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segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

CONSTITUIÇÃO PASTORAL “GAUDIUM ET SPES” II



PROÊMIO E INTRODUÇÃO

Pe. Vilmar Adelino Vicente

A Constituição Pastoral sobre a Igreja no mundo de hoje enfoca, como o próprio titulo alude, as relações da Igreja com o mundo de hoje, na perspectiva de alguns parâmetros essenciais: família, trabalho, cultura, economia, política, comunidade internacional, analisados na ótica da dignidade da pessoa humana (GS 200).

A Gaudium et Spes (GS) consta de duas partes essenciais: a Igreja e a vocação do homem, alguns problemas mais urgentes. As duas constituem um todo doutrinário e pastoral, que busca iluminar a trajetória humana no século XX (GS 201/202).

A abertura da Constituição é antológica, dando o tom de toda a teologia subjacente no documento: “as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens de hoje, sobretudo dos pobres e de todos os que sofrem são também as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos discípulos de Cristo”. Assume-se que nada há de verdadeiramente humano que não seja do interesse e da preocupação da Igreja. A comunidade cristã se sente verdadeiramente solidária com a humanidade e a sua historia (GS   203). Essa profunda identidade com a caminhada de toda humanidade, cristãos e não cristãos, perpassa a linha dorsal da Constituição, buscando no mistério de Cristo encarnado, crucificado e ressuscitado, a libertação da servidão do pecado e a transformação da pessoa humana e do mundo. O Concilio Vaticano II deseja dialogar com todas as realidades humanas à luz do Evangelho, guiado pelo Espírito Santo, buscando salvar a pessoa humana e renovar a sociedade moderna. Eis a colaboração sincera da Igreja para edificar a fraternidade universal, no espírito de servir e não ser servido (GS 205).

No exercício de sua missão, a Igreja tem o dever perscrutar os sinais dos tempos e interpretá-los à luz do Evangelho, de modo particular as mudanças profundas e rápidas que atingem a humanidade. Se, de um lado, as sociedades dispõem de tantas riquezas e possibilidades de poder econômico, de outro lado, ainda padecem de fome, miséria e analfabetismo. Nunca se exaltou tanto a liberdade humana, mas, ao mesmo tempo, se constata um processo tão vasto de escravidão social e psicológica. De um lado se verifica um sonho de unidade e comunhão e, de outra parte, observamos profundas divisões políticas, sociais, econômicas e ideológicas.  Enfim, o mundo experimenta tanto progresso material sem o correspondente crescimento espiritual (GS 206/208).

A evolução do pensamento cientifico e tecnológico gerou um sistema cultural com uma matriz de pensamento diverso dos séculos precedentes. A técnica transforma a face da terra e o espaço interplanetário. A inteligência humana tem novas concepções sobre o tempo e a historia, as ciências biológicas, psicológicas e sociais, prevendo e regulando o próprio crescimento demográfico. Supera-se, assim, uma visão mais estática em prol de uma concepção mais dinâmica da historia (GS 210/212).

A consequência de todo esse processo histórico da modernidade foram profundas mudanças sociais, psicológicas, morais e religiosas, que resultaram nos desequilíbrios do mundo moderno. A sociedade industrial gerou a civilização urbana, multiplicando cidades, concentrando populações, com vários fatores consequentes: êxodo rural e migração, comunicação social, autonomia humana e social. Este conjunto de mudanças tem seus reflexos maiores entres os jovens, que desafiam o processo educacional dos pais e da sociedade. O valor das instituições, as leis, os valores éticos e filosóficos é questionado, advindo dai consequências graves no comportamento social. O espírito critico do homem moderno atingiu a religião exigindo uma fé mais pessoal, esclarecida e comprometida. A secularização parece revelar um humanismo sem Deus com consequências profundas na cultura (GS 213/220).

A consciência critica das discrepâncias da realidade produz contradições e desequilíbrios que atingem a essência da pessoa humana. Há uma dicotomia entre a inteligência prática e o pensamento teórico e filosófico; um distanciamento entre eficácia e consciência ética; uma crise entre os imperativos da vida coletiva e o valor da pessoa humana; um fosso entre ação e contemplação; egoísmos coletivos de nações ao lado de programas de solidariedade e desenvolvimento. Enfim, nesse processo histórico, o homem é ao mesmo tempo causa e vitima (GS 221/225).

É neste cenário que o gênero humano explicita suas aspirações mais legitimas e universais na defesa, afirmação e cultivo da própria dignidade. Daí a reivindicação de justiça social e participação nos bens da civilização, levando os povos mais oprimidos pela fome a interpelarem os povos mais ricos.  Nesta mesma perspectiva, as mulheres pleiteiam a paridade dos direitos com os homens; os operários e lavradores desejam melhor qualidade de vida e participação na gestão da sociedade (GS 226/229).

Face às ambiguidades do mundo moderno, surgem as interrogações mais profundas da humanidade, que encontra no coração do próprio ser humano as contradições mais significativas que o induzem a fazer o que não deseja e a não construir o que sonha (RM 7,14). Decorre daí o materialismo prático, fonte de opulência para uns e miséria absoluta para outros; alguns apostando no reino de todos os desejos deste mundo, e outros vivendo o desespero da falta de sentido de vida.

Em suma, questiona-se o homem moderno: qual o sentido da dor, da morte, do mal, de tanto progresso e miséria?  Só Jesus Cristo, morto e ressuscitado, pode responder as angústias do ser humano! Ele é a chave de toda a historia! (GS 230/231).

LEIA, ABAIXO, A LECTIO DIVINA DA TERÇA-FEIRA DA II SEMANA DO TEMPO COMUM

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