Evangelho (Mt 25,31-46): «Quando
o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, ele se
assentará em seu trono glorioso. Todas as nações da terra serão reunidas diante
dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos
cabritos. E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos, à sua esquerda.
Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai!
Recebei em herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo!
Pois eu estava com fome, e me destes de comer; estava com sede, e me destes de
beber; eu era forasteiro, e me recebestes em casa; estava nu e me vestistes;
doente, e cuidastes de mim; na prisão, e fostes visitar-me’. Então os justos
lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer?
Com sede, e te demos de beber? Quando foi que te vimos como forasteiro, e te
recebemos em casa, sem roupa, e te vestimos? Quando foi que te vimos doente ou
preso, e fomos te visitar?’. Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade, vos
digo: todas as vezes que fizestes isso a um destes mais pequenos, que são meus
irmãos, foi a mim que o fizestes!’. Depois,
o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastai-vos de mim, malditos! Ide
para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos. Pois eu estava
com fome, e não me destes de comer; com sede, e não me destes de beber; eu era
forasteiro, e não me recebestes em casa; nu, e não me vestistes; doente e na
prisão, e não fostes visitar-me. E estes responderão: ‘Senhor, quando foi que
te vimos com fome ou com sede, forasteiro ou nu, doente ou preso, e não te
servimos?’ Então, o Rei lhes responderá: ‘Em verdade, vos digo, todas as vezes
que não fizestes isso a um desses mais pequenos, foi a mim que o deixastes de
fazer!’ E estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida
eterna».
Comentário:
Rev. D. Joaquim MONRÓS i Guitart (Tarragona, Espanha)
Todas as vezes que não fizestes isso a um desses mais pequenos, foi a mim
que o deixastes de fazer!
Hoje é-nos recordado o juízo
final, «quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os
anjos» (Mt 25.31), e é-nos sublinhado que dar de comer, beber, vestir… resultam
obras de amor para um cristão, quando ao fazê-las se sabe ver nelas o próprio
Cristo.
Diz São João da Cruz: «À tarde te
examinarão no amor. Aprende a amar a Deus como Deus quer ser amado e deixa a
tua própria condição». Não fazer uma coisa que tem que ser feita, em serviço
dos outros filhos de Deus e nossos irmãos, supõe deixar Cristo sem estes
detalhes de amor devido: pecados de omissão.
O Concilio Vaticano II, e a
Gaudium et spes, ao explicar as exigências da caridade cristã, que dá sentido à
chamada assistência social, diz: «Sobretudo em nossos dias, urge a obrigação de
nos tornarmos o próximo de todo e qualquer homem, e de o servir efetivamente
quando vem ao nosso encontro, quer seja o ancião, abandonado de todos, ou o
operário estrangeiro injustamente desprezado, ou o exilado, ou o filho duma
união ilegítima que sofre injustamente por causa dum pecado que não cometeu, ou
o indigente que interpela a nossa consciência, recordando a palavra do Senhor:
«todas as vezes que o fizestes a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim o
fizestes» (Mt 25,40)»
Recordemos que Cristo vive nos
cristãos… e diz-nos: «Eu estou convosco todos os dias até ao fim do mundo» (Mt
28,20).
O IV Concilio de Latrão define o
juízo final como verdade de fé: «Jesus Cristo há-de vir no fim do mundo, para
julgar os vivos e os mortos, e para dar a cada um segundo as suas obras, tanto
aos condenados como aos eleitos (…) para receber segundo as suas obras, boas ou
más: aqueles com o diabo castigo eterno, e estes com Cristo glória eterna».
Peçamos a Maria que nos ajude nas
ações de serviço a seu Filho nos irmãos.
Reflexões de Frei Carlos Mesters, O.Carm
Reflexão
* O Evangelho de Mateus apresenta Jesus como o
novo Moisés. Como Moisés, Jesus promulgou a Lei Deus. Como a antiga Lei, assim
a nova lei dada por Jesus tem cinco livros ou discursos. O Sermão da Montanha
(Mt 5,1 a 7,27), o primeiro discurso, abriu com as oito bem-aventuranças. O
Sermão da Vigilância (Mt 24,1 a 25,46), o quinto e último discurso, encerra com
a descrição do Juízo Final. As bem-aventuranças descreveram a porta de entrada
para o Reino de Deus, enumerando oito categorias de pessoas: os pobres em
espírito, os mansos, os aflitos, os que têm fome e sede de justiça, os
misericordiosos, os de coração limpo, os promotores da paz e os perseguidos por
causa da justiça (Mt 5,3-10). A parábola do Juízo Final conta o que devemos fazer
para poder tomar posse do Reino: acolher os famintos, os sedentos, os
estrangeiros, os sem roupa, os doentes e os prisioneiros (Mt 25,35-36). Tanto
no começo como no fim da Nova Lei, estão os excluídos e marginalizados.
