Páginas

sábado, 19 de maio de 2012


MÊS DE MARIA

MEDITAÇÃO – 20º dia
Novena de Pentecostes 3º dia

Dando-me ao serviço de Deus, eu quisera sentir somente doçura e consolações. Que cegueira! Ignoro eu que esta vida não é para gozar-se. Agora é o tempo do combate e da prova.
Pois bem: consola-te, minha alma; podes, sim, procurar consolações. Mas não as peças ao mundo. Suas promessas são falazes e suas consolações torpes e passageiras. O demônio e o pecado também nos apresentam sua taça de prazeres, mas um veneno sutil está escondido no fundo do cálice, exteriormente tão delicioso. Quantas lágrimas eternas a ilusão de um instante nos fará derramar! Só o Espírito Santo pode dar-nos verdadeiras consolações, e as dá àqueles que renunciam com generosidade aos prazeres e aos gozos que lhe oferecem o mundo e o pecado. Não aspiremos mais tão falsas consolações; não nos deixemos seduzir por enganadoras promessas!
Muitos são os que querem entrar em meu coração para nele estabelecer morada: o demônio, o vício, o mundo e o Espírito Santo.
Todos dizem: "Filho, dá-me teu coração!" Quem terá minha preferência? Não há que hesitar. Ó divino Espírito Santo, vós sereis o hóspede amável, o hóspede caro ao meu coração. Os outros, para serem recebidos, fazem mil promessas lisonjeiras; mas apenas entram num coração, se transformam em cruéis tiranos para torturá-lo com angústias, remorsos e temores. Já não temos feito a triste experiência?
Longe tudo quanto não é de Deus; ao Espírito Santo ofereçamos nossos pobres corações para que neles estabeleça sua morada. Ó Deus de minha alma, vós sois a minha herança para sempre!
Quanto é doce e suave nos calores do verão, o sopro ligeiro da brisa! Eis a fraca imagem do que experimenta a alma quando o Espírito Santo se digna visitá-la com esse sopro divino que a Sagrada Escritura chama de murmúrio dum brando zéfiro. Mas talvez nada compreendamos dessas delícias espirituais. Talvez mesmo pareçam quimeras!
Pois bem! Façamos hoje o que fazem as almas santas que as têm experimentado. Pensemos seriamente na recepção que desejamos fazer ao Espírito Santo. Talvez chegue hoje o momento em que compreendamos e sintamos quanto o Senhor é amável!

Terceiro Exame:  Obstáculo aos Dons do Espírito Santo - A preguiça
1- Ao acordar-me pela manhã ou durante a noite, sou pontual em elevar meu coração a Deus por meio de alguma oração?
2- Sou exato no fazer minhas coisas espirituais?
3- Quando sou mais fortemente tentado, ou quando tenho a desgraça de cair no pecado, não desanimo e não deixo meus deveres de piedade, aos quais deveria recorrer com mais rigor?

LEIA, ABAIXO, A LECTIO DIVINA DA VII SEMANA DA PÁSCOA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO