1. INTRODUÇÃO
A oração ou meditação é um
aspecto fundamental de todas as religiões, incluindo a «new age» ou religião
sem Deus. A Comissão Teológica Internacional da Santa Sé, põe em relevo as
características essenciais da oração cristã, muitas vezes alteradas ou
ignoradas e até postas em perigo por certas técnicas de meditação centradas no
«eu», ou num deus impessoal, típicas das religiões orientais.
Contudo, é reconhecido o
valor relativo de técnicas e métodos de outras religiões para facilitar a
oração cristã, sempre que não se perca de vista a sua natureza e finalidade.
A oração cristã tem uma
identidade muito própria, bem definida nos pontos seguintes:
2. ENCONTRO PESSOAL
A oração cristã é um
encontro pessoal com um Deus pessoal, vivo e próximo: Lc 11,1 ss.
O encontro com Deus
ajuda-nos no encontro conosco mesmos, na aceitação própria e dos outros.
Para muitas religiões
orientais, a oração é uma técnica de imersão na intimidade de cada um, ou
imersão no abismo de uma divindade sem rosto que nos distancia da realidade.
A «new age» procura um
encontro pessoal a novos níveis da consciência para ativar novos poderes; sonha
com um auto-realização sem Deus. As técnicas não cristãs, pretendem a
auto-purificação, auto iluminação e auto-salvação do homem.
3. FÉ EM AÇÃO
A oração cristã é fé em
ação. Supõe a aproximação de Deus ao homem e o seu acolhimento na fé e na
conversão.
As religiões pagãs e as
técnicas orientais procuram a ascensão do homem para Deus. (Cf. Jo 3,16 ss; Rom
3,23).
4. CENTRADA EM JESUS CRISTO
Na oração cristã, Jesus é o
centro: Col 1,15 ss; Jo 15,5. Não é uma atitude de quem se centra em si
próprio, ou no vazio, como se verifica nas técnicas orientais.
5. VINCULADA À HISTÓRIA DA
SALVAÇÃO
A oração cristã está
intimamente ligada à História da Salvação: Tit 3, 4ss. Procura a experiência de
Deus nosso Salvador. O orante colabora com a realização do plano de salvação,
juntamente com uma multidão de irmãos: 1 Tim 2,1 ss. Maria é para os cristãos
um modelo de inserção na História da Salvação, obediente à vontade de Deus,
disposta a que Ele faça nela o que quiser.
6. PELO CAMINHO DA CRUZ
Pelo caminho da renúncia,
pela cruz, pela morte do efêmero, a oração cristã conduz à transformação em
Cristo e à união transformante com Deus (Mt 16,24 ss; Ef 4, 17-24), como bem
apresentam os místicos cristãos.
Algumas técnicas e formas de
meditação não cristãs tendem a converter-se numa fuga para sensações
agradáveis, experiências pseudo-místicas, ou curas milagrosas, mediante a
experiência do «nirvana», no encontro com o nada, com o vazio. Na experiência
cristã, o encontro é com Deus por Cristo.
7. INSERIDA NA VIDA DA IGREJA
A oração cristã insere o
cristãos na vida da Igreja, corpo de Cristo: 1 Cor 12,12 ss; 1 P 2,4; e na vida
trinitária: a «inabitação» divina: Jo 14,15-23.
A oração autêntica nasce do
Espírito, conduz ao seio da Trindade, donde emerge, com o amor do Pai, a graça
de Jesus Cristo e a comunhão do Espírito Santo (2 Cor 13,13) para todos os
homens.
A oração cristã não é uma
técnica, é dom do Espírito: Rom 8,14-17. É dom da amizade divina.
8. TEXTOS PARA A ORAÇÃO PESSOAL
Santa Teresinha: «Que grande
é o poder da oração! Dir-se-ia que é uma
rainha que a todo o momento tem entrada livre para o rei, podendo alcançar tudo
o que pede ... Faço como as crianças que não sabem ler: digo a Deus, com toda a
simplicidade, o que lhe quero dizer, sem construir belas frases e, sempre me
entende ... Para mim, a oração é um impulso do coração, um simples olhar
dirigido ao Céu, um grito de agradecimento e amor, tanto no meio da tribulação
como no meio da alegria. Enfim, é algo grande, algo sobrenatural que me dilata
a alma e me une a Jesus».
Santo Agostinho: «Deus não
manda coisas impossíveis; mas, quando manda, convida-te a fazer o que possas e
a pedir o que não consegues, e então, ajuda-te para que consigas».
Oração: Dai-nos,Senhor, a graça
de acolhermos a morte como um gesto de entrega total nas vossas mãos
misericordiosas afim de que saibamos desejar, como Santa Teresa, o encontro
definitivo do nosso ser com a vossa Majestade. Vos suplicamos por Nosso Senhor
Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
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