*
Mateus 25,31-33: Abertura do Juízo
final. O Filho do Homem reúne ao seu redor todas as nações do mundo. Separa as
pessoas como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. O pastor sabe discernir.
Ele não erra: ovelhas à direita, cabritos à esquerda. Jesus não erra. Ele sabe
discernir bons e maus. Jesus não julga nem condena (cf. Jo 3,17; 12,47). Ele
apenas separa. É a própria pessoa que se julga ou se condena pela maneira como
se comportou com relação aos pequenos e excluídos.
*
Mateus 25,34-36: A sentença para os
que estiverem à direita do Juiz. Os que estão à sua direita são chamados de
“Benditos de meu Pai!”, isto é, recebem a bênção que Deus prometeu à Abraão e à
sua descendência (Gn 12,3). Eles são convidados a tomar posse do Reino,
preparado para eles desde a fundação do mundo. O motivo da sentença é este:
"Tive fome e sede, era estrangeiro, nu, doente e preso, e vocês me
acolheram e ajudaram!” Esta sentença nos faz saber quem são as ovelhas. São as
pessoas que acolheram o próprio Juiz quando este estava faminto, sedento,
estrangeiro, nu, doente e preso. E pelo jeito de falar "meu Pai" e
"Filho do Homem", ficamos sabendo que o Juiz é o próprio Jesus. Ele
se identifica com os pequenos!
*
Mateus 25,37-40: Um pedido de esclarecimento
e a resposta do Juiz: Os que acolheram os excluídos são chamados “justos”. Isto
significa que a justiça do Reino não se alcança observando normas e
prescrições, mas sim acolhendo os necessitados. Mas o curioso é que os próprios
justos não sabem quando foi que acolheram Jesus necessitado. Jesus responde:
"Toda vez que o fizestes a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim o
fizestes!" Quem são estes "meus irmãos mais pequeninos"? Em
outras passagens do Evangelho de Mateus, as expressões "meus irmãos"
e "pequeninos" indicam os discípulos (Mt 10,42; 12,48-50; 18,6.10.14;
28,10). Indicam também os membros mais abandonados da comunidade, os
desprezados que não recebem lugar e não são bem recebidos (Mt 10,40). Jesus se
identifica com eles. Mas não é só isto. No contexto tão amplo desta parábola
final, a expressão "meus irmãos mais pequeninos" se alarga e inclui
todos aqueles que na sociedade não têm lugar. Indica todos os pobres. E os
"justos" e os "benditos de meu Pai" são todas as pessoas de
todas as nações que acolhem o outro na total gratuidade, independente do fato
de ser cristão ou não.
*
Mateus 25,41-43: A sentença para os
que estiverem à sua esquerda. Os que estão do outro lado do Juiz são chamados
de “malditos” e são destinados ao fogo eterno, preparado para o diabo e seus
anjos. Jesus usa a linguagem simbólica comum daquele tempo para dizer que estas
pessoas não vão entrar no Reino. E aqui também o motivo é um só: não acolheram
Jesus faminto, sedento, estrangeiro, nu, doente e preso. Não é Jesus que nos
impede de entrar no Reino, mas sim a nossa prática de não acolher o outro, a
cegueira que nos impede de ver Jesus nos pequeninos.
*
Mateus 25,44-46: Um pedido de
esclarecimento e a resposta do Juiz. O pedido de esclarecimento mostra que se
trata de gente bem comportada, pessoas que têm a consciência em paz. Estão
certas de terem praticado sempre o que Deus pedia delas. Por isso estranham
quando o Juiz diz que não o acolheram. O Juiz responde: “Todas as vezes que
vocês não fizeram isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizeram!” A
omissão! Não fizeram coisas más! Apenas deixaram de praticar o bem aos
pequeninos e de acolher os excluídos. E segue a sentença final: estes vão para
o fogo eterno, e os justos para a vida eterna. Assim termina o quinto livro da
Nova Lei!
Para um confronto
pessoal
1) O que mais chamou a sua atenção
nesta parábola do Juízo Final?
2) Pare e pense: se o Juízo final
fosse hoje, você estaria do lado das ovelhas ou dos cabritos?
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