Páginas

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

A NOVENA DO NATAL.
REZANDO COM O PAPABENTO XVI
DIANTE DO PRESÉPIO.

     Seleção de fragmentos das homilias natalinas do Papa Bento XVI desde que ocupou a cátedra de São Pedro em 2005 até hoje.
   O teólogo medieval Guilherme de São Thierry disse uma vez: “Deus viu, a partir de Adão, que a sua grandeza suscitava no homem resistência; que o homem se sente limitado no ser ele próprio e ameaçado na sua liberdade. Portanto Deus escolheu um caminho novo. Tornou-Se um Menino. Tornou-Se dependente e frágil, necessitado do nosso amor. Agora - diz-nos aquele Deus que Se fez Menino - já não podeis ter medo de Mim, agora podeis apenas amar-Me.”

PREPARAÇÃO
15 de dezembro
ORAÇÃO (PARA TODOS OS DIAS):
Ó Jesus vivendo em Maria
vinde viver em vosso servo
com o espírito de vossa santidade
com a plenitude de vossas forças
na retidão de vossos caminhos
na verdade de vossas virtudes
na comunhão de vossos mistérios
para dominar as forças adversas
com o vosso Espírito, para a glória do Pai. Amém.

MEDITANDO COM BENTO XVI – «O Menino, que os pastores adoraram numa gruta na noite de Belém há cerca de dois mil anos, não se cansa de visitar-nos na vida quotidiana, enquanto caminhamos como peregrinos para o Reino. Invocar o dom do nascimento do Salvador prometido significa, contudo, comprometer-se com aplanar-lhe o caminho, com preparar-lhe uma habitação digna não só no ambiente à nossa volta, mas sobretudo no nosso coração» (19.12.2007).
     – «Chegou o momento que o Anjo tinha anunciado em Nazaré: «Darás à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo» (cf. Lc 1, 31-32). Chegou o momento que Israel aguardava há muitos séculos, durante tantas horas sombrias – o momento de algum modo esperado por toda a humanidade, ainda que sob figuras confusas: que Deus viesse cuidar de nós, que saísse do seu esconderijo, que o mundo fosse salvo e tudo se renovasse. Podemos imaginar com quanto cuidado interior, com quanto amor se preparou Maria para aquela hora. A breve anotação «envolveu-O em panos» deixa-nos intuir algo da santa alegria e do zelo silencioso de tal preparação. Estavam prontos os panos, para que o Menino pudesse ser bem acolhido. Na hospedaria, porém, não havia lugar. De algum modo a humanidade espera Deus, a sua proximidade. Mas quando chega o momento, não tem lugar para Ele”.
     - “Temos nós tempo para o próximo que necessita da nossa, da minha palavra, do meu afeto? Para o doente que precisa de ajuda? Para o prófugo ou o refugiado que procura asilo? Temos nós tempo e espaço para Deus? Pode Ele entrar na nossa vida? Encontra um espaço em nós, ou temos todos os espaços do nosso pensamento, da nossa ação, da nossa vida ocupados para nós mesmos?” (missa da meia noite, 24.12.2007).

ANTÍFONA - Eis que vem o Senhor,
Príncipe dos reis da terra.
Felizes os que estão preparados
para ir ao seu encontro.

ORAÇÃO - Acolhei benignamente, Senhor, a nossa oração e suscitai nos vossos servos o desejo sincero de chegar, de coração purificado, ao grande mistério da Encarnação de vosso Filho Unigênito. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO