, porém, respondeu ao pai: ‘Eu trabalho
para ti há tantos anos, jamais desobedeci a qualquer ordem tua. E nunca me
deste um cabrito para eu festejar com meus amigos. Mas quando chegou esse teu
filho, que esbanjou teus bens com as prostitutas, matas para ele o novilho
gordo’. Então o pai lhe disse: ‘Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que é
meu é teu. Mas era preciso festejar e alegrar-nos, porque este teu irmão estava
morto e tornou a viver, estava perdido e foi encontrado».
Comentário: Rev. D. Llucià POU i Sabater (Vic,
Barcelona, Espanha)
Vou voltar para meu
pai e dizer-lhe: ‘Pai, pequei contra Deus e contra ti
Hoje
vemos a misericórdia, a característica distintiva de Deus Pai, no momento em
que contemplamos uma Humanidade “órfã”, porque —esquecida— não sabe que é filha
de Deus. Cronin fala de um filho que saiu de casa, esbanjou o dinheiro, a
saúde, a honra da sua família... e acabou na prisão. Pouco antes de sair em
liberdade, escreveu para casa: se o tivessem perdoado, então que pendurassem um
pano branco na macieira, que ficava ao pé da linha do comboio. Se ele visse o
pano, voltaria a casa; se não, nunca mais o veriam a ele. No dia em que saiu,
ao aproximar-se de casa, nem se atrevia a olhar... Estaria lá, o pano? «Abre os
teus olhos!... vê!», diz-lhe um amigo. E então, qual não foi o seu espanto: na
macieira não havia apenas um pano branco, mas sim centenas; estava cheia de
panos brancos.
Recorda-nos
aquele quadro de Rembrandt, no qual se vê como o filho que regressa,
fragilizado e esfomeado, é abraçado por um ancião, com duas mãos diferentes:
uma mão de pai, que o abraça com força; uma outra de mãe, afetuosa e doce, que
o acaricia. Deus é pai e mãe...
«Pai,
pequei» (cf. Lc 15,21), queremos nós também dizer, e sentir o abraço de Deus no
sacramento da confissão, e participar na festa da Eucaristia: «Mas era preciso
festejar e alegrar-nos, porque este teu irmão estava morto e tornou a viver»
(Lc 15,23-24). Assim sendo, já que «Deus nos espera —em cada dia— como aquele
pai da parábola esperava o seu filho pródigo» (São Josemaria), percorramos o
caminho com Jesus, ao encontro do Pai, onde tudo se torna claro: «o mistério do
homem só no mistério do Verbo encarnado se esclarece verdadeiramente» (Concílio
Vaticano II).
O
protagonista é sempre o Pai. Que o deserto da Quaresma nos leve a interiorizar
esta chamada a participar na misericórdia divina, já que viver é regressar ao
Pai.
Reflexões de Frei
Carlos Mesters, O.Carm
Reflexão
*
O capítulo 15 do evangelho de Lucas está pendurado na seguinte informação:
"Todos os publicanos e pecadores se aproximavam para ouvir Jesus. Os
fariseus e os escribas, porém, murmuravam: Esse homem recebe os pecadores e
come com eles!" (Lc 15,1-3). Em seguida, Lucas traz três parábolas ligadas
entre si pelo mesmo assunto: a ovelha perdida (Lc 15,4-7), a moeda perdida (Lc
15,8-10), o filho perdido (Lc 15,11-32). Esta última parábola é o assunto do
evangelho de hoje.
*
Lucas 15,11-13: A decisão do filho
mais novo. Um homem tinha dois filhos. O
mais novo pede a parte da herança que lhe toca. O pai divide tudo entre os
dois. Tanto o mais velho como o mais novo, ambos recebem a sua parte. Receber
herança não é mérito. É um dom gratuito. A herança dos dons de Deus está
distribuída entre todos os seres humanos, tanto judeus como pagãos, tanto
cristãos como não cristãos. Todos têm algo da herança do Pai. Mas nem todos
cuidam da mesma maneira. Assim, o filho mais novo parte para longe e gasta a
sua herança numa vida dissipada, esquecendo-se do Pai. No tempo de Lucas, o
mais velho representava as comunidades vindas do judaísmo, e o mais novo, as
comunidades vindas do paganismo. E hoje, quem é o mais velho e o mais novo?
*
Lucas 15,14-19: A desilusão e a
vontade de voltar para a casa do Pai. A
necessidade de ter o que comer faz com que o mais novo perca a sua liberdade e
se torne escravo para cuidar dos porcos. Recebe tratamento pior que os porcos. Esta
era a condição de vida de milhões de escravos no império romano no tempo de
Lucas. A situação em que está faz o mais novo cair em si e lembrar-se da casa
do Pai. Ele faz uma revisão de vida e decide voltar para casa. Prepara até as
palavras que vai dizer ao Pai: “Já não mereço ser teu filho! Trata-me como um
dos teus empregados!” Empregado executa ordens, cumpre a lei da servidão. O
filho mais novo quer ser cumpridor da lei, como o queriam os fariseus e os
escribas no tempo de Jesus (Lc 15,1). Era isto que os missionários dos fariseus
impunham aos pagãos que se convertiam ao Deus de Abraão (Mt 23,15). No tempo de
Lucas, cristãos vindos do judaísmo conseguiram que alguns cristãos, convertidos
do paganismo, se submetessem ao jugo da lei (Gl 1,6-10).
*
Lucas 15,20-24: A alegria do Pai ao
reencontrar o filho mais novo. A
parábola diz que o filho mais novo ainda estava longe de casa e o Pai já o viu,
corre ao seu encontro e o cumula de beijos. A impressão que Jesus nos dá é que
o Pai ficou o tempo todo na janela olhando a estrada para ver o filho apontar
lá longe na esquina! Conforme o nosso modo humano de pensar e de sentir, a
alegria do Pai parece exagerada. Nem deixa o filho terminar as palavras que
tinha preparado. Nem escuta! O Pai não quer que o filho seja seu escravo. Quer
que seja filho! Esta é a grande Boa Nova que Jesus nos trouxe! Túnica nova,
sandálias novas, anel no dedo, churrasco, festa! Nesta alegria imensa do
reencontro, Jesus deixa transparecer como era grande a tristeza do Pai pela
perda do filho. Deus estava muito triste e isto a gente só fica sabendo agora,
vendo o tamanho da alegria do Pai quando reencontra o filho! E é uma alegria
partilhada com todo mundo na festa que ele manda preparar
*
Lucas 15,25-28b: A reação do filho
mais velho. O filho mais velho volta do
serviço no campo e encontra a casa em festa. Não entra. Quer saber de que se
trata. Quando soube do motivo da festa, ficou com muita raiva e não quis
entrar. Fechado em si mesmo, ele pensa ter o seu direito. Não gostou da festa e
não entendeu a alegria do Pai. Sinal de que não tinha muita intimidade com o
Pai, apesar de viver na mesma casa. Pois, se tivesse, teria notado a imensa
tristeza do Pai pela perda do filho mais novo e teria entendido a alegria dele
pela volta do filho. Quem vive muito preocupado em observar a lei de Deus,
corre o perigo de esquecer o próprio Deus! O filho mais novo, mesmo longe de
casa, parecia conhecer o Pai melhor que o filho mais velho, que morava com ele
na mesma casa! Pois o mais novo teve a coragem de voltar para a casa do Pai,
enquanto o mais velho não quer mais entrar na casa do Pai! Ele não se dá conta
de que o Pai, sem ele, vai perder a alegria. Pois também ele, o mais velho, é
filho do mesmo jeito que o novo!
*
Lucas 15,28a-30: A atitude do Pai e
a resposta do filho mais velho. O pai
sai de casa e suplica ao filho mais velho para entrar. Mas este responde:
"Pai, tantos anos que eu sirvo ao senhor. Jamais transgredi um só dos seus
mandamentos, e o senhor nunca me deu um cabrito sequer para festejar com meus
amigos. E vem esse seu filho, que devorou seus bens com prostitutas e o senhor
manda matar até o novilho gordo!" O mais velho também quer festa e
alegria, mas só com os amigos. Não com o irmão, nem com o pai. Ele nem sequer
chama o mais novo de irmão, mas "esse seu filho", como se não fosse
mais irmão dele. E é ele, o mais velho, que fala em prostitutas. É a malícia
dele que interpretou assim a vida do irmão mais novo. Quantas vezes o irmão
mais velho não interpreta mal a vida do irmão mais novo! Quantas vezes nós
católicos interpretamos mal a vida e a religião dos outros! A atitude do Pai é
outra. Ele acolheu o filho mais novo, mas também não quer perder o filho mais
velho. Os dois fazem parte da família. Um não pode excluir o outro!
*
Lucas 15,31-32: A resposta final do
Pai. Da mesma maneira como o Pai não deu
atenção aos argumentos do filho mais novo, assim também não dá atenção aos
argumentos do mais velho e lhe diz: "Filho, tu estás sempre comigo e tudo
o que é meu é teu! Mas esse teu irmão estava morto e tornou a viver. Estava
perdido e foi reencontrado!" Será que o mais velho tinha realmente
consciência de estar sempre com o Pai e de encontrar nesta presença a causa da
sua alegria? A expressão do Pai "Tudo que é meu é teu!" inclui também
o filho mais novo que voltou! O mais velho não tem o direito de fazer
distinção. Se ele quer ser mesmo filho do Pai, terá que aceitá-lo do jeito que
ele é e não do jeito que ele gostaria que o Pai fosse! A parábola não diz qual
foi a resposta final do irmão mais velho. Isto fica por conta do próprio irmão
mais velho que somos nós!
*
Quem experimenta a gratuita e surpreendente entrada do amor de Deus em sua vida
torna-se alegre e quer comunicar esta alegria aos outros. A ação salvadora de
Deus é fonte de alegria: “Alegrem-se comigo!” (Lc 15,6.9) É desta experiência
da gratuidade de Deus que nasce o sentido da festa e da alegria (Lc 15,32). No
fim da parábola, o Pai manda ser alegre e fazer festa. A alegria ficou ameaçada
por causa do filho mais velho que se recusa a entrar. Ele pensa ter direito a
uma alegria só com os seus amigos e não quer a alegria com todos da mesma
família humana. Ele representa os que se consideram justos e observantes e
acham que não precisam de conversão.
Para um confronto
pessoal
1. Qual a imagem de Deus que está em
mim desde a minha infância? Ela mudou ao
longo dos anos? Se mudou, por que mudou?
2. Eu me identifico com qual dos dois
filhos: com o mais novo ou com o mais velho? Por que?
AS ORAÇÕES DO MÊS DE SÃO JOSÉ ESTÃO NA PASTA DE ORAÇÕES E AVISOS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO