ORAÇÃO PARA TODOS OS DIAS:
Deus, nosso Pai, São João da Cruz viveu
os mistérios da vossa morte e ressurreição. Ele fez a experiência do vosso amor
e por vós foi provado na fé e no sofrimento. Mediante o trabalho interior,
conseguiu descobrir os tesouros da vossa graça. A seu exemplo, fazei que cada
um de nós progrida na vida espiritual e caminhe para vós. Encontremos na vossa
Palavra estímulo e consolação e, na comunhão com nossos irmãos, vos encontremos
na partilha de todos os dons recebidos. Senhor,
enviai-nos o vosso Espírito, o Espírito Santo que é "doador da vida",
que é a água viva que jorra da fonte, Espírito de Amor e de liberdade, Espírito
que nos concede a liberdade de filhos de Deus e irmãos em Jesus Cristo.
Espírito que nos convoca e nos reúne numa mesma família, povo de Deus a caminho
do vosso Reino. São João da Cruz nos inspire o gosto pelas coisas do alto, e
nos ensine a vos amar com todas as nossas forças e de todo o nosso coração.
1.º DIA – AS QUATRO NOITES DE SÃO JOÃO
DA CRUZ - Um resumo da doutrina de São João da Cruz:
São João da Cruz fala de quatro
"Noites", duas passivas e duas ativas; duas dos sentidos e duas do
espírito.
São
elas:
- noite ativa dos sentidos;
- noite ativa do espírito;
- noite passiva dos sentidos;
- noite passiva do espírito.
As
duas primeiras são tratadas no livro "Subida do Monte Carmelo", e as
duas últimas no livro "Noite Escura". As "Noites" são o
mesmo que purificações. Noites "ativas" são aquelas purificações que
a alma opera pelo seu próprio esforço e luta; é a parte ascética. Noites
"passivas" são aquelas em que é Deus mesmo quem age e purifica; é a
mística.
A "NOITE ATIVA DOS SENTIDOS",
consiste em toda sorte de penitências e mortificações dos sentidos, procurando
não sentir gosto ou prazer em nada que venha dos sentidos. S. João da Cruz
resume essa etapa de mortificações dizendo que a alma deve em tudo imitar
Cristo, e deve em tudo tentar assemelhar-se a Ele, que não buscou o que lhe
agradava, que não tinha onde reclinar a cabeça, e que não tinha melhor alimento
que não fosse fazer a vontade do Pai.
A "NOITE ATIVA DO ESPÍRITO"
consiste numa purificação das três potências da alma: inteligência, vontade e
memória. Consiste numa espiritualização dessas três faculdades, purificando-as
por meio das três virtudes teologais. Assim, a fé deve purificar e substituir a
inteligência; a caridade deve purificar e santificar a vontade; e a esperança
deve purificar e espiritualizar a memória.
A "NOITE PASSIVA DOS SENTIDOS",
consiste num estado místico, ou numa forma de oração em que a alma nada sente,
nada experimenta, nada prova. É um período de deserto, trevas, aridez,
desolação e noite. A alma sente-se abandonada por Deus. Deus retira aquelas
"doçuras" e "suavidades" que a alma costumava encontrar na
oração. No entanto a alma que está na "noite passiva do sentido",
está muito adiantada, e ela sente, as vezes, que nunca esteve tão próxima de Deus
e da verdade como agora que anda nas trevas, na aridez e na escuridão. A
"noite passiva do sentido" é a preparação para a "vida
mística". A "vida mística" ou "oração mística", se
caracteriza de maneira especial pela passividade. É quando a alma não fala
mais, não discursa mais, não tem mais palavras e permanece em silêncio amoroso
diante de Deus. O início da "oração mística", consiste na
"oração de simples olhar". É quando a alma apenas olha e cala, mas
tem a vontade firmemente fixa e presa no objeto do seu olhar. A "noite
passiva do sentido" é a entrada na "vida mística"; é quando a
alma entra em si mesma e só encontra trevas e vazio. No entanto, estas trevas e
vazio, são cheias de luz. Pois a alma compreende que está bastante adiantada na
vida espiritual, e também porque recebe muitas luzes e compreensões a respeito
de Deus. A noite passiva do sentido é a entrada na via mística, pois prepara a
passagem da meditação discursiva para a oração contemplativa (mística). João da
Cruz costuma de maneira especial usar o termo "Noite Escura", para as
"purificações passivas".
São João da Cruz nos dá três sinais sobre
quando se está pronto para passar da oração discursiva, para a oração
contemplativa:
- O 1º
sinal é não poder meditar nem discorrer com a imaginação, nem gostar disso
como antes; ao contrário só acha secura no que até então o alimentava e lhe
ocupava o sentido.
- O 2º
sinal é não ter vontade alguma de pôr a imaginação nem o sentido em outras
coisas particulares, quer exteriores, quer interiores.
- O 3º
sinal, e o mais certo, é gostar a alma de estar a sós com atenção amorosa
em Deus, sem discorrer com o intelecto, em paz interior, quietação e descanso,
sem atos e exercícios intelectuais; mas apenas com a atenção e advertência
geral e amorosa em Deus.
No princípio, entretanto, quando começa este
estado, quase não se percebe essa notícia amorosa. Primeiro, porque no começo,
costuma ser a contemplação muito sutil e delicada e quase insensível; segundo,
porque tendo a alma se habituado à meditação (discursiva), cujo exercício é
totalmente sensível, com dificuldade percebe esse novo alimento insensível e
puramente espiritual. Em geral, a passagem da oração discursiva (meditação)
para a oração contemplativa ou mística, se dá após um longo período da
"noite passiva dos sentidos".
A "NOITE PASSIVA DO ESPÍRITO"
consiste num tipo de sede ardente, ou de forte saudade de Deus. A alma toma
forte consciência de seus defeitos e imperfeições e sente-se abrasada em uma
imensa sede amorosa por Deus.
Essa é a última das purificações, ou noites;
após vêm um estágio denominado Desposório Espiritual, e por fim o Matrimônio
Espiritual, que é o estado mais elevado que se pode atingir nesta terra, e que
consiste numa plena união com Deus e numa total divinização da alma.
LADAINHA DE SÃO JOÃO DA CRUZ
Senhor
tende piedade de nós!
Jesus
Cristo tende piedade de nós!
Senhor
tende piedade de nós!
Jesus
Cristo ouvi-nos!
Jesus
Cristo atendei-nos!
Deus
Pai do Céu tende piedade de nós!
Deus
Filho, Redentor do mundo, tende piedade de nós!
Deus
Espírito Santo tende piedade de nós!
Santíssima.
Trindade que sois um só Deus tende piedade de nós!
Santa
Maria Mãe e Esperança dos Carmelitas, rogai por nós!
São
José, Patrono do Carmelo,
Santo
Elias, Patriarca do Carmelo
Santa
Teresa de Jesus,
São
João da Cruz,
Doutor
Místico,
Cantor
do Amor de Deus,
Pai
do Carmelo Descalço,
Modelo
de Carmelita,
Sacerdote
de Deus Altíssimo,
Serafim
de piedade,
Mártir
de amor,
Mestre
de espiritualidade,
Imagem
do Cristo sofredor,
Santo
da oração e penitência,
Santo
da desnudez espiritual,
Santo
do despojamento,
Glória
da Santa Igreja,
Tocado
pelo Verbo de Deus,
Inundado
pela sabedoria do Espírito Santo,
Amigo
do Amado,
Retrato
vivo de Cristo,
Enamorado
de Deus,
Conhecedor
dos segredos divinos,
Trovador
de Maria,
Modelo
da Igreja orante,
Alma
de oração,
Contemplativo
ardoroso,
Apóstolo
infatigável,
Intercessor
poderoso,
Mensageiro
do Amor,
Príncipe
dos poetas de Deus,
Águia
das alturas celestes,
Doutor
da Fé,
Profeta
do Tudo e dos nadas,
Mestre
da subida ao Monte Carmelo,
Peregrino
das noites escuras e luminosas,
Guia
na Noite Escura,
Cantor
da formosura de Deus,
Coração
em Chama viva,
Alma
inflamada de amor,
Sedento
da Fonte divina,
Atraído
pelo infinito,
Coração
de missionário,
Caminhante
infatigável,
Amigo
dos pobres,
Saúde
para os doentes,
Consolo
para os que sofrem,
Homem
forte,
Homem
manso e suave,
Homem
celestial e divino,
Glória
da família carmelitana,
São
João da Cruz obedientíssimo,
São
João da Cruz casto e pobre,
São
João da Cruz pacientíssimo,
São
João da Cruz, glória do Carmelo e da Igreja,
Cordeiro
de Deus, que tirais o pecado do mundo.
Perdoai-nos,
Senhor!
Cordeiro
de Deus, que tirais o pecado do mundo.
Ouvi-nos,
Senhor!
Cordeiro
de Deus, que tirais o pecado do mundo.
Tende
piedade de nós!
V.
Rogai por nós, S. João da Cruz.
R.
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oremos:
Ó
Deus, que inspirastes ao presbítero São João da Cruz, extraordinário amor pelo
Cristo e total desapego de si mesmo, fazei que, imitando sempre o seu exemplo,
cheguemos à contemplação da vossa glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso
Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
ORAÇÃO FINAL
Nós vos agradecemos, ó Deus porque
suscitastes na vossa Igreja e no Carmelo São João da Cruz, sacerdote santo que
caminhou durante sua vida ensinando o caminho da oração. Ele, que aqui na terra
experimentou o sofrimento, a pobreza, as incompreensões, e nunca desanimou,
olhe as nossas necessidades e obtenha a graça que Vos pedimos........ confiantes
na intercessão de São João da Cruz e na vossa infinita misericórdia e amor de
Pai, Concedei-nos, percorrer o caminho da santidade. E que sejamos atendidos
nos nossos pedidos. Amém.
Pai
Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.
LEIA, ABAIXO, A LECTIO DIVINA A TERÇA-FEIRA DA SEGUNDA SEMANA DO ADVENTO
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