Evangelho (Mt 1,1-17):
Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão: Abraão gerou
Isaac, Isaac gerou Jacó, Jacó gerou Judá e seus irmãos, Judá gerou Farés e
Zara, de Tamar. Farés gerou Esrom; Esrom gerou Aram; Aram gerou Aminadab;
Aminadab gerou Naasson; Naasson gerou Salmon; Salmon gerou Booz, de Raab. Booz
gerou Obed, de Rute. Obed gerou Jessé. Jessé gerou o rei Davi. Davi gerou Salomão, da mulher de Urias.
Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; Asa gerou Josafá;
Josafá gerou Jorão; Jorão gerou Ozias; Ozias gerou Jotão; Jotão gerou Acaz;
Acaz gerou Ezequias; Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou
Josias. Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia. Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou
Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou
Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou
Eliud; Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó. Jacó gerou
José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. No
total, pois, as gerações desde Abraão até Davi são quatorze; de Davi até o exílio
na Babilônia, quatorze; e do exílio na Babilônia até o Cristo, quatorze.
Comentário: Rev. D.
Vicenç GUINOT i Gómez (Sitges, Barcelona, Espanha)
Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de
Abraão
Hoje, na liturgia da missa lemos a
genealogia de Jesus, e vem ao pensamento uma frase que se repete nos ambientes
rurais catalães: «Josés, burros e Joões, há-os em todos os lugares». Por isso
para distingui-los, se usa como motivo o nome das casas. Assim, fala-se, por
exemplo: José, o da casa de Filomena; José, o da casa de Soledade… dessa
maneira, uma pessoa fica facilmente identificada. O problema é que se fica
marcado pela boa ou má fama dos seus antepassados. É o que sucede com o «Livro
da geração de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão» (Mt 1,1).
São Mateus nos disse que Jesus é
verdadeiro Homem. Dito de outro modo, que Jesus —como todo o homem e como toda
a mulher que chega a este mundo — não parte do zero, mas trás já atrás de si
toda uma história. Isto quer dizer que a Encarnação é a sério, que quando Deus
se faz homem, o faz com todas as consequências. O Filho de Deus, ao vir a este
mundo, assume também um passado familiar.
Rasteando os personagens da lista,
podemos ver que Jesus —pelo que refere a sua genealogia familiar—não apresenta
um “processo imaculado”. Como escreveu o Cardeal Nguyen van Thuan, «neste
mundo, se um povo escrever a sua história oficial, falará da sua grandeza… É um
caso único, admirável e esplêndido encontrar um povo cuja história oficial não
esconde os pecados dos seus antepassados». Aparecem pecados como o homicídio
(Davi), a idolatria (Salomão), ou a prostituição (Rahab). E junto com isso há
também momentos de graça e de fidelidade a Deus, e sobretudo as figuras de José
e Maria, «da qual nasceu Jesus, chamado Cristo» (Mt 1,16).
Definitivamente, a genealogia de
Jesus nos ajuda a contemplar o mistério que estamos quase a celebrar: que Deus
se fez Homem, verdadeiro Homem, que «habitou entre nós» (Jo 1,14).
Reflexões
de Frei Carlos Mesters, O.Carm
Reflexão
*
A genealogia define a identidade de Jesus. Ele é o "filho de Davi e filho
de Abraão" (Mt 1,1; cf 1,17). Como filho de Davi, ele é a resposta de Deus
às expectativas do povo judeu (2Sam 7,12-16). Como filho de Abraão, é uma fonte
de bênção para todas as nações (Gn 12,13). Judeus e pagãos vêem suas esperanças
realizadas em Jesus.
*
Na sociedade patriarcal dos judeus, as genealogias traziam nomes somente de
homens. Surpreende o fato de Mateus colocar cinco mulheres entre os
antepassados de Jesus: Tamar, Raab, Rute, a mulher de Urias e Maria. Por que
Mateus escolhe precisamente estas quatro mulheres como companheiras de Maria?
Nenhuma rainha, nenhuma matriarca, nenhuma juíza, nenhuma das mulheres
lutadoras do êxodo: por quê? Esta é a pergunta que o evangelho de Mateus deixa
na nossa cabeça.
*
Na vida das quatro mulheres companheiras de Maria existe algo anormal. As
quatro são estrangeiras, conceberam seus filhos fora dos padrões normais e não
satisfaziam às exigências das leis da pureza do tempo de Jesus. Tamar, uma
Cananéia, viúva, se vestiu de prostituta para obrigar o patriarca Judá a ser
fiel à lei e dar-lhe um filho (Gn 38,1-30). Raab, uma Cananéia de Jericó, era a
prostituta que ajudou os israelitas a entrar na Terra Prometida (Js 2,1-21).
Rute, uma Moabita, viúva pobre, optou para ficar do lado de Noemi e aderiu ao
Povo de Deus (Rt 1,16-18). Tomou a iniciativa de imitar Tamar e de ir passar a
noite na eira, junto com Booz, forçando-o a observar a lei e dar-lhe um filho.
Da relação entre os dois nasceu Obed, o avô do rei Davi (Rt 3,1-15; 4,13-17).
Betsabea, uma Hitita, mulher de Urias, foi seduzida, violentada e engravidada
pelo rei Davi, que, além disso, mandou matar o marido dela (2Sm 11,1-27). O
modo de agir destas quatro mulheres estava em desacordo com as normas
tradicionais. No entanto, foram estas iniciativas pouco convencionais que deram
continuidade à linhagem de Jesus e trouxeram a salvação de Deus para todo o
povo. Tudo isto nos faz pensar e nos questiona quando damos demasiado valor à
rigidez das normas.
*
O cálculo de 3 x 14 gerações (Mt 1,17) tem um significado simbólico. Três é o
número da divindade. Quatorze é o dobro de sete. Sete é o número da perfeição.
Por meio deste simbolismo Mateus exprime a convicção dos primeiros cristãos de
que Jesus apareceu no tempo estabelecido por Deus. Com a sua chegada a história
alcançou o seu pleno cumprimento.
Para um confronto pessoal
1.
Qual a mensagem que você descobre na genealogia de Jesus? Você encontrou uma
resposta para a pergunta que Mateus deixou na nossa cabeça?
2. As
companheiras de Maria, a mãe de Jesus, são bem diferentes do que imaginávamos.
Qual a conclusão que você tira disso para a sua devoção a Nossa Senhora?
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